violino - horas de estudos e ect

    Autor Mensagem
    pbotsaris
    Veterano
    # set/09


    fala galera, eu sou um inciante no violino ( no violino e não na musica).

    estou com uma professor e estou estudando mais ou menos duas horas por dia todos os dias. você acham duas horas um tempo razoavel ? é um pouco chato ficar mais tempo que isso já que eu nnao estou aprendendo nenhuma musica em especial.... basicamente façø escalar ( afinado que é dificil) de uma oitava e exercicios com o arco.

    como minha professora não gosta de marcação no braço, eu normalmente deixou um piano ( ou mesmo um violino) sequenciado tocando junto para ter certeza que eu to exatamente na nota certa ( nem um decimo pra cima e nem pra baixo)

    as vezes domingo eu deixo de estudar, ou estudo muito pouco ( eu já fiz isso sabado).... vocês acham que deixar de estudar um dia é uma coisa que deve ser evitada de qq jeito ?

    eu ouvi falar que é melhor estudar um pouco todos os dias do que estudar alguns dias só que muito.... até a onde vai essa regra ? é errado tem um fim de semana de descanço, ou um dia ?



    obrigado pela paciencia!

    pedro.

    Starry night
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Starry night
    · votar


    pbotsaris
    você acham duas horas um tempo razoavel ?

    Depende do seu objetivo. Se quiser se tornar um profissional, normalmente a dedicação terá que ser maior em número de horas.

    Do contrário, acho que poder estudar duas horas por dia já e um luxo. A consistência é importante, não adianta estudar 5 horas num dia e depois ficar uma semana sem pegar no instrumento. Procure tocar sempre, nem que seja só pra fazer uma escalinha (há dias em que estou exausta e sei que não vai adiantar tocar nada mais complexo, faço só corda solta ou uma escalinha por uns 15-20 min).

    É importante respeitar seus limites, nada de ficar estudando horas e horas provicando lesões músculo-esqueléticas. Comece gradativamente, vá aumentando aos poucos, na medida do possível.

    Bons estudos!

    pbotsaris
    Veterano
    # set/09
    · votar


    valeu pela dica starry night!

    você acha que deixar de estudar um dia só por semana é um erro ? e devo fazer que nem você, tipo pelo menos alguns minutos de escala ?


    eu até gostaria de estudar mais, mas como eu to no começo, e como vocie mesmo disse, eu fico cansado demais depois de uma duas horas. e alem disso, a unica coisa que eu faço é escala, e dai tem uma hora que eu começo a ficar cansado e tudo começa a ficar desafinado :(

    abraços, pedro.

    Starry night
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Eu acho que não tem problema deixar de estudar um dia. Há dias em que a gente está cansado e a coisa não rende nada, só traz frustração. Eu não posso estudar todos os dias por questões do trabalho, mas no dia em que eu posso e bate aquela preguiça...eu faço pelo menos um esforço pra tocar uns 15 minutos. Normalmente eu me animo e toco mais tempo.

    Pra não ficar com muitas dores, principalmente no começo, enquanto a gente está se acostumando, eu toco uns 40 min, páro uns10-15 min pra dar uma relaxada, depois continuo. Alongar é importante, mas sou preguiçosa e nem sempre alongo... :-0
    Naqueles dias em que absolutamente tudo está um desastre eu páro de tocar. Mas quando eu vejo que tá rendendo, mando ver!

    Veja com sua professora se você já poderia tocar algo bem simples, vai deixar você mais animado do que só fazer escala (embora isso seja fundamental).

    Minha rotina de estudo (num dia ideal, normalmente no fim de semana):

    - Escalas e arpejos (normalmente escolho a escala de alguma peça ou estudo que estou tocando): 30 a 40 min

    - Exercícios de técnica: 30-40min

    - Repertório e/ou estudo: 60 min

    Depois vou fazer outras coisas, volto horas depois e toco o que me dá vontade (volto pra peça que estou estudando ou toco qualquer música só pro diversão).

    Durante a semana o tempo é bem corrido e chego bem cansada, toco uma escalinha uns 15 min pra aquecer depois fico 30 ou 40 min trabalhando em qualquer outra coisa.

