Por que o assovio não é e nunca foi melhor aproveitado como instrumento?

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge


Por que o assovio não é e nunca foi melhor aproveitado como instrumento?

Só vejo o assovio sendo utilizado em música popular e ainda assim é exceção. Por que motivo ele nunca foi aproveitado como um instrumento? Não consigo imaginar nenhum. Tessitura? Volume? Timbre?

Por que não há uma seção de assovios em uma orquestra?

Há algum motivo físico que explique o preterimento do assovio como instrumento?

Abaixo um exemplo de uma música popular que utiliza o assovio:



vinibassplayer
Veterano
# mar/12
· votar


Muuuito mais difícil assoviar no tom q cantar...
Mas ñ usa quem ñ quer.
Essa questão de timbre, ñ percebi uma diferença marcante entre assovios de pessoas diferentes.
Ñ eh mto comum msm ñ...

TerraSkilll
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Essa foi meio filosófica, não?

Creio que o assovio sempre foi visto como um "ornamento", um enfeite, seja no popular, seja no erudito. Se nenhum autor se deu ao trabalho de "criar" uma linha para assovio (e como ficaria isso em uma partitura?), provavelmente foi por não o ver como interessante/necessário, ou não achar uma utilidade para ele que não pudesse ser conseguida com outro instrumento (flauta, talvez?).

Há algum motivo físico que explique o preterimento do assovio como instrumento?
Não creio, mas notas longas ou sequências com poucas pausas devem ser complicadas de se fazer assoviando.

Abraço.

Hansen
Veterano
# mar/12
· votar


porque se vc der uma risadinha, seu instrumento fica offline.

guilherme_97
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Verdade, mas ja que ninguem nunca fez mesmo, fique famoso sendo o primeiro cara a compor musicas usando o assobio como instrumento principal kkkkkk

juninholiveira
Veterano
# mar/12
· votar


Eis a questão: Como seria uma pauta de assovio?

Observação: É assoVio ou assoBio?

De Ros
Veterano
# mar/12
· votar


juninholiveira

A pauta seria igual. Notas musicais com suas divisões e pausas.

Die Kunst der Fuge

Na "SAF", tem a participação de um grande amigo nesse papel. aguarde...

Fora do mundo erudito, o Ennio Morricone usou muito esse recurso. De maneira genial, diga-se de passagem!!

TG Aoshi
Veterano
# mar/12
· votar


hehe! Interessante!

O que encontrei agora, numa busca rápida, foi o termo puccalo, usado em Jazz. Difícil saber o porque desse desuso... Eu chutaria o volume sonoro, porque como instrumento é plenamente capaz:



TG Aoshi
Veterano
# mar/12
· votar


Falado nesse assunto, existe scat singing em música erudita? Ou será outro recurso pouco aproveitado?

cellolover
Veterano
# mar/12 · Editado por: cellolover
· votar


Nunca tinha pensado nisso....acho que não há razôes especificamente musicais que justifiquem o abandono do assovio, além da existência do naipe de sopros, que seria "mais confiável" do ponto de vista da execução,
Além do Morricone, lembro Dorival Caymi, que usou o recurso muito bem, como na canção abaixo. Abraços!!


Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


vinibassplayer
Muuuito mais difícil assoviar no tom q cantar...

Não acho que isso seja verdade.

TerraSkilll
(e como ficaria isso em uma partitura?)

Normal, talvez fosse transpositor de oitava, não sei.

ou não achar uma utilidade para ele que não pudesse ser conseguida com outro instrumento (flauta, talvez?)

Não creio, mas notas longas ou sequências com poucas pausas devem ser complicadas de se fazer assoviando.
Todo instrumento possui suas limitações, não acho que isso seria motivo para descartá-lo completamente. Ademais, nós somos assoviadores amadores eheheh veja só o vídeo postado pelo TG Aoshi!

Abraço!

Hansen
porque se vc der uma risadinha, seu instrumento fica offline.

Mas em teoria isso se aplica a qualquer outro instrumento de sopro, então não é um fator determinante.

guilherme_97
Verdade, mas ja que ninguem nunca fez mesmo, fique famoso sendo o primeiro cara a compor musicas usando o assobio como instrumento principal kkkkkk


Vou compor uma Fuga para assovios! Aguarde ehehhe

juninholiveira
Eis a questão: Como seria uma pauta de assovio?

Seria normal. Não sei qual é a tessitura normal do assovio, não achei essa informação, mas talvez pudesse ser transpositor de oitavas, ou não.

Observação: É assoVio ou assoBio?

Ambos estão corretos.

De Ros
Na "SAF", tem a participação de um grande amigo nesse papel. aguarde...

