Autor |
Mensagem |
Aust Veterano |
# set/12
Alguém poderia me informar se a digitação em pife (pifano, pifaro, como preferir) é parecida ou igual a da flauta transversal em dó? Pois assim compraria um pife pra aprender a embocadura junto com as digitações parecidas... já toco flauta doce razoavelmente bem, comecei sozinho no começo do ano.
Toco guitarra e violão já vai fazer 8 anos e iria recuperar o tempo perdido estudando seriamente flauta transv. ou violino (na casa da música daqui de Diadema, me formarei no instrumento e tudo mais), e como não tem professor aqui na região pra esses dois ou são muito caros, vou me dedicar sozinho, já que tenho uma certa afinidade com afinação de ouvido e tudo mais (violino não seria problema).
Mas eis a questão... no violino eu teria que comprar cordas, a crina se caso precisasse trocar, o breu e tals... passei muito tempo pra achar as cordas certar pros meus dois violões (aço e nailon) e minha guitarra, assim seria um gasto a mais... mas na flauta transversal acho que não teria tanto gasto, só teria que tomar cuidado com o manuseio da flauta mesmo.
Vide que não teria tanta diferença nos preços dos instrumentos: -- flauta transversal eagle: FL 03 S (aquela em prata) = 750 reais -- violino roma, michael, eagle na mesma faixa (se alguém quiser optar algum modelo...)
Resumindo: se pife for parecido (não só embocadura) com a transversal, compro um pife e aprendo antes nele, antes de me aventurar mais... no violino não tenho tanto conhecimento de marcas e modelos, iria de michael ou eagle para estudar.
Desculpa se escrevo muito kkk mas se alguém matar esta dúvida, muito agradecido estaria eu o/
|
EduardoESR Veterano |
# set/12
· votar
Só recomendo violino de fábrica com arco, corda, alma, cravalete novos e ajuste de luthier. Eu comprei um Eagle Vk 644 e sem fazer nenhum ajuste, em apenas 2 meses ele já começou a me decepcionar, felizmente tenho quem me emprestar um instrumento melhor de vez em quando. Esses dias peguei um Eagle Vk 644 ajustado e com peças novas, parecia até outro instrumento, ou seja, pra mim de fábrica só vale a pena mesmo com peças alteradas e ajustes adequados, o que pode acabar saindo uns 400~800...
Se você quer aprender violino por hobby, talvez um mês de aula com algum professor decente já é o suficiente pra te dar alguma base pra você progredir no instrumento. Acho que sem ninguem pra te ajudar no começo você vai se enrrolar demais. Tenho aula online 1 vez por mês, mas toco apenas por diversão então acaba não importando muito.
|
Dr Nick Veterano |
# set/12
· votar
Se você ir para o violino por esta faixa de preço você já consegue um eagle vk544 não precisa trocar tantas coisas já quando comprar o instrumento, de início apenas trocar as cordas e apenas ajustar o cavalete já eh o suficiente, conforme sentir necessidade pode ir fazendo mais ajustes, falo em conforme sentir necessidade pois conforme vamos p progredindo no instrumento vamos querendo algo melhor, trocar aos poucos ajuda a notar a diferença que isso faz a alma você pode ajustar ou trocar depois de um tempo, o arco também, apesar de eles não mandarem arcos de qualidade boa, da para aguentar com eles por um tempo, falo em apenas ajustar o cavalete(junto com isso a pestana) e trocar as cordas porque estes sim fazem muita diferença nade tocar, o cavalete geralmente vem alto demais o que dificulta na hora de tocar, e a cordas que vem junto são MUITO ruins, são duras e não tem nenhuma qualidade de som, colocar um jogo de cordas da mauro calixto já vai fazer grande.diferença, esses dois ajustes não saem por mais do que 75 reais
|
Dr Nick Veterano |
# set/12
· votar
Agora sobre a flauta ou pifano não sei dizer se são parecidos, a única coisa que posso dizer e que não e bom aprender flauta sem fazer nenhuma.aula com professor no início, a flauta transversa usa uma posição pouco anatômica na hora de tocar e apenas alguém experiente vai conseguir te mostrar o modo certo de tocar e corrigir os possíveis erros que podem surgir no começo,
|
Guannais Veterano |
# set/12 · Editado por: Guannais
· votar
Eu fiz um caminho parecido com o seu, após tocar guitarra e violão durante vários anos resolvi me aventurar na flauta.