    O ideal é você ser sistemético e adaptar seu estudo dentro da sua rotina, de forma que não fique estressante. Acima de tudo tem que ser algo divertido!

    pbotsaris
    Veterano
    # set/09
    · votar


    muito brigado mesmo pela dica!

    eu sempre pergunto pra minha professora sobre esses assuntos, mas eu acho legal escutar uma segunda opinião e ver a rotina de estudo de outras pessoas. Você sabe, não existem muitos violinistas por ai ... ou pelo menos estudantes indo a fundo nos estudos e não tentando tocar qq coisa.

    eu sempre paro quando eu começo a sentir um pouco de dor. Eu já estou alguns meses mas mesmo assim depois de um tempo dá um cansada... provavelmente são anos e anos e decadas de adapção ( concentração tambem claro!) até você aguentar um concerto de 40 minutos!

    Isso também acontece comigo, as vezes, eu estou um desastre... violino é tão sensivel! eu toco violão erudito também... as vezes eu não estou muito bem, não sai perfeito mas sai alguma coisa.... mas o violino, no dia do desastre, é praticamente uma catastrofe!

    obrigado de novo!
    pedro.

    Starry night
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Starry night
    · votar


    pbotsaris
    Você sabe, não existem muitos violinistas por ai ... ou pelo menos estudantes indo a fundo nos estudos e não tentando tocar qq coisa.
    Na verdade eu toco cello, mas acho que boa parte das dificuldades de quem está começando num instrumento de corda com arco são comuns a todos eles. Nem me imagino ficando com o pescoço naquela posição pra tocar violino ou viola! Nós cellistas optamos por ficar concundas mesmo :-)

    pbotsaris
    eu sempre pergunto pra minha professora sobre esses assuntos

    É isso aí, vá pegando orientação com seus professores e colegas que tocam há mais tempo. O importante é nunca forçar o corpo além da conta pra não provocar lesões. Com o tempo, sua técnica vai ficando melhor e você irá tocar com mais facilidade o que hoje parece ser uma montanha intransponível. Mas sempre há novos desafios. O que mais me deixa feliz, quando estou estudando uma passagem complicada, é voltar a algo que estudei meses atrás e que achava complicado e ver como hoje está bem mais fácil de tocar. Com o violão você deve ter a mesma experiência.

    Me lembro que no começo tinha um pouco de dor no ombro direito e dor moderada na mão direita. Mas eu tocava com um arco péssimo, melhorou quando troquei o arco e melhorou mais ainda quando coloquei cordas importadas, a partir daí diminuí em uns 50% a força que tinha que fazer com a mão direita pra tirar algum som do instrumento. Antes eu tinha que parar a cada 20 min por dor. Tem gente que até desiste, por isso é bom ter a melhor orientação possível desde o começo.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/09
    · votar


    O tempo de estudo é uma coisa bastante pessoal até. Tem uns padrões, mas cada um adapta o que funciona melhor pra si.

    Eu tenho estudar 6 horas todos os dias, mas é muito difícil (principalmente nos fins de semana). Eu tenho um professor que encontro todo ano que ele sempre me disse que divida a rotina de estudo dele em 6 dias, sendo que no último "dia" ele fazia metade no sábado e a outra no domingo. E conheço caras que fazem a mesma história dos 6 dias, tocam de segunda à sábado e nem pensam em violino no domingo.

    Quanto ao tempo de horas é muito pessoal também. Eu tenho que estudar 6 horas pelo número de coisas que tou estudando (tou me preparando pra provas, também). Mas tem violinistas de calibre altíssimo que só estudavam 4h por dia, durante a vida toda - o caso do Szeryng.

    E sobre você, tá iniciando né? Mais que 2 horas por enquanto é loucura, seu corpo não tá acostumado, pode dar lesão. Fica uns 8 meses nessa rotina, aí você vai aumentando aos poucos =]

    No primeiro ano e meio, você dificilmente vai ter coisa pra encher o seu dia todo com o violino hehehe.

