Viola! Acudaaaaa!

    Autor Mensagem
    Arnaldo Marques
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Arnaldo Marques


    Salve!
    Depois de ler o tópico ''Violino...Topico Definitivo'' realmente gostei muito e decidi começar a tocar. Comprei no mercado livre o método Suzuki e já ia pensar em comprar um violino quando ouvi uma Viola (Clássica, erudita, não aquela tipo violão).

    Fiquei besta com o som, e tô besta até agora, porque não acho nada sobre viola na net. É terrível, é incrível como não tem nada profundo.

    Alguém saberia dizer se posso usar esse método, Suzuki, para aprender viola? Posso usar as partituras de violino também?
    Todas as técnicas ensinadas no site http://violinmasterclass.com
    eu posso usar para a viola??

    Muito obrigado pela força.

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Arnaldo Marques
    Como você não acha nada?? Poxa...procura no orkut.

    A Viola é parecida com o violino, mas tem umas peculiaridades...

    Você pode começar com o suzuki (que é uma merda, me perdoe o termo), mas seria bom começar logo com um método de viola.

    Arnaldo Marques
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Arnaldo Marques
    · votar


    Valeu pela dica. Não tenho Orkut e nunca entrei, mas vou dar uma olhada. Não fazia idéia que podia encontrar algo por lá.

    Mas poxa Himura, fala isso não, pensei que esse Suzuki era o bicho (apesar que quando vi a primeira música da apostila ''Brilha, Brilha estrelinha'', quase que me enforco com o cardaço do tênis. Putz!)

    Valeu mesmo. Até!

    Edit: Acabei de pesquisar no Orkut e realmente ajudou bem. Mas não achei nada sobre o tamanho da viola. Dizem que para adultos deve ser maior que 40, mas já vi viola para adulto sendo vendida como tamanho 16. Alguém sabe explicar por quê?

    Edit 2: Bem, usando um complexissímo instrumento chamado ''régua'', percebi que 16 polegadas corresponde a praticamente 40 centímetros.
    Que coisa dão?

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Arnaldo Marques
    O tamanho exato eu num sei, mas procura uma de 4/4, que é o tamanho inteiro...

    Na verdade, as partituras do suzuki não são ruins, mas o método é uma bosta, porque o Suzuki não é pra formar músicos, e sim cidadãos disciplinados... Ele enrola muito e não ensina técnica direito..

    Mas, se você usar outro método e pegar uma ou outra partitura do Suzuki fica legal, sacou?

    O que eu uso pra violino é Nicolas Laoureux.

    George Pinheiro
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Arnaldo Marques

    Eu sou violista e posso te ajudar com algumas coisas. Primeiro: a viola se difere do violino por três fatores preponderantes. Primeiro a afinação. Enquanto o violino é afinado em E - A - D - G a viola é afinada em A - D - G - C, ou seja não possui o mi agudo do violino, e sim um dó mais grave. Ambos são afinados em quintas. O segundo é o tamanho. Pelo fato de a viola ser mais grave, seu tamanho é maior. Não há tamanhos bons de viola. Atualmente uso uma viola tamanho 40, mas pretendo comprar uma tamanho 42 ou 43. Violas 4/4 são para adultos, enquanto as 3/4 são para crianças. Teceiro: a clave utilizada pela viola é exclusiva dela. Não há outro instrumento que utilizeessa clave como princiapl. Essa clave é a clave de dó na terceira linha. Isso pelo fato de a viola ser um instrumento médio (nem grave e nem agudo). Já o violino utiliza a clave de sol. Por isso leituras de partituras para violino não são pertinentes.

    O método suzuki para viola é uma transcrição do método suzuki para violino. O que ele fez foi passar da clave de sol para a clave de dó. Mas mesmo assim leia sempre em clave de dó, pois é a clave que você vai utilizar enquanto estiver tocando viola. Portanto não compre o suzuki para violino, mas para viola (um pouco mais difícil de achar...). É um bom método para se iniciar, mas peca um pouco em técnica. Um bom método seria o da Berta Volmer (o nome é em alemão, não sei escrever...). Boa técnica e boa música.

    Material para viola na internet não sei se hé porque eu nunca procurei, pois utilizo o da Escola de Música de Brasília.

    Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

    Arnaldo Marques
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Arnaldo Marques
    · votar


    Valeu rapaziada! Fico feliz pela disposição. Valeu mesmo.

    De tamanho de viola já ouvi dizerem que quanto maior a viola é melhor para se conseguir boa sonoridade. (acho que a maior é 16/5)

    Como já havia comprado o suzuki para violino, antes de conhecer a viola, vou deixar de lado e procurar esse Berta Volmer. Na rua Teodoro Sampaio, a rua dos instrumentos musicais de São Paulo, vende alguns métodos para viola. Vou ver lá.

    O site http://violinmasterclass.com é, pelo menos eu acho, um dos melhores sites para quem quer aprender violino. É só entrar em Master classes e escolher o vídeo que quer ver. Tudo é ensinado em vídeo. Excelente

    Sabendo disso, a postura do violino, os exercícios e as técnicas como Martelé, Legáto, Ricochet, Spiccato, Pizzicato, entre outras centenas, mostradas pelo site, podem ser usadas sem problemas para a viola? Ou seja, posso usar esse site como o meu professor virtual de viola? Digo isso porque não tenho condições por enquanto de ter aula, então serei auto-didata por um tempo.

    Valeu novamente.

    George Pinheiro
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: George Pinheiro
    · votar


    Arnaldo Marques
    Onde você mora?

    Arnaldo Marques
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    São Paulo, Capital.

    George Pinheiro
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Aí com certeza há bons lugares e acessíveis para se aprender viola, que não é um instrumento simples para ser autodidata.

    Arnaldo Marques
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    O problema é esse!
    Os lugares que tem são pagos (estou desempregado, então a grana anda meio curta!)
    O único lugar de graça que achei só abre as inscrições em dezembro, fora que ainda não tem de sábado.
    Por isso arriscarei ser auto-didata um tempo para depois entrar em alguma escola.

    Valeu!

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    · votar


    George Pinheiro
    se toca viola? a quanto tempo?
    tem msn?

    Ken Himura
    toca violino? a quanto tempo?
    tem msn?

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    kenshin_himura1@msn.com

    George Pinheiro
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    funesto_@hotmail.com

    o violista
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Presiso um corpo de viola 4/4, pode ser quebrado, não presisa de espalera, estandarte, clavijas...em fim presiso de um corpo de viola para desenvolver as míass experiencias sonoras. A viola mayor hayo que teim 42 cm, boa para quem teim brazos cumpridos. E uma pena que ese magnífico instrumento ainda seja tocado em clave de Do em 3a.línea. Podería usarse perfeitamente clave de Sol e algo de Fa, facilitaría muito o convite para ese instrumento participar mais, especialmente na música popular, onde praticamente ninguem vai se tomar o trabalho de estudar esa maldita e solitaria clave..Ainda bem que por ejemplo no violoncello a clave de Do em 4a. está práticamente em desuso, são uma verdadeira bobagem, propias de outras épocas bastante atrasadas, onde o sofrimento era a base do crecimento....Tal veiz presise ser asim mesmo??????????

    Morgenstern
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    A viola e realmente um instrumento fascinante , em minha opinião melhor que o violino ... um instrumento otimo para quem e iniciante e odeia o som estridente do violino ...

    Ta ai umas das antecessoras da Viola e do Cello ... a viola da Gamba
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Viola_da_gamba

    Para quem não sabe a viola alem de ser a mãe (e não a irmã) do violino é tambem a intersecção entre o violino e o violoncelo

    Quem gosta do jeito de tocar do violino das posiçoes(apesar de ser maior que o violino) e quem gosta do som do cello (apesar de ser 1 oitava acima) a viola é o caminho.

    Jorge Pinheiro

    Vc disse tudo Berta Volmer é simplesmente o melhor metodo para viola , eu tive a honra de ter aula com um professor que teve aula com um aluno dela ... ou seja o professor do meu professor teve aula com Berta Volmer ... Ele é bom ...
    Apesar de morar em uma cidade tosca ... pelo menos os alunos de viola e violino aqui estão bem servidos ....

