afinação de violão de 12 cordas ?

    Autor Mensagem
    bilico
    Veterano
    # out/08 · Editado por: bilico


    e ai ????

    quais são e como se afina instrumentos de nota duplicada como o : violão de 12 cordas , 10 cordas + viola ,12 cordas = craviola ,Violão de 42 cordas,Viola Caipira --> 5 cordas ou 5 pares de cordas e etc ???

    quero descobrir a afinação de todos os instrumentos de nota duplicada para programar em meu teclado ...


    valeuzão

    eutoco_frauta
    Veterano
    # out/08
    · votar


    O queeee violão de 42 cordas???? Isso existe??? O____________O

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eutoco_frauta
    O queeee violão de 42 cordas???? Isso existe??? O____________O


    eu vi num, video aqui no forum.foi a primeira vez

    Pardal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico

    Violão de doze cordas na verdade são seis pares de cordas. Há também violões com doze cordas simples, dez cordas, oito, sete... Até de seis!!!

    O de seis pares recebe afinação igual ao de seis, mas à partir da terceira corda, temos uma ou duas oitavas. aterceira corda tem dois "sóis", um na oitava da terceira corda do de seis, outra na oitava seguinte. Nas quarta e quinta cordas o mesmo acontece. Na sexta ordem é que há um mi igual ao do de seis, com um mi duas oitavas acima.

    As afinações seguintes anotam o nome das notas da primeira para a última ordem. A primeira é a ordem mais aguda e a última a ordem mais perto da cabeça do executante. Aparece também a oitava, ao lado da nota.

    O de doze cordas independentes pode ter várias afinações, mas baseado nas afinações de alaúde e teorba, pode-se supor que a afinação será:

    mi³, si², sol², ré², lá¹, mi¹, ré¹, dó¹, si°, lá°, sol°, fá°.

    O de dez tem a afinação:

    mi³, si², sol², ré², lá¹, mi¹, ré¹, dó¹, siº, láº

    O de oito tem a afinação:

    mi³, si², sol², ré², lá¹, mi¹, ré1, dó1

    O de sete tem a afinação:

    mi³, si², sol², ré², lá¹, mi¹, dó¹

    A sétima também é comumente afinada em si°, no último caso.

    A viola caipira tem muitas variações, mas basicamente possui cinco pares de cordas. Há várias afinações. a mais comum é a cebolão em mi maior, isso porque tocando-se as cordas soltas pode-se ouvir um acorde de mi maior:

    mi³, si², sol#², mi², si¹

    À partir da terceira ordem, as cordas são oitavadas, como no violão de seis pares.

    Há ainda a viola de coxo. Ela possui apenas cinco cordas, com a seguinte afinação:

    fá³, dó³, sol², fá², si bemol²

    Deve-se perceber que a última ordem da viola de coxo é mais aguda que a terceira e quarta ordem. Esse tipo de afinação é classificada como afinação reentrante.

    bilico
    Veterano
    # out/08 · Editado por: bilico
    · votar


    Pardal

    valeu

    então basicamente quando uma corda é duplicada a segunda corda estaria em oitava.

    de resto da para dizer que seriam notas independente ??como as seis cordas do violão normal ???

    na verdade eu não quero a afinação destes instrumentos . O que eu quero é saber da notas duplicadas ou secundarias(não sei se é este o nome).

    tipo assim , quando voce faz um DoM no violão comum o mesmo DoM nestes outros instrumentos teria notas adicionais,quais são elas com o nome do intervalo ???

    ou não existe isto ??

    valeu

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    tipo assim , quando voce faz um DoM no violão comum o mesmo DoM nestes outros instrumentos teria notas adicionais,quais são elas com o nome do intervalo ???
    São as mesmas notas. Dependendo da região, pode aparecer nota oitava acima. Em suma - Não muda muita coisa em efeitos práticos, o acorde só vai soar mais "cheio".

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    O queeee violão de 42 cordas???? Isso existe??? O____________O
    Pô, eu acho que o máximo de cordas tangidas que eu vi num instrumento de braço único foi umas 25 num alaúde/tiorba de 14 ordens.

