Autor |
Mensagem |
Die Kunst der Fuge Veterano |
# dez/13 · Editado por: Die Kunst der Fuge
Piano trio
Um Piano Trio (ou Trio para piano) é um grupo de piano e outros dois instrumentos, geralmente um violino e um violoncelo, ou uma peça musical escrita para tal grupo. Esta é uma das formas mais conhecidas na música clássica de câmara. O termo também pode se referir a um grupo de músicos que regularmente toque este repertório.
Forma
Peças intituladas "Piano Trio" tendem a estar na forma sonata. Inicialmente as composições eram formadas por três movimentos, embora alguns trios de Haydn tivessem apenas dois. No início do século 19 convencionou-se o uso de 4 movimentos.
Durante o período clássico, o Piano Trio era uma formação comum para arranjos de outros trabalhos para fins de execução caseira. O próprio Beethoven transcreveu suas duas primeiras sinfonias para esta formação.
O papel dos três instrumentos
Os trios do período clássico, notadamente os de Haydn, eram dominados pelo piano, com o violino tocando as melodias apenas parte do tempo, e normalmente sendo dobrado pelo piano. Já o violoncelo costumava apenas dobrar as linhas graves do piano. Acredita-se que esta prática era intencional, por conta da sonoridade dos instrumentos da época. Os pianos eram bem fracos e se beneficiavam da sonoridade ao serem dobrados por outros instrumentos.
Com o passar do tempo e com a evolução dos instrumentos e sua sonoridade, foi possível que cada instrumento contribuísse igualmente para a música. Os trios mais antigos costumam ser gravados utilizando-se instrumentos de época, o que reproduz o equilíbrio sonoro que os compositores esperavam na época.
Peças famosas para Piano Trio
Anton Arensky's Piano Trio No. 1 in D minor Ludwig van Beethoven's trios, especially Piano Trio No. 7 in B-flat major "Archduke", Op. 97 Johannes Brahms's Piano Trio No. 1 in B major, Op. 8 and No. 2 in C major, Op. 87 Ernest Chausson's Piano Trio in G minor, Op. 3 Frédéric Chopin's Piano Trio in G minor, Op. 8 Antonín Dvořák's Piano Trio No. 4 in E minor ("Dumky"), Op. 90 Gabriel Fauré's piano trio, Op. 120 Joseph Haydn's 45 piano trios, particularly those composed from the mid-1780s onwards Felix Mendelssohn's two piano trios Wolfgang Amadeus Mozart's piano trios, particularly K502, K542 and K548 Sergei Rachmaninoff's Elegiac Trios No. 1 in G minor and No. 2 in D minor Joachim Raff's 5 piano trios: in G minor, WoO 9 (1849), in C minor, Op. 102 (1861), in G major, Op. 112 (1863), in A minor, Op. 155 (1870), in D major, Op. 158 (1870) Maurice Ravel's Trio for Piano, Violin and Cello Camille Saint-Saëns's Piano Trio No. 2 in E minor Franz Schubert's Piano Trio No. 1 and No. 2 Robert Schumann's Piano Trio No. 1 in D minor Dmitri Shostakovich's Piano Trio No. 2 in E minor Bedřich Smetana's Trio for Piano, Violin and Cello Pyotr Ilyich Tchaikovsky's Piano Trio in A minor, Op. 50
Tradução/resumo livre e despretensiosa da wikipédia.
http://en.wikipedia.org/wiki/Piano_trio
-------------------------------------------------
E aí, cês gostam de Piano Trio? Quais são seus preferidos e dignos de citação?
Eu tenho preferência por obras sinfônicas e acabo ouvindo pouca música de câmara, mas por conta do excelente Concerto Triplo do Beethoven, que tinha partes geniais sendo tocadas apenas pelo trio, eu resolvi dar uma ouvida em algumas composições e achei muito legal, pretendo ouvir os principais futuramente.
Deem play no vídeo abaixo e dissertem.
|
SeeYouLaterAlligator Veterano |
# dez/13
· votar
Ótimo tópico.
Eu gosto bastante de Piano Trio. É uma forma bem sutil de composição onde pode-se encontrar diversas cores, valorizando-se o timbre de cada instrumento individualmente.
Em particular, sou maravilhado pelo Trio em Mi Maior, op.100, D929 de Schubert, em especial o segundo movimento, que toca numa das cenas mais bonitas da história do cinema, presente no filme Barry Lyndon, de Stanley Kubrick. É de uma sensibilidade absurda.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# dez/13
· votar
SeeYouLaterAlligator
Lindíssima composição! Fiquei curioso pra ver como ela foi usada no filme.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# mar/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar
Esse Piano Trio do Schubert é divino, o cara estava inspiradíssimo quando o compôs. Juntamente com os dois Trios geniais do Mendelssohn e o Trio colossal do Tchaikovsky são as peças que mais tenho ouvido nos últimos meses.
