Afinal o que é "Olho Paris"?

    Autor Mensagem
    pedro17
    Membro Novato
    # set/13


    Eu encontrei alguns tópicos aqui sobre o assunto mas ninguém sabia, ninguém conseguiu esclarecer o que é aquela "bolinha" que vem nos violinos um pouco mais caros. A bolinha vem no estandarte, nas cravelhas e no arco. Uma violino com elas: http://www.eagleinstrumentos.com.br/e_detprod_arco.asp?txtID=73

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Um enfeite, não serve pra nada nem altera o som.

    pedro17
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Ken Himura

    Que uma bolinha não muda o som eu não duvido, mas algum significado deve ter, senão não teria esse nome "Olho Paris". Já ouvi dizer que indica que a madeira é de qualidade.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/13
    · votar


    pedro17

    Antigamente os arcos concebidos com madeiras nobres recebiam dos luthiers um botão de latão, de prata ou de ouro para classificar a nobreza das madeiras.

    Esse botão, antigo, originou o Olho Paris, que hoje, é apenas uma peça decorativa e nada têm a ver com a classificação das madeiras.

    pedro17
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Lelo Mig

    Nos arcos eu já sabia, e isso é feito até hoje. Mas no violino? acho que não tem a ver não. E porque esse nome estranho? Alguém sabe?

    pedro17
    Membro Novato
    # out/13 · Editado por: pedro17
    · votar


    Acabei de descobrir uma definição:

    "OLHO PARÍS É UMA MADRE-PÉROLA INCRUSTADA NA MADEIRA" ou seja né, um enfeite.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/13
    · votar


    pedro17

    Ken Himura # 27/set/13 às 02:05
    Quote

    Um enfeite, não serve pra nada nem altera o som.


    pedro17
    Membro Novato
    # out/13 · Editado por: pedro17
    · votar


    Ken Himura

    Sua resposta foi pobre de informações. Se sabia tanto poderia ter feito melhor.

    É um enfeite mas indica qualidade sim porque só vem em ébano africano, é um modelo de cravelhas e estandarte.

    E o nome, qual o significado do nome?

    Ken Himura
    Veterano
    # out/13
    · votar


    pedro17
    Não sou o Google.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinal o que é "Olho Paris"?