    Mas tem uns instrumentos de cordas simpáticas, tipo a cítara, que devem ter pra lá de 30 cordas

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ken Himura
    Ken Himura
    São as mesmas notas. Dependendo da região, pode aparecer nota oitava acima. Em suma - Não muda muita coisa em efeitos práticos, o acorde só vai soar mais "cheio".


    voce conhece algum instrumento sem ser de corda que possui as notas duplicadas ???qual seria o nome ??? qual seria a afinação ??

    valeu

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico
    Nunca vi, cara.

    Pardal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico

    Bom, como o Ken Himura já falou, excetuando-se as notas mais agudas do instrumento (pois necessitariam ser afinadas em uma oitava para a qual seria difícil fazer uma corda que agüentasse), elas são afinadas em oitava em relação à afinação de um instrumento sem pares.

    voce conhece algum instrumento sem ser de corda que possui as notas duplicadas ???qual seria o nome ??? qual seria a afinação ??

    Quanto a instrumentos de cordas há vários exemplos. Fora eles, dá pra tocar em flautas dessa forma, soprando enquanto se emite uma nota com a boca. Dá pra duplicar oitavando também ou acrescentando uma quinta, desde que você comsiga controlar muito bem o sorpo, fazendo soar mais de uma nota dessa forma.

    Funciona mais ou menos assim: quando você toca flauta, você movimenta uma coluna de ar, dentro do instrumento. Você o faz aplicando pressão de ar com a boca, para dentro dessa coluna de ar. Naturalmente, a flauta e outros instrumentos de sopro produzem harmônicos. Aliás, é assim que o trompetista toca: com apenas três pistões, ele tem apenas sete diferentes possibilidades de digitação, porém com o aumento da pressão, ele pode fazer soar a nota seguinte da série harmônica em relaçã à nota que ele está tocando.

    Exemplo: Ele faz a digitação da nota dó 4. Aumentando um pouco a pressão, ele consegue fazer soar o dó 5, que é a primeira nota da série harmônica de dó 4. Aumentando mais ainda a pressão, ele alcança o sol 5, que é a segunda nota.

    No entanto, há um pequeno espaço de transição, durante o aumento de pressão, em que o dó e o sol 5 soam ao mesmo tempo. É como se fosse uma pequena penumbra entre os dois sons. É possível, com o devido treino de controle da pressão do ar, fazer soar duas notas que são tocadas com a mesma digitação, ao mesmo tempo, da mesma série harmônica.

    Em geral, os metais têm grande dificuldade de usar essa técnica, pois o bocal exige muito controle por si só para fazer uma única nota. O mais comum é vermos essa técnica usada por flautistas-doce, instrumento em que a preocupação do sorpo não é tão grande, por mais que haja sim muitas técnicas de sopro na flauta-doce.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Quanto a instrumentos de cordas há vários exemplos. Fora eles, dá pra tocar em flautas dessa forma, soprando enquanto se emite uma nota com a boca. Dá pra duplicar oitavando também ou acrescentando uma quinta, desde que você comsiga controlar muito bem o sorpo, fazendo soar mais de uma nota dessa forma.
    O mais comum é vermos essa técnica usada por flautistas-doce, instrumento em que a preocupação do sorpo não é tão grande, por mais que haja sim muitas técnicas de sopro na flauta-doce.


    Ah é, verdade. Tenho vários amigos flautistas, e um deles tava me mostrando um dia uma sonata de um compositor moderno para duas flautas doces, uma soprano e uma contralto. Usa muito esta técnica de solfejar enquanto toca outra nota na flauta.


    Outras técnicas que eu andei descobrindo com amigos foi a possibilidade da trompa fazer acordes. Segundo o que me explicaram, você pode projetar seu solfejo e uma outra nota da série harmônica dele pela campana, enquanto toca outra nota na trompa e/ou um harmônico dela também. Muito sinistro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a afinação de violão de 12 cordas ?