Violino ou flauta transversal para aprender sozinho?

    Autor Mensagem
    Aust
    Veterano
    # set/12


    Alguém poderia me informar se a digitação em pife (pifano, pifaro, como preferir) é parecida ou igual a da flauta transversal em dó? Pois assim compraria um pife pra aprender a embocadura junto com as digitações parecidas... já toco flauta doce razoavelmente bem, comecei sozinho no começo do ano.

    Toco guitarra e violão já vai fazer 8 anos e iria recuperar o tempo perdido estudando seriamente flauta transv. ou violino (na casa da música daqui de Diadema, me formarei no instrumento e tudo mais), e como não tem professor aqui na região pra esses dois ou são muito caros, vou me dedicar sozinho, já que tenho uma certa afinidade com afinação de ouvido e tudo mais (violino não seria problema).

    Mas eis a questão... no violino eu teria que comprar cordas, a crina se caso precisasse trocar, o breu e tals... passei muito tempo pra achar as cordas certar pros meus dois violões (aço e nailon) e minha guitarra, assim seria um gasto a mais... mas na flauta transversal acho que não teria tanto gasto, só teria que tomar cuidado com o manuseio da flauta mesmo.

    Vide que não teria tanta diferença nos preços dos instrumentos:
    -- flauta transversal eagle: FL 03 S (aquela em prata) = 750 reais
    -- violino roma, michael, eagle na mesma faixa (se alguém quiser optar algum modelo...)

    Resumindo: se pife for parecido (não só embocadura) com a transversal, compro um pife e aprendo antes nele, antes de me aventurar mais...
    no violino não tenho tanto conhecimento de marcas e modelos, iria de michael ou eagle para estudar.


    Desculpa se escrevo muito kkk mas se alguém matar esta dúvida, muito agradecido estaria eu o/

    EduardoESR
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Só recomendo violino de fábrica com arco, corda, alma, cravalete novos e ajuste de luthier. Eu comprei um Eagle Vk 644 e sem fazer nenhum ajuste, em apenas 2 meses ele já começou a me decepcionar, felizmente tenho quem me emprestar um instrumento melhor de vez em quando. Esses dias peguei um Eagle Vk 644 ajustado e com peças novas, parecia até outro instrumento, ou seja, pra mim de fábrica só vale a pena mesmo com peças alteradas e ajustes adequados, o que pode acabar saindo uns 400~800...

    Se você quer aprender violino por hobby, talvez um mês de aula com algum professor decente já é o suficiente pra te dar alguma base pra você progredir no instrumento. Acho que sem ninguem pra te ajudar no começo você vai se enrrolar demais. Tenho aula online 1 vez por mês, mas toco apenas por diversão então acaba não importando muito.

    Dr Nick
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Se você ir para o violino por esta faixa de preço você já consegue um eagle vk544 não precisa trocar tantas coisas já quando comprar o instrumento, de início apenas trocar as cordas e apenas ajustar o cavalete já eh o suficiente, conforme sentir necessidade pode ir fazendo mais ajustes, falo em conforme sentir necessidade pois conforme vamos p progredindo no instrumento vamos querendo algo melhor, trocar aos poucos ajuda a notar a diferença que isso faz a alma você pode ajustar ou trocar depois de um tempo, o arco também, apesar de eles não mandarem arcos de qualidade boa, da para aguentar com eles por um tempo, falo em apenas ajustar o cavalete(junto com isso a pestana) e trocar as cordas porque estes sim fazem muita diferença nade tocar, o cavalete geralmente vem alto demais o que dificulta na hora de tocar, e a cordas que vem junto são MUITO ruins, são duras e não tem nenhuma qualidade de som, colocar um jogo de cordas da mauro calixto já vai fazer grande.diferença, esses dois ajustes não saem por mais do que 75 reais

    Dr Nick
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Agora sobre a flauta ou pifano não sei dizer se são parecidos, a única coisa que posso dizer e que não e bom aprender flauta sem fazer nenhuma.aula com professor no início, a flauta transversa usa uma posição pouco anatômica na hora de tocar e apenas alguém experiente vai conseguir te mostrar o modo certo de tocar e corrigir os possíveis erros que podem surgir no começo,

    Guannais
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Guannais
    · votar


    Eu fiz um caminho parecido com o seu, após tocar guitarra e violão durante vários anos resolvi me aventurar na flauta.

    No inicio pensei em aprender flauta doce por ser mais barata, não fui muito longe porquê achava o som(timbre) da flauta doce irritante demais.
    Então resolvi tentar o pifano de bambú, primeiro comprei um de um Hippie que veio totalmente desafinado. Depois passei um tempo pesquisando sobre a fabricação e consegui um resultado tão bom que passei a vender no MercadoLivre.

    O som do pífano é maravilhoso, mas ele tem algumas limitações:

    A primeira é a extensão, depois de muita pesquisa consegui chegar a um modelo que alcança 2 oitavas confortavelmente, mais que isso nunca vi.

    A segunda limitação é a digitação para #(sustenidos) e b(bemóis) . O pifano é um instrumento essencialmente diatônico, ou seja para tocar em um tom só. É possível fazer sustenidos e bemóis para tocar em outros tons mas isso envolve a utilização de digitação cruzada(combinações de dedos) e meio-buraco(tapar parcialmente o buraco).Sendo assim, a digitação para essas notas além de diferente da flauta transversal é bem mais difícil.



    Se o seu objetivo é somente usar o pífano para aprender flauta transversal:

    Você vai aproveitar: Embocadura, respiração, vibrato, etc.
    Você não vai aproveitar: Digitação, forma de segurar, passagens de notas, etc.


