dodecafonismo....

Autor Mensagem
Ricnach
Veterano
# mar/08
· votar


_music_4_ever_

Não vem muito ao caso em qual parâmetro você vai aplicar a serialização, mas o serialismo integral colocou a ideia de se criar séries para outros paramentro que não somente a frequencia. A importância deste fato reside na mudança do foco musical na nota.. colocando outros parametros com igual peso. Ou seja, do mesmo modo que o Dodecafonismo tirou a prioridade das relações tonais e criou um sistema que utiliza as relações intervalares de uma maneira "mais absoluta" porque não mais restringida à gravitação tonal, o serialismo integral tirou a prioridade das relações entre as notas e colocou a percepção de outros parametros como componentes essenciais da pecepção musical.

Os conceitos são ótimas ferramentas para a introdução de novas experiências, como também, e eu acredito, são mais proficuos no estabelecimento de uma analise da percepção e criação de algo que já está sendo feito.... ou seja, se não escutarmos a musica dodecafonica este Topico vai começar a perder sua importância... escutem e reportem sua percepção do que escutaram e tentem relacionar a importancia do sistema dodecafonico para as musica que foram feitas a partir dele. No caso de musicas do passado, eu pessoalmente gosto de escutar e depois perceber o que elas geraram ... seguir historicamente as descobertas e as obras que caminharam até hoje. As comparações são sempre inevitáveis, porém é importante viver cada período histórico com a força própria que eles contém, só temos a ganhar, cada vez mais musica para se escutar.

Jabijirous
Veterano
# mar/08
· votar


eu particularmente nao sou fan do dodecafonismo, até tenho 3 peças dodecafonicas mas fico com o atonalismo livre

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08
· votar


Ricnach
Não vem muito ao caso em qual parâmetro você vai aplicar a serialização


então quer dizer que não precisa aplicar a serialização a todos os parâmetros musicais de uma peça, para a peça ser chamada de serialista, certo?

Ricnach
Veterano
# mar/08
· votar


_music_4_ever_

Exatamente!

O serialismo é apenas o emprego da tecnica de se criar uma serie fixa, onde se muda apenas sua forma... pode ser aplicada a qualquer parametro. Num exemplo do que seria um serialismo na pintura, o cubismo consistia em pegar uma imagem e em quebrar ela em partes de modo que a figura original se descaracterize, ao mesmo tempo em que podemos reconhecer ela. É possivel montar qualquer especie de serie, para musica tonal, para musica pop e etc...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dodecafonismo....