No inicio pensei em aprender flauta doce por ser mais barata, não fui muito longe porquê achava o som(timbre) da flauta doce irritante demais. Então resolvi tentar o pifano de bambú, primeiro comprei um de um Hippie que veio totalmente desafinado. Depois passei um tempo pesquisando sobre a fabricação e consegui um resultado tão bom que passei a vender no MercadoLivre.
O som do pífano é maravilhoso, mas ele tem algumas limitações:
A primeira é a extensão, depois de muita pesquisa consegui chegar a um modelo que alcança 2 oitavas confortavelmente, mais que isso nunca vi.
A segunda limitação é a digitação para #(sustenidos) e b(bemóis) . O pifano é um instrumento essencialmente diatônico, ou seja para tocar em um tom só. É possível fazer sustenidos e bemóis para tocar em outros tons mas isso envolve a utilização de digitação cruzada(combinações de dedos) e meio-buraco(tapar parcialmente o buraco).Sendo assim, a digitação para essas notas além de diferente da flauta transversal é bem mais difícil.
Se o seu objetivo é somente usar o pífano para aprender flauta transversal:
Você vai aproveitar: Embocadura, respiração, vibrato, etc. Você não vai aproveitar: Digitação, forma de segurar, passagens de notas, etc.
Eu comecei a tocar pifano por esse motivo também, mas acabei apaixonando pelo instrumento. Ele pode fazer algumas coisas que a flauta não pode, por exemplo os bends. Depois que comprei minha flauta transversal senti até falta de alguns recursos do pifano. Se quiser ouvir um pouco do que o pifano pode fazer ouça o cd: Carlos Malta e Pife Muderno.
|
Aust Veterano |
# set/12
· votar
EduardoESR: Então, não será mesmo por hobby, porque já irei fazer uma prova prática pra entrar na casa da música daqui de minha cidade (me formarei em 4 anos no instrumento, até poder entrar na orquestra daqui se conseguir), eu vi que terei pelo menos que saber o mínimo do instrumento, ou seja, pra mim só basta aprender a fazer os movimentos com o arco, digitação e afinação nas escalas não será problema pra mim... ainda mais que terei só 5 meses para a prova. Mas como você comentou de trocar peças e tudo mais, isso seria um pouco mais pra frente, conforme de tudo certo e entre mais grana na minha conta rsrs por agora pretendo só adiquirir o violino para aprender, mas irei seguir os concelhos e trocar depois as peças ou procurar agora algum eagle VK, muito obrigado.
Dr Nick: aqui onde moro não tem praticamente violinos, tenho que ir ou na Santa Ifigênia ou Teodoro Sampaio (centro de SP) e mesmo assim não achei esses modelos da eagle... mas vi uma loja que pode ter, mas o problema é que está em falta (os VK 144, 544 e 644), alias, vou hoje pra ver se chegou algum. Pelo visto quase todos concordam que eagle é uma boa marca, então espero poder encontrar logo algum Vk. E essas coisas de posturas me fez querer mais o violino, porque na flauta transversal nem tenho ideia das posições (tanto braço e dedos)... mas obrigado por comentar.