    Eu comecei a tocar pifano por esse motivo também, mas acabei apaixonando pelo instrumento. Ele pode fazer algumas coisas que a flauta não pode, por exemplo os bends. Depois que comprei minha flauta transversal senti até falta de alguns recursos do pifano. Se quiser ouvir um pouco do que o pifano pode fazer ouça o cd: Carlos Malta e Pife Muderno.

    Aust
    Veterano
    # set/12
    · votar


    EduardoESR: Então, não será mesmo por hobby, porque já irei fazer uma prova prática pra entrar na casa da música daqui de minha cidade (me formarei em 4 anos no instrumento, até poder entrar na orquestra daqui se conseguir), eu vi que terei pelo menos que saber o mínimo do instrumento, ou seja, pra mim só basta aprender a fazer os movimentos com o arco, digitação e afinação nas escalas não será problema pra mim... ainda mais que terei só 5 meses para a prova. Mas como você comentou de trocar peças e tudo mais, isso seria um pouco mais pra frente, conforme de tudo certo e entre mais grana na minha conta rsrs por agora pretendo só adiquirir o violino para aprender, mas irei seguir os concelhos e trocar depois as peças ou procurar agora algum eagle VK, muito obrigado.


    Dr Nick: aqui onde moro não tem praticamente violinos, tenho que ir ou na Santa Ifigênia ou Teodoro Sampaio (centro de SP) e mesmo assim não achei esses modelos da eagle... mas vi uma loja que pode ter, mas o problema é que está em falta (os VK 144, 544 e 644), alias, vou hoje pra ver se chegou algum.
    Pelo visto quase todos concordam que eagle é uma boa marca, então espero poder encontrar logo algum Vk.
    E essas coisas de posturas me fez querer mais o violino, porque na flauta transversal nem tenho ideia das posições (tanto braço e dedos)... mas obrigado por comentar.


    Guannais: eu comecei a tocar no começo do ano e já estou acabando de estudar o método do Monkemeyer pra flauta doce barroca. Tive a mesma sensação que você, de achar estridente de mais o som, queria até comprar um pifano, mas comprar um mais grave, em G se achasse, mas pelo visto terei que ir em algum lugar específico (nordeste).
    E como você disse que digitação não é a mesma... me faz votar no violino, que teria mais afinidade e talvez mais facilidade.
    Obrigado pelas informações.


    Vlws pessoal, ajudaram muito.

    Aust
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Até esqueci de comentar... mas não aprenderei do nada o violino (talvez alguns acharam isso), baixei alguns métodos que não lembro o nome de cabeça, mas que li e achei bons. Verei alguns videos de postura e tudo mais... mas o que complicaria é o arco somente, seria como aprender a palhetar de novo rsrs

    vlw de novo!

    Qualquer coisa, podem colocar nome de métodos e links para eu poder baixá-los mais tarde e aprender, porque tenho só 5 meses pra prova o/

    EduardoESR
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Aust, sei que parece ser estranho, mas tem peças no violino de fábrica que acho que é quase obrigatório trocar, faz MUITA diferença no seu progresso. Meu arco que veio com o Eagle Vk 644 era mau balanceado, pra você ter noção, em movimentos mais rápidos ele chegava a pular do violino. Peças ruins fazem você parecer pior do que é pra mim chegam a atrapalhar o aprendizado

    Aust
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Bom ter dito isso EduardoESR... afinal já sou influenciado pelos meus ouvidos.

    Tem um eagle VK144 que encontrei ontem na loja que fui, usado R$390,00; diz a moça que já tem algumas alterações e tals (e que o novo está entra R$450), desconfiei dela, mas pode até ser tudo isso. Mas por esse valor vale a pena pegá-lo? Posso até conseguir um desconto, vou pegar a vista mesmo pra isso, assim posso comprar um jogo de cordas e deixar na reserva e mais um breu (que não vem), mas vem um arco e um case até que legalzinho.
    Ou se não eu economizo mais e pego um feito pelo Rolim, ouvi falar bem deles, mas certamente por influência do bolso no momento terei que optar mais por esse VK144, mais por estar mais barato e ter as modificações.

    Depois que conseguir entrar na Casa da Música e já estar estudando violino mais seriamente, comprarei um de mais qualidade.

    Mas essas modificações seriam em que principalmente? Alma, cavalete, cordas e o arco?

    Aust
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Bom... conforme o esperado comprei o VK 144, até que gostei do som, ruim é que não segura muito a afinação, ainda mais que voltei a loja que comprei porque não soube afiná-lo kkkk agora já sei, e por isso farei uns meses de aulas antes de entrar na casa da música, até pra conhecer melhor o instrumento e sugar tudo do professor da escola.
    Comecei em casa fazendo como na guitarra e violão: conhecendo cada corda, "palhetando" do zero e vendo como funciona a articulação pra cada arcada em cada corda solta.

    Mas obrigado aos que me deram uma luz, abraços!

    EduardoESR
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pra modificações, acho que o legal é já mandar no luthier e pedir pra trocar a alma, encordamento e cavalete + ajustes. Já é um bom começo e acho que pra um violino de 400 reais é o suficiente, deixe pra modificar mais quando comprar um violino melhor. Arco eu só trocaria logo de cara se o seu tiver com defeito. Com o tempo talvez seria uma boa usar um arco de fibra de carbono de 200~400 reais, é melhor do que arcos de madeira nessa faixa de preço. Se for investir mais no arco, já ouvi falar a partir de uma certa faixa de preço os de fibra de carbono passam a ser inferiores ao de pau brasil, mas acho que isso seria pra arco de luthier acima de 1000~2000.

    Acho que qualquer encordamento novo não segura a afinação direito, com o tempo fica mais tranquilo. Compra um afinador digital pra te salvar no começo.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Violino ou flauta transversal para aprender sozinho?