Sumiu o Lobo do Violoncelo.

    Autor Mensagem
    Mago negro
    Membro Novato
    # dez/18


    Pois é pessoal, depois de muita luta acabou o lobo do cello da minha esposa.
    Toco violino há alguns anos, e recentemente minha esposa começou a estudar Cello.
    Ela que é organista, começou a estudar e de cara começamos a perceber que tinha algo errado com o instrumento.
    de inicio acreditamos se tratar da inexperiência de minha esposa, que estaria fazendo a nota ranger e sair com má qualidade.
    mas de pois de um tempo vimos que se tratava de uma única nota, que no Cello dela se dava na nota Fá# na corda Ré.
    acreditamos então que deveria se tratar do arco velho que veio com o instrumento.
    trocamos o arco por um de melhor qualidade, mas o problema persistia e com o aumento da tecnica devido ao estudo, o problema parecia se intensificar ainda mais.
    trocamos então as cordas que eram de baixa qualidade, por uma um pouco melhor Mauro calixto, e o problema persistia.
    passei então a pesquisar incansavelmente a respeito do problema, encontrado muito material sobre o assunto.
    fiquei desanimado, pois descobri que se tratava de um erro estrutural e que mesmo instrumentos caros poderiam vir com o problema.
    comprei um tira lobo no mercado livre, acreditando que solucionaria o problema, mas na verdade apenas mudou o lobo para outras notas.
    chegamos ao ponto de desgostar do instrumento, pois a nota era um lobo terrivel.
    A solução encontrada foi submeter a apreciação de um profissional qualificado.
    este identificou no instrumento os seguintes problemas:
    Rabicho improvisado com arame.
    Botão frouxo seguro unicamente pela pressão das cordas no estandarte.
    Alma mal localizada e de madeira inadequada, parecendo mais um improviso leigo de algum músico metido a Luthier.
    Espelho empenado.
    Pestana alta demais.
    cavalete desajustado
    cravelhas desajustadas
    Feitos os ajustes a um custo de 400 reais o resultado foi o seguinte:
    desaparecimento total do Lobo em quaisquer notas.
    melhora significativa no timbre e ressonância.
    Som aberto e limpo, suavidade no dedilhado e facilidade na afinação.
    devo dizer que o instrumento em questão é um Nhureson IV de 2001, uma leva que foi projetada no Brasil porém montada na China com madeiras de lá, como informado pelo fabricante.
    achei importante compartilhar pois pode haver mais pessoas sofrendo com o problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sumiu o Lobo do Violoncelo.