    Starry night
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Ken Himura
    Eu tenho estudar 6 horas todos os dias
    Uau, e o corpo aguenta bem? Não dá nehuma dorzinha aqui ou alí?

    pbotsaris
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Starry night

    alem de corcunda, tem o arco pesando pra baixo, né ? que deve ser meio desconfortavel... uma tendinitezinha de vez enquando ?

    eu troquei as cordas do meu violino, estou usando dominant agora, realmente é muito melhor! o arco eu não tive chances de testar muitos, eu tenho dois... mas definitivamente eu prefiro os arcos leves.... apesar de ter muita gente contraria... alias, uma boa pergunta pro Ken Himura também..... arcos leves ou pesados ? o que você prefere ?


    Ken Himura

    valeu pela dica! eu acho que eu nem consigo passar de duas horas, eu fico muiiito cansado depois disso, fora que durante essas duas horas eu tenho que parar toda hora pra descançar ( 20 em 20 minutos)

    cara, o Szeryng é o meu favorito de todossss! eu tenho até um autografo dele que minha vó me deu de presente ehehe!

    eu imagino que 6 horas de estudo diarios é para um violista bem avançado já, né ?! eu não sei se eu vou chegar a tal ponto algum dia ainda mais que eu divido o estudo com o violão, que gasta algumas horas do meu dia....




    Ken Himura

    Starry night
    Veterano
    # out/09
    · votar


    pbotsaris

    O meu primeiro arco era pesado ao extremo e de péssima qualidade. Depois o troquei por um de peso padrão, já usei um de fibra de carbono um pouco mais leve. Agora, como o meu de madeira precisa recrinar, estou com outro de madeira de backup, um pouco mais leve e confortável que o anterior.

    Eu também escuto opiniões variadas sobre os arcos, já ouvi cellistas profissionais que abominam os de fibra de carbono, que dizem que dão uma diferença tremenda em certos tipos de articulação. Mas há profissionais que gostam. Eu ainda não tenho nível pra fazer esse tipo de avaliação. Penso que, pelo menos no começo, a gente não deve pender pra nenhum extremo, nem pros muito leves nem pros muito pesados. Um pouco de desconforto é natural no começo, afinal tudo é novo. Mas temos sempre que ter o cuidado de perceber quando algo está prejudicando nossa saúde. É sempre importante informar ao seu professor se estiver tendo algum grau de desconforto além da conta. Ele pode te orientar e ver oque é possível fazer prara melhorar isso.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Uau, e o corpo aguenta bem? Não dá nehuma dorzinha aqui ou alí?
    O corpo aguenta bem sim, só fico com a mente cansada mesmo. É importante manter uma atividade física regular pra deixar o corpo 100% sempre! =]

    arcos leves ou pesados ? o que você prefere ?
    Eu prefiro pesados, tenho mais facilidade com eles. Mas, eu tenho um arco barroco também e arcos barrocos devem ser leves. Essa questão do arco só testando e conferindo mesmo =p

    eu imagino que 6 horas de estudo diarios é para um violista bem avançado já, né ?
    Eu me considero intermediário hehehe. Falta muita coisa pra ser avançado ainda.

    Rocco Litencourt
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Intermediário? lol Humildade é mesmo uma virtude -q

    Agora falando sério, logo mesmo quando comecei não aguentava nem 15 minutos, daí eu descansava uns 5 no sofá e passava.

    Eu acho melhor a frequência do treino do que a quantidade de horas. Ainda mais pra você que também está começando. Treinando todo dia está ótimo.




    O que mais me deixa feliz, quando estou estudando uma passagem complicada, é voltar a algo que estudei meses atrás e que achava complicado e ver como hoje está bem mais fácil de tocar. Com o violão você deve ter a mesma experiência.

    Concordo plenamente. Eu ainda tenho muito o que melhorar, muito mesmo, mas quando faço aqueles exercícios antigos, lembro-me da dificuldade que tinha e como ficou mais fácil.

    Otaniel
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    É ... ESTUDAR DE MAIS NAO (POR DIA) NAO VAI TE FAZER UM PROFISSIONAL UM TANTO SATISFEITO .. RSRS.. CUIDADO COM EXAGERO ..RSRS.. NAO TO DIZENDO PRA NAO ESTUDAR... ACHO Q ENTENDERAM ..RSRS...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a violino - horas de estudos e ect