Forma em música atonal

    Autor Mensagem
    Insufferable Bear
    Membro
    # jun/17


    Alguém pode me apontar o caminho para as estruturas usadas nessas músicas?

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Insufferable Bear

    Schoenberg quando fez o opus 25, ele pensou em manter a estrutura da suíte, tanto que leva os nomes tradicionais, mas mudou o conteúdo, ou seja, a música atonal serial.



    Um bom passo é você se organizar usando as formas tradicionais, depois expandir até você desenvolver sua própria linguagem!

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    estruturas usadas nessas músicas
    Se excluir Debussy (e o pessoal que se venturou nessa corrente estética que preza a liberdade de forma), são as mesmas usadas por Bach-Mozart-Beethoven-Brahms-Wagner, quase ipsis litteris, só que com novos conteúdos melódico-harmônicos.

    Schoenberg mesmo é um grande tradicionalista conservador, usa o mesmo material formal que Bach e Beethoven quase sempre, mesmo nas suas peças seriais. A conclusão que muitos tiram (pode me incluir dentro também) é que a percepção de centro tonal e hierarquias (não confundir com tonalismo) vêm tanto ou mais da estrutura da música que do material harmônico, assim sendo, não existiria música atonal, porque sempre vai rolar uma polarização forte, uma gravitação hierarquizada em torno de um centro. Música atonal é um termo em desuso hoje por isto.

    "Introdução à Teoria Pós-Tonal", de Joseph Nathan Straus é um manual que pode dar uma luz nessa questão aí. Link pro site da editora.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Forma em música atonal