caeliphera Membro Novato |
# jan/18
Estou trocando o encordoamento de uma lira de 22 cordas e preciso definir uma afinação. O instrumento está à venda no ML, e é exatamente esse: https://http2.mlstatic.com/lira-antiga-22-cordas-mini-harpa-em-cedro-c -chave-afinaco-D_NQ_NP_16538-MLB20123067834_072014-F.jpg
Essas são as 4 afinações sugeridas pelo fabricante:
"Afinação Dórica Diatônica: 3 OITAVAS EM ORDEM DECRESCENTE COMEÇANDO DA CORDA MAIS AGUDA P/ AS GRAVES ... E,D,C,B,A,G,F,E,D,C,B,A,G,F,E,D,C,B,A,G,F,E
Afinação Dórica Cromática: E,Db,C,B,A,Gb,F,E....
Afinação Cromática: E,F#,F,G#,G,A#,A,B,C#,C,D#,D,E...
AFINAÇÃO ESCALA ÁRABE (hidjazkar): D,Eb,F#,G,A,Bb,C#,D..."
Eu não toco a lira, toco o cavaquinho, mas temos a intenção de usar essa lira em algumas músicas. Uma das músicas que estamos tirando é em ré menor, e outra em fá maior, as próximas que tiraremos em ré maior e em sol maior... além do cavaquinho e da lira, temos uma flautista também (flauta doce, mas temos uma transversal pra mandar pro luthier). O conjunto ainda está tomando corpo, mas eu e a flautista gostamos muito de música erudita (inclusive uma das minhas influências é o Henrique Garcia, que toca cavaquinho solo e lançou há pouco tempo um CD de choros e prelúdios), então vamos centrar nossos esforços por aqui.
A intenção é encaixar essa lira de 22 cordas nesse contexto que descrevi. A flautista acha que podemos encordoar e afinar a lira em Dó maior, mesmo, que poderá acompanhar as nossas músicas, já eu acho que fica muito limitado sem acidentes. Ela é pianista também, e tem um ouvido muito bom, já eu comecei a ouvir e estudar música bem recentemente.
Encontrei essa harpista no youtube tocando uma harpa de 22 cordas, e gostei muito da sonoridade: https://www.youtube.com/watch?v=JXZbPj4AWlE Já achei um vendedor desse instrumento na internet, e lá dizem que ela é afinada de A3 a A6. De A3 a A6 em 22 cordas (22 notas) tá na escala de Dó maior. Pergunta secundária: alguém consegue confirmar se a escala tocada no vídeo é essa mesmo? Dá pra reproduzir esse timbre, sim, no instrumento que tá nas minhas mãos... talvez com um pouco mais de peso, por causa da caixa acústica.
Venho lendo o fórum há algum tempo e por isso escolhi criar uma conta para fazer essa pergunta.
Essa é a informação que tenho para fornecer. Alguém formou alguma opinião, baseado no que tá escrito? Dó maior é sucesso? Alguma outra escala interessante?
Obrigada pela atenção.
|
Adler3x3 Veterano |
# jan/18 · Editado por: Adler3x3
· votar
Você tem que procurar um método deste tipo de harpa. Todo bom método traz explicações de como afinar, partituras e exemplos musicais.
Não sei dizer se é uma harpa moderna ou antiga, mas acho que é moderna. No caso de harpas antigas, tem um site onde se pode encontrar vários métodos e muitas partituras. A que é vista no vídeo do you tube me parece moderna, e de Celta na verdade não tem nada, por causa das cores. Nos tempos antigos era muito difícil criar cores e colocar os pigmentos nas peças de madeira e roupas.
A cultura céltica desapareceu quase que por completo, o que hoje se chama de Celta na verdade é uma reinvenção moderna, e a afinação dos verdadeiros Celtas deveria ser completamente diferente, e provavelmente as harpas eram mais simples.
http://imslp.org
Este site do imslp tem muitos tesouros, me lembro de ter visto muitos métodos de harpa e de lira. Baixei muita coisa boa para aprender harpa, mas usando instrumentos virtuais, e aprender a fazer a notação. Tem que ter paciência para pesquisar e encontrar o material, pois o site é muito rico. Tem até métodos que tratam de vários tipos diferentes de harpa. Recomendo procurar e fazer os downloads e o melhor de tudo é gratuito, é um dos melhores repositórios de música clássica que existe na Internet, e tem partituras originais scaneadas, e até bom áudio para ouvir.
O certo é que vai enriquecer os seus projetos.
|
caeliphera Membro Novato |
# jan/18
· votar
Adler3x3
Obrigada pela dica do site. Entrei de leve, vou explorando aos poucos. Pelo o que coletei de informação sobre liras, esse instrumento que tá comigo não é uma lira no sentido formal da coisa... minha conclusão, um pouco grosseira, é que é como um instrumento de brinquedo. Uma pessoa me disse que a sonoridade dela se parece com a de uma cítara (já encordoei e afinei rsrs a parte em que você diz que "tem que ter paciência" é a que preciso meditar com mais cuidado. Mas não ficou ruim). Esse instrumento não é meu, e tenho que devolvê-lo.
fernando tecladista
Comecei em G5 e terminei em #A3. Todas as cordas grossonas foram para a gaveta, umas oito cordas, mas acho que ficou bem nesse agudo-médio. Ficou leve. Realmente, não tá muito intuitivo, mas não considero esse instrumento muito fácil de qualquer maneira. O inconveniente é que a afinação não segura. Toda hora cai meio tom...
|