Franz Liszt!!! tudo

    Autor Mensagem
    Carlos Sesti
    Veterano
    # abr/04


    queria saber mais sobre esse compositor...
    primeiro, como se pronuncia o nome?
    historia...
    opiniões sobre ele...
    obras

    eu sou total ignorante no assunto...
    total msm...

    eu só conheço a Hungarian Rhapsody No. 2 (Rapsódia Húngara)


    diz mais ai "O Pianista"!!!
    valeu

    O pianista
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Carlos Sesti
    Vamos lá.
    A ponúncia mais comum é "List", com o "i" meio puxado para o "e" e o "t" meio mudo. Não muito diferente do que se lê. Creio que a pronúncia Húngara seja um tanto diferente mas não nos importa, pois somos brasileiros, hehe.

    Bem resumido, a história dele é que nasceu na Húngria, logo cedo se mostrou garoto-prodígio ao piano. Cresceu nas salas de concerto. Virou o maior virtuose do piano de toda a história. Por ser um mestre insuperável no piano, chamava a atenção de todas as mulheres da épocas. Em resumo, catava todas.
    Escreveu peças para piano, bem como para orquestra, sendo um dos grande compositores de poemas sinfônicos. Ao final da vida, se tornou ábade e paçou a escrever peças de enorme valor religioso.

    Quanto as obras, temos vários destaques: as rapsódias húngaras em geral, os 12 Estudos de Execução Transcedental (na qual simula 3 mãos, tocas por um único pianista), Dança da Morte, trasncrições de todas as sinfonias do Beethoven e de várias outras obras sinfônicas para o piano, os Poemas Sinfônicos, 2 Concertos para Piano, Estudos do Paganini (seu grande amigo e rival ao mesmo tempo) para o piano, Estudos de Concerto, a grandiosa Sonata em Bm, Oratórios e etc. Isso é + ou - o que lembro de cabeça. Tem muito mais...

    Se quiser alguma obra em detalhe, só fala aí.

    E pra terminar, acho que Liszt deve ser um desafio para qualquer pianista. Existem obras mais fáceis, até as mais difíceis. Se arriscar em tocar algo dele, é ao mesmo tempo delicioso e trabalhoso.

    Abraço,

    Carlos Sesti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    O pianista
    hahah....
    demais...
    valeu...
    vo pega essas obras q vc citou
    ...qualque duvida eu pergunto..

    Freiheit
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Ouvi a versão dele da 9a sinfonia do beethoven, toda arranjada pra Piano e não gostei.
    Mas a 5a sinfonia ficou legal.

    O pianista
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    A 9ª pode parecer meio áspera, por não reproduzir perfeitamente os efeitos de orquestração de Beethoven. A 5ª soua melhor, por ser uma peça muito ritmada (lógico que tem um altíssimo valor orquestral) e não possuir tantos trechos isolados com efeitos variados, como na 9ª.
    Da mesma forma, a transcrição da 6ª pode parecer muito estranha.
    Abraço

    Carlos Sesti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    ahhh

    LeandroDoria
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Do pouco q eu conheço de erudito até hoje, Liszt já se tornou meu ídolo e meu compositor preferido. E estão entre meus preferidos, claro, Mozart e Beethoven. Só não digo q adoro Bach, Händel, Wagner, Rachmaninov, Vivaldi e etc... pq ñ conheço nada deles (exceto Bach, q só conheço uma música não tão difícil q quase todo mundo conhece; e Vivaldi só CONHEÇO mesmo Primavera.)
    Preciso estudar mais erudito! Curto muito, mas conheço pouco ainda.

    Carlos Sesti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    LeandroDoria
    eu tb cara..
    num conheço nada...
    eu tb curto liszt, pq conheco mais ele...

    LeandroDoria
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Liszt é foda!

    ass_killer
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Desculpem desenterrar este tópico mais eu sou um fã de Franz Liszt e adoro tocar musica classica no violão (tento brincar no piano tbm) e gostaria de saber se alguem sabe aonde posso encontrar partituras dele na net...

    muito grato..

    karininhasan
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ass_killer
    hAUhUAhA eu q desenterrei o tópico pra valer neh?
    HAUhUA eu olhei no seu perfil mas não tinha email... eu tenho uma lista de sites aki...se vc kiser me adiciona no msn karininhasan@hotmail.com
    HAUhAU vários séculos depois...vc ja deve ter achado todo o repertório do Liszt neh hhahahah...