Guannais: eu comecei a tocar no começo do ano e já estou acabando de estudar o método do Monkemeyer pra flauta doce barroca. Tive a mesma sensação que você, de achar estridente de mais o som, queria até comprar um pifano, mas comprar um mais grave, em G se achasse, mas pelo visto terei que ir em algum lugar específico (nordeste). E como você disse que digitação não é a mesma... me faz votar no violino, que teria mais afinidade e talvez mais facilidade. Obrigado pelas informações.
Vlws pessoal, ajudaram muito.
|
Aust Veterano |
# set/12
· votar
Até esqueci de comentar... mas não aprenderei do nada o violino (talvez alguns acharam isso), baixei alguns métodos que não lembro o nome de cabeça, mas que li e achei bons. Verei alguns videos de postura e tudo mais... mas o que complicaria é o arco somente, seria como aprender a palhetar de novo rsrs
vlw de novo!
Qualquer coisa, podem colocar nome de métodos e links para eu poder baixá-los mais tarde e aprender, porque tenho só 5 meses pra prova o/
|
EduardoESR Veterano |
# set/12
· votar
Aust, sei que parece ser estranho, mas tem peças no violino de fábrica que acho que é quase obrigatório trocar, faz MUITA diferença no seu progresso. Meu arco que veio com o Eagle Vk 644 era mau balanceado, pra você ter noção, em movimentos mais rápidos ele chegava a pular do violino. Peças ruins fazem você parecer pior do que é pra mim chegam a atrapalhar o aprendizado
|
Aust Veterano |
# set/12
· votar
Bom ter dito isso EduardoESR... afinal já sou influenciado pelos meus ouvidos.
Tem um eagle VK144 que encontrei ontem na loja que fui, usado R$390,00; diz a moça que já tem algumas alterações e tals (e que o novo está entra R$450), desconfiei dela, mas pode até ser tudo isso. Mas por esse valor vale a pena pegá-lo? Posso até conseguir um desconto, vou pegar a vista mesmo pra isso, assim posso comprar um jogo de cordas e deixar na reserva e mais um breu (que não vem), mas vem um arco e um case até que legalzinho. Ou se não eu economizo mais e pego um feito pelo Rolim, ouvi falar bem deles, mas certamente por influência do bolso no momento terei que optar mais por esse VK144, mais por estar mais barato e ter as modificações.
Depois que conseguir entrar na Casa da Música e já estar estudando violino mais seriamente, comprarei um de mais qualidade.
Mas essas modificações seriam em que principalmente? Alma, cavalete, cordas e o arco?
|
Aust Veterano |
# set/12
· votar
Bom... conforme o esperado comprei o VK 144, até que gostei do som, ruim é que não segura muito a afinação, ainda mais que voltei a loja que comprei porque não soube afiná-lo kkkk agora já sei, e por isso farei uns meses de aulas antes de entrar na casa da música, até pra conhecer melhor o instrumento e sugar tudo do professor da escola. Comecei em casa fazendo como na guitarra e violão: conhecendo cada corda, "palhetando" do zero e vendo como funciona a articulação pra cada arcada em cada corda solta.
Mas obrigado aos que me deram uma luz, abraços!
|
EduardoESR Veterano |
# set/12
· votar
Pra modificações, acho que o legal é já mandar no luthier e pedir pra trocar a alma, encordamento e cavalete + ajustes. Já é um bom começo e acho que pra um violino de 400 reais é o suficiente, deixe pra modificar mais quando comprar um violino melhor. Arco eu só trocaria logo de cara se o seu tiver com defeito. Com o tempo talvez seria uma boa usar um arco de fibra de carbono de 200~400 reais, é melhor do que arcos de madeira nessa faixa de preço. Se for investir mais no arco, já ouvi falar a partir de uma certa faixa de preço os de fibra de carbono passam a ser inferiores ao de pau brasil, mas acho que isso seria pra arco de luthier acima de 1000~2000.
Acho que qualquer encordamento novo não segura a afinação direito, com o tempo fica mais tranquilo. Compra um afinador digital pra te salvar no começo.
|