Jesus amado, como eu detesto recitativos.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/12


    Acho muito chato. Não entendo como isso um dia foi costume nas composições.

    Mais alguém pula os recitativos quando está ouvindo um CD sem muita paciência? Alguém tem uma "lista" de recitativos preferidos? =P

    Uma definição rápida pra que mais pessoas possam participar:

    "Recitativo é um gênero musical no qual é permitido ao Cantor usar o Tempo da fala e não o da música. O trecho musical é cantado normalmente por um solista, utilizando-se de uma linha melódica sem acompanhamento, ou com leve acompanhamento responsivo durante as pausas do cantor, e fica a meio termo entre o canto e a fala. O termo Recitativo, do Italiano, já indica que o que se canta é mais "recitado" do que cantado."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Recitativo

    Comentem.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Recitativos?! Nem sabia que existia isso... Lendo e aprendendo ;)

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    LeandroP

    Não me admira que não seja muito famoso.
    Nunca vi uma coletânea: "Os melhores recitativos."

    Agora de árias e corais tem vários cds assim. Acho que isso já diz muita coisa auhauha

    McBonalds
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: McBonalds
    · votar


    Ué, ouvindo música vocal agora!?

    E tem recitativos que são chatos mesmo. O pior é que em algumas vezes a própria ária que vem depois nas obras é tão chata que não dá para diferenciar do recitativo.

    Já tem outros que são importantes pra se entrar no clima da ária.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Nem me lembro de ter escutado muitos, na verdade eu não sei citar nenhum.

    Me lembraria de citar um recitativo instrumental, mas também não me lembro de nenhum...

    <O>

    makumbator
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    A função básica do recitativo em música vocal era(e é) para agilizar a história, de forma a poder contar muitos fatos(ou desenvolver ações mais rápidas e ou de menor importância) em pouco tempo de música.


    É claro que na música instrumental também se usa o recitativo, imitando a caracterização que se faz na música vocal.

    Também não é meu recurso favorito (principalmente para tocar, pois em geral são acordes parados e ou suspensos). Mas alguns funcionam bem. Em geral gosto mais dos recitativos barrocos que dos posteriores.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    McBonalds
    Ué, ouvindo música vocal agora!?

    De música vocal só cantatas, motetos e missas barrocas ou clássicas ainda =P

    E tem recitativos que são chatos mesmo.

    Cite uns ae que você não ache chatos, só por curiosidade mesmo.

    Já tem outros que são importantes pra se entrar no clima da ária.

    Olha, se for curtinho curtinho, até vai.

    TG Aoshi

    auhauhuahuahua

    makumbator
    A função básica do recitativo em música vocal era(e é) para agilizar a história, de forma a poder contar muitos fatos(ou desenvolver ações mais rápidas e ou de menor importância) em pouco tempo de música.

    Eu nunca tinha visto por esse lado! =P

    Também não é meu recurso favorito (principalmente para tocar, pois em geral são acordes parados e ou suspensos). Mas alguns funcionam bem. Em geral gosto mais dos recitativos barrocos que dos posteriores.

    Cool!
    Saberia indicar algum recitativo que mereça destaque?

    McBonalds
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: McBonalds
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    De música vocal só cantatas, motetos e missas barrocas ou clássicas ainda

    Não me admiro que você ache chato :P

    Cite uns ae que você não ache chatos, só por curiosidade mesmo.

    No momento o meu favorito é esse aqui, mas muito mais pelo que ele significa para a ópera do que pela música em si.



    E a cabaleta que vem depois dele também é sensacional:



    Fora esse também tem um recitativo pra tenor do Messias, de Haendel, que eu acho que você vá gostar mais (pra mim é mais ou menos):



    Agora eu não me lembro de cabeça, mas tem uns recitativos bufos de Rossini que até são legais, mas tem que saber a letra pra entender.

    makumbator
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Saberia indicar algum recitativo que mereça destaque?

    Eu gosto dos barrocos. Aqui o da cantata para alto e orquestra (aqui cantada pelo ótimo contratenor Andreas Scholl):

    http://www.youtube.com/watch?v=ydILxghsw-M&feature=relmfu



    O recitativo vai até 1:10, depois segue a ária.

    Aqui o primeiro movimento (que adoro), só para completar a peça:

    http://www.youtube.com/watch?v=Z9nNHSU3Icw




    Aqui só para mostrar um belo movimento instrumental da cantata BWV 35, que acho genial(não tem nenhuma relação com recitativo do tópico...hehehe):

    http://www.youtube.com/watch?v=K8SHVeU9dIU




    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    McBonalds
    Não me admiro que você ache chato :P

    Só acho chato os recitativos. E os de óperas românticas que eu já ouvi não gostei também não, seu bobo =P

    No momento o meu favorito é esse aqui, mas muito mais pelo que ele significa para a ópera do que pela música em si.

    Olha :O
    Maneiro, hein. Mas só achei maneiro porque o instrumental que intercala o cara recitando não é paradão como dos recitativos que eu to acostumado =P

    E a cabaleta que vem depois dele também é sensacional:

    Gostei também!