    Beijos!!

    Ata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eu li em algum lugar que as mulheres tinham faniquites ao ver ele tocando.

    Liszt era quase um pop star.

    Matheus_Strad
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    FRANZ LISZT
    (1811-1886)


    Franz Liszt nasceu em Raiding (Hungria) a 22 de outubro de 1811. Menino prodígio como pianista, iniciou os estudos de piano com seu pai. Apresentou-se ao público pela primeira vez, aos nove anos de idade, em Sopron, impressionando de tal forma os presentes, que vários nobres húngaros concordaram em contribuir com fundos para a continuação de seus estudos.

    Foi então para Viena (1822), a fim de tomar lições, dando vários concertos públicos, tendo os primeiros sucessos. Recebeu os aplausos de Beethoven, que ficou impressionado com a técnica do jovem pianista em abril de 1823. Aluno de Salieri (composição), e Czerny (piano), radicou-se na França, onde foi impedido de ingressar no conservatório de Paris, por ser estrangeiro. Liszt completou seus estudos em caráter particular, com Reicha e Paer. Em Paris ouviu Paganini, resolvendo tornar-se o ‘Paganini do piano’. Compôs aos quatorze anos de idade, sua primeira ópera, em um ato, Don Sancho.

    Amigo de Chopin, Berlioz, Lamartine, Victor Hugo, Georges Sand e Heine, familiarizou-se com o Romantismo. As influências recebidas, iriam traduzir-se na escolha de seus temas literários para grande número de composições (poemas sinfônicos). Adepto do catolicismo democrático de Lamennais, pertencia depois à seita dos saint-simonistas, professando um socialismo religioso.

    Tendo deixado de se apresentar em público, para praticar, quando reapareceu em 1832, seu domínio no teclado transformou-o no mais famoso pianista da época. Foi para Suíça, em 1835, com a condessa Marie d’Agoult, com quem vivia em união livre. Ela lhe deu três filhos, entre eles Cosima.

    Quando Cosima abandonou o marido, Hans von Bülow, para casar-se com Wagner, desaprovou Liszt este passo. Mais tarde, porém, reconciliou-se com a filha e o novo genro e passou a viver em Bayreuth, onde recebeu admiradores, visitantes e alunos do mundo inteiro, consagrando pianistas novos. Em 1844 separou-se da condessa.

    Depois de triunfal carreira de virtuose em todos os grandes centros europeus, renunciou ao piano, tocando daí em diante só para amigos. Foi nomeado diretor de ópera do teatro em Weimar (1848), que por sua atividade se tornou um centro musical. Fez executar obras como Tannhäuser e Lohegrin, de Wagner, Benvenuto Cellini de Berlioz, além de Schubert, Schumann e Weber.

    Liszt ligou-se em nova união livre, à princesa Caroline Sayn-Wittgenstein. Entre outras mulheres na vida do pianista, encontram-se a escritora George Sand, Lola Montez e Maria Duplessis. Foi proclamado chefe do movimento musical neo-alemão, fazendo a propaganda da música de Wagner. Abandonou suas funções em Weimar, aborrecido com intrigas contra sua direção.

    Separado da princesa por motivos religiosos, Liszt foi para Itália (1858), onde se tornou membro da terceira ordem dos Franciscanos em 1865, sendo chamado, a partir dessa época, Abade Liszt. Em Roma, gozava da proteção do papa Pio IX. Recebeu ordens religiosas, e dedicou-se a obras sacras, como a Missa solene de Gran, para a inauguração da basílica de Gran. Dividindo o seu tempo entre Roma e Budapeste, dedicou-se ao ensino da música; entre seus alunos destacam-se alguns que, mais tarde, tornaram-se músicos famosos como Bizet, Saint-Saëns, Albénis, Rosenthal e outros.

    Fez uma visita à Inglaterra, em 1886, mas a viagem esgotou-o. Foi triunfalmente recebido em Budapeste e festejado como compositor nacional da Hungria. Liszt morreu na casa de Wagner, em Bayreuth a 31 de julho de 1886, conseguindo ser o maior pianista do século XIX e talvez de todos os tempos.

    Chopin revelou-lhe um novo estilo pianístico, o cromatismo e a flutuação da harmonia. Berlioz, a música programática. E Paganini, o virtuosismo exagerado. É lhe atribuída a criação do gênero denominado poema sinfônico, bem como a inovação consistente em realizar concertos, tendo o piano como único instrumento e, ainda, a fixar o piano, lateralmente, em relação ao público.

