Deixando um pouco a indiferença e o calejamento de lado. . .

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/12


    Orquestra é um negócio surpreendente, não é?

    Às vezes eu penso como algo que tinha tudo pra dar errado, mas aí assisto uma boa performance e fico surpreso, nossa como é possível que isso tenha dado certo? Tantos músicos, tantas vozes diferentes, tantas dinâmicas, e cada uma no seu lugar e você conseguindo ouvir tudo perfeitamente.

    Sou surpreendido tanto pelos compositores, ao explorarem isso de maneira musical, quanto pelos integrantes da orquestra, por fazerem que o resultado final não seja uma mera massa sonora.

    Mesmo depois de anos de calejamento, às vezes vocês ainda se sentem surpreendidos por isso?

    Abraços.



    makumbator
    Moderador
    # nov/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Orquestra é o ambiente ideal para se aprender a tocar em conjunto, saber jogar pelo time, e desenvolver um senso de humildade (pois em geral tem várias pessoas tocando a mesma parte que você em seu naipe, principalmente nas cordas).

    Claro que como em todo ambiente humano, há bastante vaidade e egos inflados, briguinhas e fofocas aqui e ali, mas uma boa orquestra consegue domar e direcionar isso para atingir um som único de conjunto.


    Gosto de frase dita por vários compositores que a orquestra é na verdade um grande instrumento. Gosto de pensar assim quando estou tocando em uma. É legal ser uma engrenagem em algo maior.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Uma orquestra completa é arte suprema da música.
    Allegro com Brio.

    E segundo me consta as gravações são feitas com poucos microfones, o que de certa forma comprova que uma boa orquestra é na verdade um grande instrumento como citou o Makumbator.

    makumbator
    Moderador
    # nov/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3
    E segundo me consta as gravações são feitas com poucos microfones

    É, muitas vezes são de 2 a 4 mics. Apenas se houver algum solista ou elemento que precise ser destacado é que há um mic extra para ele. Mas no geral é bem pouco mesmo.

    O interessante da gravação de música erudita (e também o jazz clássico), é que se busca apenas registrar a sonoridade que a música já oferece (com o menos de intrusão possível), ao contrário do universo pop, em que um plano sonoro é construído em estúdio.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    É o conjunto que prevalece sobre a individualidade, algo que você disse como ser um engrenagem do todo.
    É a harmonia, ou os acordes formados por vários instrumentos.
    E acorde é acordo, e os músicos concordando entre si fica bom.

    E para o solista como por exemplo o pianista microfones a parte.

    makumbator
    Moderador
    # nov/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    E acorde é acordo, e os músicos concordando entre si fica bom.


    Com certeza! Por isso o trabalho do maestro é importante não apenas no âmbito musical, como também para gerenciar todo o aspecto de relacionamento pessoal dos membros. Realmente não é um cargo para todo mundo!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Viajando e filosofando um pouco.

    Como é bonito!

    Acorde é acordo.
    Pegando o exemplo mais simples em Dó (muito embora se possa apresentar muitos outros exemplos)
    Acorde com três notas:
    Primeira : Dó - 1
    Terceira: Mi - 3
    Quinta: Sol - 5

    As três notas estão em acordo entre si, isto é em harmonia.
    Somando 1+3+5=9
    Que 3 elevado a dois.
    3x3=9

    9 (nove) é o número que simboliza a humanidade, a harmonia de paz que une e deveria reger todos os seres humanos.
    Nada de guerras e desavenças.
    Paz e prosperidade para todos.
    e o dez (1+0=1), que é o retorno a unidade.
    E zero é o infinito.
    Da mesma forma as gotas de água se unem e chegam em harmonia através de ondas na praia, toda gota é importante.
    E assim todos os músicos de uma orquestra tocam em perfeita harmonia.
    Como cantava Dorival Caymmi na música o Mar:
    É bonito.

    victorg3
    Veterano
    # nov/12
    · votar




    As três notas estão em acordo entre si, isto é em harmonia.
    Somando 1+3+5=9
    Que 3 elevado a dois.
    3x3=9

    9 (nove) é o número que simboliza a humanidade, a harmonia de paz que une e deveria reger todos os seres humanos.
    Nada de guerras e desavenças.
    Paz e prosperidade para todos.
    e o dez (1+0=1), que é o retorno a unidade.
    E zero é o infinito.
    Da mesma forma as gotas de água se unem e chegam em harmonia através de ondas na praia, toda gota é importante.
    E assim todos os músicos de uma orquestra tocam em perfeita harmonia.
    Como cantava Dorival Caymmi na música o Mar:
    É bonito.


    Você acredita mesmo nisso?

    makumbator
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    victorg3

    Você acredita mesmo nisso?

    Observe aqui antes:


    Adler3x3

    Viajando e filosofando um pouco.


    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Excluindo a ordem sentimental provocada por ela, a música é uma tradução da matemática "divina".

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Mesmo depois de anos de calejamento, às vezes vocês ainda se sentem surpreendidos por isso?

    Sempre! É bem como disse o makumbator!

    Uma das coisas que mais me deixaram assim recentemente foi a obra do Eric Whitacre. Coral com cluster, sem soar agressivo, muito pelo contrário! Olha, sem exagero aqui. Eu escuto e estudo música há muito tempo, de tudo que é forma e estilo... essa aqui é provavelmente a música coral mais linda que eu já ouvi. É algo divino mesmo.


    makumbator
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    Ken Himura
    Uma das coisas que mais me deixaram assim recentemente foi a obra do Eric Whitacre

    Coisa linda! Não conhecia. Obrigado por postar!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ken Kimura

    Gostei, vou escutar mais a obra do Eric.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    No estilo vocal new age.
    Eu gosto muito desta do Vangelis:



      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Deixando um pouco a indiferença e o calejamento de lado. . .