    Fora esse também tem um recitativo pra tenor do Messias, de Haendel, que eu acho que você vá gostar mais (pra mim é mais ou menos)

    Isso aí é recitativo? o.O
    Nem me pareceu. Gostei bastante.

    makumbator
    Aqui o da cantata para alto e orquestra

    O recitativo não me agradou como os demais que eu ouço, mas a ária depois é muito foda!!

    Aqui o primeiro movimento (que adoro), só para completar a peça:

    Muito bom!

    Aqui só para mostrar um belo movimento instrumental da cantata BWV 35, que acho genial(não tem nenhuma relação com recitativo do tópico...hehehe):

    ahahah Tá valendo! Ainda mais porque eu também adorei! Alucinante essa, hein!
    Preciso conhecer melhor os BWVs iniciais do Bach, conheço razoavelmente bem as instrumentais, mas sei que estou perdendo muita coisa boa do restante. Vou tentar ouvir um cd do Bach 2000 por dia =P

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Só vi o primeiro vídeo do makumbator, gostei bastante. Tem uma atmosfera bem especial, é como se preparasse um tapete pra ária que a segue. É meio óbvio, mas perde muito o sentido escutar como uma peça separada.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    makumbator

    Po, comecei a maratona Bach e logo de cara nos primeiros BWVs já achei várias peças muito maneiras (das cantatas BWV 1a 6), imagine no resto /o\
    Só que tô seguindo a edição Hänssler, pois foi a que eu achei com boa qualidade. Ó só que coral maneiro no BWV 4:

    http://www.youtube.com/watch?v=FI815mcAq-Q



    Koy-kun
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Koy-kun
    · votar


    Ae Die Kunst, que "instrumento classico" você toca? Você parece manjar muito cara, qdo vejo esses posts. Ai eu não tenho história nenhuma pra contar mas (auhauh) bem que alguem pudia criar um tópico pra quem ja tem uma história boa na música postar tpw bibliografias como aquelas Talento do cifras neh, ia ser bacana o cara saber um pouco mais sobre algumas pessoas que fazem uns posts bem interessantes como os seus. =]

    pianoid
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    rap é só recitativo

    haja saco

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    pianoid
    Pois, quando li a definição no primeiro post, pensei: é o avô do rap.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    O tema do tópico é mais profundo.

    Para apreciar uma opera por exemplo, tem que primeiro se preparar.
    Tem que ter um tempo livre que não esteja sujeito a interrupções.

    Pontos de atenção:
    - ler antes ou depois um bom review da opera ou peça musical;
    - ter em mãos o livreto e entender o seu texto, pode e deve contar com o auxílio de uma boa tradução, ou se assistir em DVD com boas legendas e boa tradução;
    - esta preparação influencia em muito a apreciação da obra em geral, principalmente as partes recitadas,;
    - e a qualidade da obra em geral não depende só da música, a opera por exemplo envolve diversas artes executadas em conjunto.

    Eu recomendaria que fosse criado um outro tópico, como por exemplo:
    "Como se preparar para ouvir a música clássica"
    Além da opera com suas artes, outros pontos, como a instrumentação, os movimentos e muito mais.

    No caso dos recitativos os mesmos são prejudicados pela pressa dos dias de hoje, e principalmente pela falta de textos complementares, muitos antigos lps e cd's e até dvds pecam pela ausência de encartes com os detalhes.

    A minha cunhada tem uma coleção de operas com os lps, com encartes, e explicações nos menores detalhes da obra,.
    É outra coisa, ficar sentado confortavelmente e ter acesso aos textos e imagens.
    Um recitativo pode ficar sem sentido e chato escutado fora do contexto.
    Mas escutado da forma correta é outro sentimento, e entendendo o que se passa na opera, o nosso cérebro criar imagens mentais, e assim gera emoções, sentimentos etc..., como na leitura de um bom livro.
    E assim o recitativo passa a ter uma outra beleza a ser admirada, o foco aqui não é tanto a parte musical, mas sim levar ao bom entendimento.
    E o desempenho do cantor aqui também é importante, a entonação da voz, as exclamações, as afirmações, as interrogações, o sentimento de surpresa e muito muito mais. não é somente um mero
    recitar.
    E numa opera como um todo esta parte também é importante, a qualidade tem que estar aqui.

    makumbator
    Moderador
    # ago/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3
    Tem que ter um tempo livre que não esteja sujeito a interrupções.

    Ou não né. Neguinho no fim do séc XVIII ia assistir óperas barrocas de pé, comendo, jogando cartas, conversando, namorando, aplaudindo quando achasse necessário e vaiando também (até por não serem exatamente reuniões com público anônimo, e sim eventos com convidados, amigos, mecenas, etc...). E em muitas óperas bufas o texto era de menor importância (pra não dizer vulgar mesmo).

    Mas sim, recitativos em geral só funcionam dentro da obra maior a que pertencem, pois como comentei antes servem muito pra agilizar a história (contando um monte fatos ou descrevendo várias ações em pouco tempo de música).

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Makumbator

    No geral as operas são profanas e eram bem populares também.

    Era um espetáculo, e hoje as operas bufas (vulgares) tem outra conotação.

    Agora nos dias de hoje quem tem paciência para ouvir uma opera do inicio ao fim.?
    Não pulando parte nenhuma na audição?
    No geral se escuta mais a introdução e as árias.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Jesus amado, como eu detesto recitativos.