    Nacionalidade - Liszt era húngaro pelo lugar de nascimento e pela fama das Rapsódias húngaras (19) (1846-1885). Escritas para piano, são obras brilhantes, de alto virtuosismo pianístico. Devem sua imensa popularidade à versão orquestrada: sobretudo a Rapsódia húngara n.º 2 em dó sustenido menor, a Rapsódia húngara n.º 15 em lá menor - Marcha de Rakóczy e a Rapsódia húngara n.º 19 em mi bemol maior - Carnaval em Pest. Com essas obras criou Liszt o nacionalismo musical de sua nação e tornou a música húngara querida no mundo inteiro.

    Só no século XX, descobriram Bartók e Kodály que a autêntica música húngara é inteiramente diferente e que Liszt tinha popularizado, por equívoco, a música dos ciganos húngaros. Com esse equívoco combina o fato de que Liszt não sabia a língua húngara: era de ascendência alemã e foi em língua alemã criado. Mas enraizou-se tão totalmente na França que pode ser considerado como francês. Era filho de uma época cosmopolita.

    O homem - Liszt era homem de grande generosidade, amigo fiel e apoio eficiente de todos os talentos novos. Tinha ampla cultura literária e filosófica e um desejo nunca plenamente realizado da satisfação religiosa. Sua musicalidade era fenômeno espantoso: sabia de cor O cravo bem temperado. Sobre sua artes de pianista, a posteridade não pode afirmar opinião crítica. Contudo, bastam os elogios entusiasmados de todos os músicos e críticos que o ouviram. Mas Liszt também tinha a ambição de ser um grande compositor. E a esse respeito as opiniões continuam até hoje divididas.

    Obras pianísticas - Todos os pianistas gostam dos dois concertos para piano de Liszt: Concerto para piano em mi bemol maior (1849) e Concerto para piano em lá maior (1839): música brilhante e nada superficial. Também são excelentes as peças para piano solo: Anos de viagem (1839), inspiradas por recordações da Itália e Suíça, Harmonias poéticas e religiosas (1848), inspiradas pela poesia de Lamartine, e as Lendas (1863). A grande Sonata para piano em si menor (1853) não é uma sonata em sentido beethoveniano e desagradou a Brahms. Mas tem alto valor musical como rapsódia apaixonada.

    Música vocal - Os lieder de Liszt são muito românticos, de um romantismo de salão, já fora de moda. A Missa solene de Gran (1855) e a Missa de coração húngara (1867) são obras pomposas, nada litúrgicas. O oratório A Santa Elisabeth (1862) é prejudicado pelo uso arbitrário de motivos de música húngara, por tratar-se da padroeira da Hungria. O último oratório, Cristo (1866), com texto em latim, é artificialmente arcaizante.

    Música de programa - A suprema ambição de Liszt como compositor foi a criação de obras orquestrais com programas literários, superando Berlioz. Só se ouvem hoje nos concertos os poemas sinfônicos O que se ouve na montanha (1848), inspirado por um poema de Hugo, e Os prelúdios (1854), inspirado pela poesia de Lamartine. Mas Mazeppa (1854) e muitos outros poemas sinfônicos são considerados música de mau gosto por alguns críticos. A maior sinfonia de programa do mestre é Fausto (1855), realmente uma obra notável, ao passo que Dante (1856) é menos convincente.

    Influência - Nenhuma obra e nenhum estilo de Liszt chegaram a influenciar outros compositores. Mas seu nacionalismo musical desencadeou uma onda de parecidos nacionalismos musicais na Europa inteira: é preciso lembrar o tcheco Smetana e o norueguês Grieg, também os nacionalistas russos Balakirev e Borodin. E essa influência animadora ainda se sente na música programática do finlandês Sibelius.

    FONTE: www.classicos.hpg.ig.com.br/liszt.htm




    CONHECENDO SEU PENSAMENTO



    Franz Liszt foi, sem dúvida, um superstar da música. Menino prodígio desde os seis, eletrizou olhos e ouvidos das platéias européias com recitais que inventaram o "concerto de piano" como hoje conhecemos.

