O Ano Liszt - 2011 - 200 Anos do nascimento do compositor.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11


    A Hungria irá celebrar ao longo deste ano o 200º aniversário de Franz Liszt ( "Liszt Ferenc", em húngaro), um dos compositores europeus mais importantes do século 19, que, apesar de suas raízes germânicas, sempre se sentiu húngaro.

    O lema do ano comemorativo é justamente "Je suis Hongrois" ("Eu sou Húngaro", em francês), palavras que o músico pronunciou quando lhe perguntaram em Paris sobre suas origens.
    Liszt (1811-1886) foi considerado um dos pioneiros da "música programática", que busca evocar ideias e imagens extra-musicais, representando musicalmente estados de ânimo.

    Sua obra chegará este ano, em interpretações de vários artistas húngaros e internacionais, às principais capitais europeias.
    Com estes concertos, a Hungria também quer celebrar sua presidência rotativa da União Europeia (UE), que iniciou no primeiro dia do ano.

    O Ano Liszt será inaugurado oficialmente em 22 de janeiro, no "Dia da Cultura Húngara", com um concerto da Filarmônica Nacional da Hungria, em colaboração com o renomado pianista húngaro Zoltán Kocsis.
    Na Hungria, serão celebrados diversos festivais, como o de Miskolc, onde será interpretada a ópera "Don Sanche", a única de sua autoria.

    O Governo Húngaro decidiu a partir deste ano renomear o aeroporto internacional de Budapeste para "Liszt Ferenc".
    O maior destaque da programação será o "Dia Mundial de Liszt", em 22 de outubro, quando salas de concertos de todo o mundo o homenagearão, com a apresentação da obra "Christus-Oratorio".

    Fonte: Folha.com

    Velvete
    Veterano
    # abr/11
    · votar




    Abraços

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Velvete

    Por que esta música se chama Lisztomania?

    Velvete
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Rapaz, eu conheço pouco a banda, mas o ultimo disco, como pode ser visto no clip, se chama Wolfagang Amadeus Phoenix...

    A musica fala um pouco do Lisz e de suas loucuras (?) ate onde eu sei.

    Creio que eles curtem citar compositores classicos, ou seja algo completamente aleaotorio.

    Desculpe se transgredi seu topico.

    Abraços

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Velvete

    Ah sim.
    Ouvindo a música, a menção só podia estar na letra mesmo, porque a música não tem nada a ver ehehehhe

    Abraços.

    Loues
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Legal esses aniversários, sempre acontece alguma programação, alguma homenagem... é uma boa oportunidade pra conhecer um pouco da obra do aniversáriante...

    Se tiver uma boa oportunidade de assistir um evento relacionado a isso, eu vou!

    Natis
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    EEEEEEEEEEbbbbbbbaaaaaaaaa isso é sinônimo de folle journeé = homenagem a liszt = assistir boa músia a um real = alegria = junho vai ser o melhor mês do ano!!!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Natis

    EXATAMENTE!!!!
    E o melhor: Tudo praticamente de graça!!

    Estou ansioso!! \o\

    Loues

    Não vai se arrepender!

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Mais tarde posto aqui algumas gravações interessantes.

    Mas enfim, me lembrei que o Nelson Freire gravou um álbum só com Liszt em comemoração a esse ano.

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Só pra adiantar algo:



    Considerada uma das melhores gravações dessa Rapsódia.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Era pra Folle Journeé deste ano começar nesta seana agora, visto que elas começam na primeira segunda feira de Junho...


    Só falta não ter justo esse ano.........

    Andrey FySeT
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    genial!


    will789
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    esse sim é O kra!!! Liszt rulez!!!


    aki minha preferida, tocada pelo vinheteiro(toca mto!)




    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    will789
    Nem vou falar que esse troço que você postou não dá pra chamar nem de interpretação.

    Opa... =]

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    TG Aoshi

    Por que não?
    Essa é uma das minhas preferidas do Liszt também, já ouvi com vários caras e achei a dele legal também, qual o problema dela?

    will789
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    TG Aoshi
    kra, q problema vc acho na do vinheteiro? eu achei otima, ficou mto boa, p kra toca mto, ja ouvi varias tbm como o die kunst falou, ja ouvi de orquestra e tudo mais, achei a dele bem legal... mas de o seu parecer, fala sua opinião, eu acho q vc só é mto conservador e se vê um kra meio doido pulano no banco do piano ja acha q é uma bosta mas.... vai entender né...

    Konrad
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Altamente sinestésico.