Além de piano trios também pesquisei outras formações de cordas e piano, uma peça incrível que descobri foi o Piano Quintet do Dvorak. Olhem por exemplo esse segundo movimento. A parte que começa aos 2:40 meio cômica e sombria grudou fortemente na minha cabeça:
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# mar/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar
Dois Trios incríveis e ambos bem dramáticos e com boas doses de virtuosismo (do jeito que eu gosto):
Camille Saint-Saëns - Piano Trio No.2 in E minor, Op.92. Simplesmente a melhor composição do Saint-Saëns que já ouvi.
César Franck - Piano Trio No.1 in F sharp minor, Op.1
Sensacional, bem diferenciado, e ainda faz uso da forma cíclica, como era costume do Franck. Me pergunto por que o uso de forma cíclica não se tornou uma prática mais difundida na música erudita. Pra mim faria todo sentido como uma forma de dar um caráter de unidade em composições com mais de um movimento, como sinfonias, quartetos de cordas, sonatas e etc...
|
Dr Nick Veterano |
# abr/14
· votar
Após um bom tempo dou uma passada por aqui de novo e encontro esse ótimo tópico, bem deixo o vídeo do trio n. 2 de Shostakovich, sob a interpretação de ninguém menos que Sviatoslav Richter, Oleg Kagan e Nathalia Gutman, três monstros russos
Divirtam-se!
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# nov/14
· votar
Esse ano ouvi muito (muito mesmo) do repertório de piano e cordas, que engloba não apenas o piano trio mas também o piano quartet e piano quintet. Conheci bons compositores a partir desta formação (ex: Édouard Lalo, Fanny Mendelssohn, Friedrich Kiel), por outros compositores aumentei minha admiração (Saint-Saens, César Franck, Vanhal, Hummel, etc) e outros só comprovaram meu favoritismo (Dvorák, Tchaikovsky, Joseph Haydn, Félix Mendelssohn, Mozart, Beethoven) {nota: Dvorák é O mestre tanto em piano trios, piano quartets e piano quintets}
Algumas das melhores composições que já ouvi estão contidas nestas formações. Além disso, é a reunião de 3 dos instrumentos que eu mais acho interessantes e todos com seu momento de solista.
Em geral, posso dizer que achei as composições para esta formação muito mais interessante do que sonatas pra violino ou violoncelo, e a presença do piano também deixou a formação bem mais ao meu gosto do que os quartetos de cordas.
E pra incrementar o up, uma interpretação excelente de um dos primeiros trios que ouvi e que considero um dos melhores, por um trio de músicos excelentes: Kissin, Joshua Bell e Mischa Maisky.
|
makumbator Moderador
|
# nov/14 · Editado por: makumbator
· votar
Die Kunst der Fuge nota: Dvorák é O mestre tanto em piano trios, piano quartets e piano quintets
Na minha modesta opinião ele é um dos maiores compositores da história. Apesar de bastante celebrado e reconhecido, ainda assim acho que sua fama é menor que o talento e a profundidade de sua obra. Pra mim ele é top 5 fácil fácil.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# nov/14
· votar
makumbator
Legal que temos dois pontos de forte afinidade musical que é o nosso gosto tanto por Bach quanto por Dvorák! o/
Concordo plenamente com seu post, vou até quotá-lo:
Na minha modesta opinião ele é um dos maiores compositores da história. Apesar de bastante celebrado e reconhecido, ainda assim acho que sua fama é menor que o talento e a profundidade de sua obra.
As vezes até me pego imaginando motivos pra esta certa "negligência". Será que não seria por conta da nacionalidade? A música de concerto tende a meio que "puxar o saco" de compositores alemães, principalmente.
Pra mim ele é top 5 fácil fácil.
Várias vezes já pensei em fazer um tópico aqui pra perguntar qual é o Top 5 do pessoal do fórum de música erudita , inclusive pra saber qual seria o seu (E também do TG Yoshi, Ken Himura, etc). Mas como sei que fazer este ranking seria uma tarefa meio ingrata, sempre acabo desistindo ehehe
Mas bom saber que o Dvorak também estaria no seu!
|
TG Aoshi Veterano |
# dez/14
· votar
oi
|
TG Aoshi Veterano |
# fev/15
· votar
Comecei a escutar um pouco de piano trios, dentre outras, pra tentar mudar o péssimo hábito de escutar demais piano solo (ao menos em música clássica). E também por uma dose de influência sua, Die Kunst der Rute!
Das poucas peças que ouvi, gostei muito (mesmo) do trio do Ravel:
|