    Sua técnica espantosa e seu visual de galã romântico, com os longos cabelos escorrendo pela face e interpretações carregadas de "sturm und drang" faziam do até então limitado pianoforte uma orquestra cheia de cores. Suas performances eram de tal forma sedutoras que logo despertaram a ira pública de músicos afetiva e musicalmente mais sóbrios como Joachim e Brahms, que identificaram por trás do espetáculo pirotécnico uma substância composicional arrojadíssima, que lhes fazia sentir que o terreno estável que haviam herdado de Beethoven começava a rachar sob seus pés.

    Na verdade, o teor altamente emocional dessas críticas revela o quanto esses músicos não tinham sido capazes de ouvir e perceber o arrojo estrutural e tonal do último Beethoven, das sonatas e quartetos do Op.101 em diante. Liszt percebeu e fez desse arrojo farol para a sua longa viagem ao curso de grande parte do século XIX.

    A história subseqüente da música européia provou que a expansão harmônica e estrutural que Liszt propôs, com o desenvolvimento de grandes arcos mono-estruturais, proto-leitmotívicos e descritivos, como a Sonata em si menor e os poemas sinfônicos, além da convicção que “qualquer acorde pode seguir qualquer outro”, passou também seus genes adiante, servindo como antecedente fundamental para Wagner, Strauss, Debussy, Berg e Schoenberg.

    Apesar dessa aura glamurosa e mítica do "deus do piano" e incorrigível sedutor que sempre acompanhou Liszt, sua trajetória pessoal e profissional tomou a direção contrária da superficialidade do arquétipo mundano, lembrando a de alguns místicos, como Santo Agostinho e Milarepa, que, após uma vida repleta de prazeres materiais, encontram a paz e o sentido da existência em uma vida de devoção espiritual.

    Em 1845, para o desespero de seus devotos admiradores, Liszt abandona os palcos e aceita o posto de mestre-capela da corte de Weimar, trocando uma carreira milionária por posto mais estável e bem menos glamuroso e rentável. Ali dedica-se ao cultivo da porção mais significativa de sua produção, à regência do repertório mais importante de seus antecessores e contemporâneos, como Berlioz e Wagner, de quem se torna sogro, e a um número impressionante de alunos, aos quais atende com a generosidade de quem quer distribuir os frutos de uma vida venturosa e intensa.

    Matheus_Strad
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    A partir de 1862, Liszt instala-se em Roma, em um quase retiro espiritual, que conclui quando recebe do Papa Pio IX sua ordenação "menor", habilitando-o ao título de abade. Seu Requiem é uma obra da maturidade e testemunho de sua religiosidade crescente.

    Baseado na Missa de Profundis, foi composto em homenagem ao 20º aniversário da morte de Chopin. Iniciado em 1868 durante uma peregrinação a Assis e Loreto, foi concluído em 1871 e estreado em Weimar, em 1875, sob a direção do autor. Em uma inscrição no manuscrito original, Liszt manifesta os efeitos que tantos anos de busca de seu caminho espiritual operaram sobre a leveza de seu espírito: “À coloração implacávelmente negra de um Réquiem, gostaria de propor um caráter mais esperançoso e cristão sobre o sentido da morte”. Quinze anos antes de sua morte, Liszt já estava em paz.

    (Texto de Tato Taborda: compositor, curador de eventos musicais, coordenador do Laboratório de Audio-Nutrição na Escola de Música Villa-Lobos, atualmente concluindo o doutourado na Uni-Rio sobre bio-contraponto, onde investiga as origens bio-acústicas das diferentes técnicas polifônicas).



    CURIOSIDADE

    Contam que certa vez, durante uma recepção em um palácio, o chapéu de Liszt caiu, rolando escada abaixo. Uma princesa russa, aproximando-se de Lizst, exclamou: "Oh, seu chapeu caiu, senhor!". Ele respondeu: "Deixe! Por causa de seu encanto já perdi a cabeça, de modo que o chapéu não me serve mais".


    OBRAS DESTACADAS

    * Concerto para Piano em mi Bemol
    * Poemas sinfônicos: Os Prelúdios, Orfeu, Mazzepa
    * Rapsódias Húngaras números 2 e 5
    * Dança Macabra
    * Fantasia Húngara

    Ata
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Contam que certa vez, durante uma recepção em um palácio, o chapéu de Liszt caiu, rolando escada abaixo. Uma princesa russa, aproximando-se de Lizst, exclamou: "Oh, seu chapeu caiu, senhor!". Ele respondeu: "Deixe! Por causa de seu encanto já perdi a cabeça, de modo que o chapéu não me serve mais".


    que Don Juan =/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Franz Liszt!!! tudo