    Mas lembre-se: para ser um bom musico basta 1% de dom e 99% de força de vontade

    Morgenstern
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Morgenstern
    · votar


    o violista

    Aprender coisas novas faz a gente evoluir ... eu compreendo todas as claves (Fa,Sol e Dó) e posso te dizer que melhora a leitura muito ...

    Alem disso a clave de Dó e o charme da viola kkkkk
    De todas as claves e a mais facil pois tem poucos espaços inferiores (pelo menos nas partes de viola) ....
    Um dos unicos instrumentos (Viola Barroca e Trombone tbm) que tocam em clave de Dó .... e soh pra quem pode ou pra quem é loko kkkk

    makumbator
    Moderador
    # mar/09
    · votar


    Morgenstern

    Um dos unicos instrumentos (Viola Barroca e Trombone tbm) que tocam em clave de Dó .... e soh pra quem pode ou pra quem é loko kkkk

    Tem muitos outros(além dos citados por ti):

    Contrabaixo acústico usa clave de dó na 4a linha na região aguda(além da clave de sol no agudíssimo)

    Cello também usa clave de dó nos mesmos casos do contrabaixo

    fagote e contrafagote idem

    Morgenstern
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Desculpe ...
    Eu quis dizer na terceira linha ....
    No centro ....

    Eu tambem tocava viola em clave de Sol .... kkkk

    o violista
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Dá para adaptar......trombone toca em clave de FA e SOL, DO em 3a. hayo que não
    A leitura e um medio, para ir a o que realmente interesa que é a ejecução. Otimo aprender, o novo, o velho, mais insisto em que leitura e um simples "medio", então cuanto mais breve melhor, mais ou menos como a cuantidade de ~~~~´´´´^^^`````que o portugués usa me parecscscse desnecesario e cuanto mais personal a técnica melhor.....claro, perdão porque o forum é múscscsica erudita.......me perdí no meio da navegação.

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Desviando um pouco do tópico...

    O interesse do nosso colega Arnaldo Marques pela viola tem cerca de quatro anos já. Queria saber se ele poderia falar um pouco sobre como foi o progresso dele nesse tempo.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Isso se ele ainda existe no fórum! =P

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    clave de Dó
    Se não me engano, cravo também usa, dó1 (Dó na primeira linha). Tenho aquele "Caderno para Anna Magdalena Bach", a mão direita inteira está nessa clave.

    makumbator
    Moderador
    # mar/09
    · votar


    TG Aoshi

    Antigamente se usava. Os cravistas de hoje não a usam mais. Na verdade, se vc pegar edições de qualquer coisa muito antiga(antes do séc XIX) verá muito material escrito em clave de dó(e em todas as linhas).

    Por exemplo, a edição original da Arte da Fuga do Bach tem clave de dó nas vozes intermediárias de todas as peças(dó na primeira,segunda, terceira e quarta linhas). As edições modernas da mesma obra atualizam o material, e passam essas linhas para clave de sol, fá(o que ficar mais conveniente).

    Principalmente nas edições destinadas à sua execução ao cravo(que é onde mais se toca a Arte da fuga) evita-se o uso de clave de dó(pois os cravistas não a lêem muito bem). Apesar da obra propriamente dita ser abstrata, contraponto em estado puro, e não indicar nenhum instrumento específico, muitas edições gostam também de colocar as vozes juntas no sistema de dois pentagramas(clave de sol e fá), justamente para a leitura em instrumento de teclas.

    Dogs2
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    o som das violas juntas é lindo, dá vontade de compor uma trilha sonora de suspense inteirinha só com as violas

    o violista
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Tambén hayo que a altura e timbre da viola e muito bom, acredito que não teim muita literatura principalmente por causa da clave de Do em 3a.línea que dificulta bastante até para os mais eruditos como ya cansei de ver. Tambén me lembro de o que mía profesora de cello (era spalla de cellos da Filarmónica do teatro Colón em Buenos Aires), decía que a viola era un instrumento mediocre, con todo o respeito a sua inteligencia e arte (y que dios la tenga en la gloria), discordo profundamente de iso. Viva a Viola e vivam os Violistas.

    Morgenstern
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    o violista
    mediocre é ela que não sabe o que é som ...

    Tinha que ser argentina --'

    Nick Berne
    Veterano
    # set/09
    · votar


    tinha que ser argentina

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Viola! Acudaaaaa!