    Às vezes de curtar os pulsos.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Pô, eu também adoro essa Rapsódia!

    Tô com preguiça de escutar a música e comentar direito, mas na boa, é a segunda vez que tentei escutar e, novamente, não agüentei. Parei na lá pelos 1:00 naquela descida de escala. É tão sutil e fluido quanto um caminhão caindo do penhasco.

    will789
    Die Kunst der Fuge
    Meu problema com o Vinheteiro é o seguinte, ele se acha e eu não gosto de gente arrogante. Confesso que o cara tem até uma musicalidade e criatividade um tanto quanto interessante, mas nada fora de série, longe disso.
    Agora, como pianista, ele não é tudo isso não. Pra mim, falar que essa Rapsódia é a música mais difícil do mundo, tocar com venda nos olhos, tocar agachado debaixo do piano e de costas, e outras "firulas" do tipo, são uma enganação, uma afronta contra o público leigo que não sabe (e não tem como saber) nada de piano erudito. É pagar uma de foda, quando tem gente muito melhor, que merece muito mais atenção e é muito menos reconhecida. Quem aqui já ouviu falar ou já escutou ao menos uma gravação da Guiomar Novaes? Sei que pode soar como patriotismo barato, que uma coisa não tem nada a ver com a outra, e coisas do tipo (até porque, até certo ponto, é), mas é triste ver que uma das maiores pianistas do Brasil, senão a maior pianista que esse país já teve, e considerada uma das melhores do século 20 é pouquíssimo conhecida. Se você perguntar no fórum de teclado eu tenho certeza que menos de 5% sabem quem ela foi.
    Mas o ponto alto, foi quando ele resolveu soltar as cachorras no twitter, por causa de gente que pedia transcrições das versões dele, e a troco de nada falou, dentre outras besteiras, que quem não tira músicas de ouvido não merece ter um piano em casa.

    Voltando ao assunto, sério mesmo, eu não escutei mais que 1 min da interpretação dele. Antes que alguém diga, aquilo não foi um engasgo de erro casual, não. E se já fez feio desse jeito logo no começo, é porque vai ter coisa pior ainda lá na frente.
    Fora que nesse 1 minuto tem mais um monte de coisa pra comentar...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    TG Aoshi
    Quem aqui já ouviu falar ou já escutou ao menos uma gravação da Guiomar Novaes?

    Já fui a um concerto num auditório com este nome eheheh
    Anexo à Sala Cecília Meireles.

    Bem, cara, eu só ouvi falar desse vinheteiro, nunca procurei nada sobre ele, este vídeo é a primeira coisa dele que eu vejo, não sei nada da vida dele, como não sei da maioria dos intérpretes que eu gosto.
    Se eu fosse procurar da vida pessoal deles, com certeza encontraria motivos pessoais que me fariam odiá-los.
    Por exemplo, pelo que eu sei o Karajan era membro do partido nazista, mas eu acabo relevando isso e ele é um dos meus regentes favoritos. Eu tento ignorar os assuntos extra-musicais, senão eu vou acabar não ouvindo ninguém.

    Mas fora isso, eu achei a interpretação dele bem legal. Certamente não é uma das minhas favoritas, eu senti ele meio duro em algumas partes, percebi erros, mas nada que comprometesse. Eu acho que sendo um leigo no piano minha percepção é ainda menor para algumas coisas, o que não me fez entender o motivo de você não conseguir ouvir mais do que um minuto da música.
    Eu consigo perceber vários aspectos da execução, mas aparentemente tem alguma coisa importante que eu não consigo perceber.

    Quando o caso é extremo, como esta interpretação abaixo, eu até consigo notar:



    will789
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    TG Aoshi
    kra, isso é mto idiota, vc não aceitar ouvir o kra por atitudes dele? tô poco me fudeno pro q ele fez ou dexou de fazer, o q importa é ele na hora de tocar pô! ele realmente não é excepcional, mas toca mto bem kra, não sou grande entendedor de erudito ou de piano, fiz aulas a mto tempo e não toco mais, por isso minha percepção é bem limitada, mas pra mim ele toca bem, apesar de não ser um pianista incrivel, expetacular, é apenas mais um bom.

    sou guitarrista e meu estilo preferido é rock, kra, se eu me preocupasse com o q todos os kras q adimiro como MUSICOS fizeram.... taria ouvindo nada! kra, isso é um poco sem noção, vc parece entender de musica, mas não faça isso, é arrogancia, vc acha q musicos famosos q vc adora e coloca num pedestal não fizeram merda em suas vidas? só q bach não podia mete o pau na galera no twiter, mozart não ficava tirando onda com seus videos no Youtube... mas o q te garante q eles não falaram as msmas merdas com a galera da epoca deles? só não foi documentado ou mostrado em rede mundial kra....

    claro q o vinheteiro não merece ser comparado com esses caras, só quis explicar minha opinião... nada contra vc, blz mano?


    abçs

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    will789
    Depois respondo direito.

