Viola - informações

    Autor Mensagem
    Snowboy237
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Snowboy237


    Olá mestres do fórum ! hahaha
    Bom eu estou me interessando cada vez mais por música erudita , tanto que estou escutando mais bach do que pink floyd ( que é minha banda favorita ) , e estou muito interessado em aprender algum instrumento , digamos .. mais ''clássico'' , porque nem tudo rola de tocar na guitarra ou no violão ( dá até pra zuar um pouco mas não fica muito bonito ) e já estou entrando no mundo da composição também ( tenho alguns projetos inacabados de sonatas .. haha =/ ) e estava pensando em comprar uma viola baratinha para poder aprender ( provavelmente sozinho ) e achei essa no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233080924-viola-de-arco-parrot- 44-com-estojo-luxo-arco-breu-_JM . Ela é muito ruim ? Infelizmente não conheço quase nada sobre o assunto , mas já ouvi falar que as boas mesmo são as de luthieres ( acertei no plural ? ) mas como é um tiro no escuro não vou gastar muito . Mas mesmo sendo meio arriscado aprender sozinho , pretendo me dedicar bastante para melhorar cada vez mais no mundo da música e da composição e ter outros caminhos a seguir tendo influencias de mais instrumentos na minha .. digamos '' visão musical '' .

    desde já agradeço e abraços o/

    alexandrecoppo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Snowboy237
    eaw kra blz. Boa escolha de instrumento, n tem muita concorrencia com viola.
    Pra aprender é uma viola honesta, mais eu acho o som dela muito abafado meio morto, procura por violas da eagle que tem o som melhor e deve ser só uns 100 a 150 reais mais caro que essa. Quanto a viola de luthier nao vou gereralizar mais toquei com uma certa vez e nao gostei mto nao. Mais fica a seu criterio.

    flw abraços.

    Snowboy237
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    alexandrecoppo
    Brigado cara ! Haha sempre gostei de tons médios e de fato não existem muitos violeiros ( assim mesmo ? ) por ai . com o tempo eu tomaria aulas, mas, de início, iria tentar me desenvolver sozinho , alguma dica ?

    abraços
    o/

    Snowboy237
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    alexandrecoppo
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236674837-viola-eagle-va-150-co mpleta-estojo-luxo-frete-gratis-_JM essa já seria melhor ?

    alexandrecoppo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Snowboy237
    kra eu nunca toquei nesse modelo a minha é uma vk 16 eu acho (ou é 160 n sei ta meio apagado). Mais éssa ja seria mto melhor pois vai aguentar um bom tempo com vc.
    olha dois bons metodos de viola q eu lembro agora sao o suzuki e o a tune a day que tem desde iniciante como escalas até o mais avançado como 3ª posiçao.
    quanto ao termo violeiros é pra quem toca viola caipira, o termo certo é violista.

    flw abraços.

    cl19
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: cl19
    · votar


    Snowboy237
    Não toco viola, mas dá uma olhada neste link para baixar métodos e estudos

    cellolover
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Olá Snowboy237
    Parabéns pela decisão de estudar viola. Sempre ajuda tocar um instrumento clássico para se aprofundar na música clássica. Aqui no Brasil, acho que os melhores instrumentos disponíveis para iniciar ainda são ruins, mas para o início podem ser usados. Só um conselho: independente do instrumento que for comprar, assim que comprá-lo leve a um luthier para ajustar. Ele vai garantir um som melhor para o instrumento e uma boa regulagem para seu conforto. Outra coisa importante - Violas têm vários tamanhos diferentes, compre uma que vc. possa segurar confortavelmente, de acordo com o tamanho do seu braço. Isso vai ajudar no aprendizado e minimizar problemas de má postura. Respondendo a pergunta, quem toca viola clássica é chamado violista. Boa sorte com seu instrumento e no estudo.

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Snowboy237
    Pensei que tinha respondido aqui, mas vi que não hahahaha.

    Bom, essa Parrot não vale tanto à pena, tenho um violino da mesma linha. Serve pra brincar só, pra ficar aceitável tem que trocar todas as partes móveis por outras feitas de madeira boa e levar num luthier pra ajustar. É melhor pegar a Eagle, é só fazer os ajustes básicos no luthier e ela fica muito boa. Eu tenho a VA-150, é muito agradável tocar nela e tem um timbre bom.

    Quanto aos métodos, prefiro seguir a linha das escolas européias, então nada de estudar Suzuki como principal. Prefiro pegar os volumes 1 do Hans Sitt, Nicholas Laoureux, Berta Volmer e do Sevcik. Dos 3 primeiros, o Berta Volmer, na minha opinão é melhor porque é feito pensado diretamente na viola enquanto o Sitt e o Laoureux são transpostos do violino. A técnica dos dois instrumentos é praticamente a mesma coisa, só que o Volmer já é pensado diretamente pro instrumento.

    Já o Sevcik, que também é transcrito do violino, é ótimo pra usar junto. O opus 1 pega um apanhado da técnica geral do instrumento. Os primeiros exercícios focam no desenvolvimento correto do movimento dos dedos e da mão esquerda com diferentes padrões de dedilhado.

    Baixa o Sevcik daqui: http://opensourcemusic.org/?p=819

    Livro 1 - Exercícios básicos em 1 primeira posição, escalas (a cromática também), início de acordes e cordas duplas;
    Livro 2 - Exercícios em posições fixas até a 7a;
    Livro 3 - Escalas e exercícios de mudança de posição
    Livro 4 - Alguns exercícios de corda dupla

    Desses, acho que só o 1 vale à pena por enquanto. O 2 é parecido com o volume 2 do Hans Sitt. E o 3 e o 4 tem outros dois livros do Sevcik (op.8 e 9, respectivamente) que abordam o mesmo assunto de maneira mais abrangente. E, pra escala, depois vão surgir outros métodos melhores (Kross, Flesch e outros).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Viola - informações