Em matéria de timbre, qual a melhor gravação de Cravo solo que você já ouviu?

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/14


    As gravações de cravo solo me parecem uma das mais complicadas de todos os instrumentos usados em música erudita: Já ouvi várias gravações de selos renomados e com grandes intérpretes com gravações bem ruins e timbres desagradáveis (não vou dar nome aos bois).

    Esse problema não é tão grave quando o cravo está acompanhado de outros instrumentos, seja como solista em um concerto, integrante do baixo contínuo ou acompanhante de uma sonata ou trio sonata.

    Pois bem, dito isto, em matéria exclusiva de timbre/gravação, qual é a gravação de Cravo solo que teve o melhor resultado que você já ouviu?

    A minha é a série de Suites para Cravo do Handel gravada pela Sophie Yates em 3 cds.

    Achei na medida o timbre do cravo: Na medida certa de timbre "estalado", não aqueles exagerados que são desagradáveis ao ouvido.

    E também a reverberação, que é em muitas gravações que ouvi são exageradas e só fazem embolar o som.



    ps: Quem queria que o Fórum de Música Erudita desse uma movimentada, com certeza este tópico irá conseguir isso \o/

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Cara, confesso que não possuo cultura suficiente sobre gravações de cravo para fazer uma análise sobre tal. Seria, absolutamente leviano de minha parte, comentar qualquer coisa "técnica" a respeito, tanto do instrumento, quanto de suas formas e qualidade de gravação.

    Por isso, se você me perdoar, vou ficar no basicão "gosto x não gosto", digno de um analfabeto no assunto.

    Meu conhecimento sobre cravos, se resume a ouvir. Possuo centenas de CDs eruditos e entre eles alguns de "harpsichord concerto"........Bach, Haendel e etc.

    Então, vou apenas dizer que gosto da música e do som (timbre) desse cravista "moderno", alemão, chamado Michael Borgstede. (posso até correr o risco de aparecer um entendido no assunto e dizer: "Lelo, este cara é um enganador!".......hehehe.)

    https://www.youtube.com/watch?v=ImCBKoj9yjs

    Botei o Link, porque o "video link direto" não esta disponibilizado pelo Youtoba.

    TG Aoshi
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Antes de tudo partilho do comentário do Lelo: não possuo cultura suficiente sobre gravações de cravo para fazer uma análise sobre tal. [...] Então vou estender o assunto um pouco pra outras áreas.

    Pra música erudita, geralmente nem me preocupo muito com essa questão da qualidade da gravação, salvo, obviamente, casos muito extremos onde o resultado fica muito sofrível. Talvez não seja novidade pra alguns, mas costumo ouvir muito gravações antigas de 78 rpm (Via YT, claro), que tem aquele ruído de fundo característico.

    Pra mim quanto mais livre de intervenções a gravação, melhor. Não que eu abomine – longe disso, escuto sem o menor problema – mas, por exemplo, quase sempre fico com uma leve sensação de algo antinatural/artificial, quando ouço gravações antigas remasterizadas.

    Gosto de me atentar ao timbre do intérprete (tone), as cores, os detalhes da interpretação e talvez essas alterações acabem matando alguns desses detalhes. Acabo sentido falta de algo importante, mas nunca sei explicar o que é.

    Bom, outra hora comento algo dos outros aspectos (reverberação, etc).

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Em matéria de timbre, qual a melhor gravação de Cravo solo que você já ouviu?