    Até concordo com vocês, realmente pouco me importa, até certo ponto, que tipo de merda alguém fez ou faz na vida, mas ainda acho um pouco diferente: me irrita muito alguém querer posar de músico fodão, quando na verdade não é nada. É muito fácil enganar quem não é, digamos, "entendor".
    Como pianista popular ele "passa" bem. Agora, querer dar uma de foda no erudito foi um tiro no pé, esse cara não é tudo isso não.

    will789
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: will789
    · votar


    TG Aoshi
    eu sei kra, enganar leigos é mto facil, tipo, um negão da decada de 60 q inventa de tocar guitarra com os dentes, a galera acha q sabe tocar alguma merda! uhasuhaushuahs, tô zuano, o vinhetero num merece ser comparado ao mestre não.

    mas kra, eu num ligo pra o q os musicos q eu curto fazem ou faziam, tinha ate um pianista erudito q eu curto ae do passado, q ficava tirano onda, tem gente q toca sem as mãos, de costa e tal, esse mané tocava as musica sem os ouvidos!!! uma palhaçada né não? uhaushuahsuasuahs, mas msm assim eu curto ele!! ^^


    abçs

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Nada de Follé Journée justo esse ano...
    E no Rio Cello encounter que começou ontem, só tão tocando a transcrição da Liebestraum 3 pra cello e piano.

    Leonardo T. Oliveira
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    TG Aoshi

    Por que o Vinheteiro se acha? O que ele disse? Implicância gratuita (o que é seu direito, claro, mas não é motivo pra criticá-lo no que aqui interessa). Agora, falando dele como pianista, realmente, ele é muito engraçado, muito criativo, muito talentoso, mas não é nenhum pianista refinado e com um mundo de riquezas sonoras. Ele é essa coisa de divulgação, pouco levada a sério também (até porque não pede por isso).

    Agora, o que tem a ver o reconhecimento do Vinheteiro e a Guiomar Novaes? O Vinheteiro é um fenômeno da internet, a Guiomar Novaes é uma das maiores pianistas do século XX, com uma discografia cada vez mais promovida e reconhecida. Não vejo motivo nenhum pra esse desconforto com o Vinheteiro ou com o entusiasmo que ele gera no público, isso é normal, né. Não é tirando a graça dele que a gente vai fazer as pessoas ficarem sofisticadas, é como puxar alguém lendo um gibi do Asterix a ler a Eneida porque esta sim é literatura de gente grande.

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Leonardo T. Oliveira
    Parte é implicancia minha mesmo,

    Mas falar que quem não sabe (ou não quer) tirar música de ouvido não merece o instrumento que tem, ainda mais justamente pro público que gosta do que ele faz, gente que só queria transcrições do trabalho dele, é sem comentários, não? Ainda mais vindo de alguém, que na minha opinião, não é nada, não tem motivo algum pra ser arrogante.

    Antes de tudo, não tenho nada contra quem o ouve, ou curte esse tipo de trabalho. Primeiro porque eu não acho que ninguém é obrigado a ter gosto refinado pra música, muito menos a gostar e entender do assunto. Segundo porque não tenho nada contra esse tipo de trabalho, até mesmo porque eu gosto de paródias e "humor musical".

    Só acho malandragem nego querer vir fazer uma apresentação medíocre de uma peça erudita, que aliás nem é fácil, pra pagar uma de fodão e enganar um monte de gente que não tem conhecimento musical nessa área. Tão babaca quanto gente que acha que piano erudito é um lugar pra mostrar virtuosismo, ou gente que grava vídeos de Liszt quando não tem nem capacidade de manter um Beethoven sem deixar de se esforçar muito.

    Agora, falando dele como pianista, realmente, ele é muito engraçado, muito criativo, muito talentoso
    Não, não é. De tudo isso, no máximo criativo.

    Guiomar Novaes [...] com uma discografia cada vez mais promovida e reconhecida.
    Só se for lá fora... E olha que só falei da Guiomar.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a O Ano Liszt - 2011 - 200 Anos do nascimento do compositor.