Mockupando - Estudos com programação midi

    Autor Mensagem
    Jabijirous
    Veterano
    # ago/16


    Fala galera! Aproveitando o período de férias por causa das olimpíadas aqui no RJ, vou aproveitar esse tempo para voltar a praticar programação midi e voltar com artigos sobre orquestração.

    Não sou de fazer a música inteira, faço apenas trechos que me chamam atenção e que me desafiam na hora de fazer o mockup.

    Pra começar, eu fiz um trecho do tema da música Birth Of Sandman (Homem Aranha 3) do compositor Christopher Young.

    http://michaelmachado.com.br/mockup/

    Qualquer dúvida sobre assunto é só perguntar!!

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem
    Vamos ficar no aguardo, boas férias e boas olimpíadas.
    Não sei porque mas eu não gosto desta palavra em inglês "mockup" quando se relaciona a midi.

    Buja
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Eu conheco o mockup no contexto de design grafico. O que seria mockup em audio?

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Buja

    O significado é mesmo. Você vai tentar reproduzir algo parecido com original.

    Adler3x3

    Vamo que vamo!

    makumbator
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    Jabijirous

    Bem legal. Mudando de assunto (mas nem tanto). Você já estudou/analisou o que se chama de composição black midi?

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    makumbator
    Nunca ouvi falar desse termo black midi!

    makumbator
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    Jabijirous

    Não sei se você chegou a procurar depois que comentei sobre esse termo, mas é algo ao mesmo tempo caótico e irracional mas com resultados ás vezes interessantes.

    https://www.youtube.com/watch?v=FqjSYtKWyX8

    https://en.wikipedia.org/wiki/Black_MIDI


    O termo vem do fato do sequenciador midi ficar preto de tanta nota aplicada ao mesmo tempo.

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    makumbator
    Pesquisei, achei mó loucura kkkkkk

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Também não conhecia este termo que em midi não é usual.
    Mas me fez lembrar das primeiras experiências que fiz com programas para transformar wav em midi, os primeiros programas neste sentido ainda com muitas limitações.
    Saia um arquivo midi cheio de notas, notas e mais notas, que deixava o piano roll e a partitura meio preta por causa do excesso de notas, que depois tinha que depurar e fazer uma edição meio forçada para eliminar as notas erradas.
    Mas nada que se compare a este estilo e gênero (black midi) que só com softwares e computadores poderosos podem fazer, uma viagem que só existe no mundo virtual, não deixa de ser válida a experiência, sabe-se lá até aonde pode nos levar.
    E quanto será que vai sair o novo modelo das instruções midi?

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Mais um mockup saindo do forno. Dessa vez é o tema da música Hymn To The Fallen do John Williams, mas só o trecho tocado pelos metais.

    https://soundcloud.com/michaelmachado/hymn-to-the-fallen-brass

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Jabijirous
    Olha ficou muito bom.
    Parabéns, mas continuando não gostando do termo mockup para se referir ao up de um arquivo midi com instrumentos virtuais, é uma arte sequenciar, é música.
    Sei lá para mim este termo tem um caráter depreciativo que não combina com o trabalho que dá para fazer o som que você conseguiu.
    É música nada de mockup.

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Adler3x3

    É o termo que todos usam, né?

    Inclusive já possui o termo "MIDI MOCKUP Coaching".

    makumbator
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    Jabijirous

    Então vamos combinar os termos e criar o "black midi mockcup"! Hahahha!

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    makumbator

    kkkkkk

    Mas aí o conceito é outro.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Jabijirous
    Mas nos conte:
    - programas e bibliotecas de instrumentos virtuais utilizados;
    - técnicas de sequenciamento;
    - técnicas de humanização;
    - efeitos usados, nas trilhas e na trilha principal;
    - módulos e aparelhos eventualmente usados;

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Adler3x3

    - programas e bibliotecas de instrumentos virtuais utilizados;

    Cubase e Dimension Brass.

    O Dimension Brass é muito bom, mas não é 100% completo. Não vale o preço que pedem, pois existe um monte de falha e não tem a versão estendida. As dinâmicas também são um ponto de falha em certas articulações... Confesso que fiquei um pouco desapontado quando fui testar a primeira vez. Totalmente diferente do Dimension Strings, esse vale apena gastar uma grana.


    - técnicas de sequenciamento; e - técnicas de humanização;

    O lado bom do Dimension Brass é que ele é um "ensemble separado", ou seja, são 4 instrumentos gravados juntos, mas cada um com seu respectivo microfrone. Isso é interessante pois o som fica muito mais vivo por causa da ressonância da série harmônica.
    A técnica em si, na verdade eu não vejo como uma técnica e sim como um recurso. Esse recurso o Vienna Instruments Pro me ajuda bastante em dois quesitos: ataque e afinação.

    O ataque da nota + afinação pra cada instrumento, deixa o som mais real.

    No cubase eu consigo quantizar os ataques usando o "randomize", o que já ajuda bastante, já que é difícil a precisão na vida real.

    - efeitos usados, nas trilhas e na trilha principal;

    Pois bem. Esse mockup além de praticar a programação, me serviu para por em prática um novo jeito de usar o reverb, além do estudo de orquestração que ambos estarão disponíveis no meu blog.

    O reverb foi REVerence do próprio Cubase.

    Utilizei também a compressão paralela para dar mais corpo.

    Basicamente foi isso. E paciência hehehehehe

    Mas ainda não estou satisfeito com o resultado. Hoje eu ainda estou trabalhando nela.

    makumbator
    Moderador
    # ago/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jabijirous

    Falando em ensemble Pro, não sei se você já conferiu o lançamento da versão 6. Mas eu ainda uso apenas a versão grátis (sem o pro) que acompanha qualquer coisa da Vienna. Estou tentado a adquirir essa nova versão.

    Totalmente diferente do Dimension Strings, esse vale apena gastar uma grana.

    Esse é um que adoraria comprar, mas por enquanto está fora dos meus limites. Mas é bom saber que você gostou tanto.

    O reverb foi REVerence do próprio Cubase.

    Você precisa experimentar o Vienna mir Pro (pode ser o mir pro 24, que é mais barato). Pra mim foi uma grande diferença em termos de reverb (não apenas no som, mas também na facilidade de editar e visualizar todo mundo junto no palco, seja instrumento virtual ou áudio real). Como você já tem coisa da Vienna pode pedir demo pra ver se gosta.

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    makumbator
    Eu tb uso e fiquei tentado com com a versão 6, mas vou esperar uma outro promo.

    Eu já testei o Mir 24, aqui ficou muito pesado.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Mais um mockup!
    Apenas o tema inicial da sinfonia 40 do Mozart!
    https://soundcloud.com/michaelmachado/mozart-sinfonia-40

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mockupando - Estudos com programação midi