Opa, bacana, quero ver. O cara manda bem?

Fora do mundo erudito, o Ennio Morricone usou muito esse recurso. De maneira genial, diga-se de passagem!!

Sim, tem aquela trilha clássica com o assovio ehehe

TG Aoshi

Rapaz! O cara manda muito, fiquei surpreso.

Eu chutaria o volume sonoro, porque como instrumento é plenamente capaz:

O volume pode ser um problema, mas não sei como seria num ambiente propício como uma sala de concerto.
Ademais, isso não poderia ser resolvido formando seções de assovios? Uns 4 assoviadores e tal...

O que eu acho curioso do assovio não ser aproveitado é que é um instrumento inato, todo mundo tem, todo mundo leva pra onde quiser, é de graça...
Se alguém compusesse pra assovio antigamente, teria sua música muito bem difundida...
Além disso, por ser um instrumento inato e gratuito, poderia ser uma forte ferramenta no ensino musical.

Falado nesse assunto, existe scat singing em música erudita? Ou será outro recurso pouco aproveitado?

cellolover
acho que não há razôes especificamente musicais que justifiquem o abandono do assovio, além da existência do naipe de sopros, que seria "mais confiável" do ponto de vista da execução

Pode ser, mas o assovio seria uma cor a mais a ser aproveitada pela orquestra
, a custo zero. Imagine se todo o pessoal dos instrumentos de sopro tivesse de estudar assovio e pudessem assoviar enquanto não estivessem tocando o instrumento =P

Além do Morricone, lembro Dorival Caymi, que usou o recurso muito bem, como na canção abaixo.

Bem bacana, não conhecia essa!! Até interage com a letra ehehehehe

Aqui o assovio sendo usado junto com orquestra, numa adaptação de um musical americano:



ps: No Arranjo que o Shostakovich fez dessa música, o uso do assovio eliminado e sua melodia transferida para os instrumentos.

Ken Himura
Veterano
# abr/12
· votar


Por que não há uma seção de assovios em uma orquestra?

Há algum motivo físico que explique o preterimento do assovio como instrumento?

O flautim já ocupa este lugar, tem timbre parecido e tessitura maior, além de garantir a afinação com mais facilidade. É o mesmo motivo do sax não se fixar na orquestra, só aparece vez em quando pra dar um colorido.

Msess
Veterano
# abr/12
· votar


orquestra de assovio?? melhor ninguem comer alho antes da peça.

SODAPOP
Veterano
# abr/12
· votar


Não sei porque, mas só sei que uma das coisas que impede é que, pros olhos do músico erudito (cá entre nós, galera) o assovio tá mais pra escaleta do que pra flautim.
Ou seja, um recurso intransferível pra seu universo, sem tradição erudita e formalidade no estudo.
Eu já pensei em compor um concerto pra assobio e cordas (eu mesmo assoviaria hauahuauhau), vou ver se faço!

Ken Himura
Veterano
# mai/12
· votar


SODAPOP
Ahn? Instransferível?

Adler3x3
Veterano
# jun/12
· votar


Outro dia vi num documentário.
No Japão tem um orquestra só de assobios.

SODAPOP
Veterano
# jun/12
· votar


Ken Himura
pros olhos do músico erudito
(cá entre nós, galera)

TG Aoshi
Veterano
# jun/12
· votar


SODAPOP
pros olhos do músico erudito
(cá entre nós, galera)


O pessoal (ainda) é tão chato assim?

sobrevivente
Veterano
# jun/12
· votar


TG Aoshi
Demais o vídeo!

fernando tecladista
Veterano
# jun/12
· votar


Por que não há uma seção de assovios em uma orquestra?
porque orquestra é de instrumentos, orquestra também não tem guitarra, violão sanfona, serrote..... e como uma banda não possui instrumentos de corda, uma orquestra também não tem vozes na formação original para vozes existe coral, precisavam inventar uma classificação para assovio

pelo fato histórico também não dá pra escrever uma peça para "assovio e orquestra" antigamente era no gogó não dava para por alguem assoviando com mais 100 músicos tocando ao mesmo tempo, microfone ainda é algo novo comparado com a hístória da música em si


nada impede que alguem faça alguma música nesse sentido
mas por mais erudito que seja vai ser vista como popular devido ao lado informal, boemio, galanteador.... que existe no assovio

Ken Himura
Veterano
# jun/12
· votar


TG Aoshi
O pessoal (ainda) é tão chato assim?

Alguns fãs só, e alguns instrumentistas mais antigos bem conservadores. No geral, quanto mais inovações hoje, melhor.

TG Aoshi
Veterano
# jul/13 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Falado nesse assunto, existe scat singing em música erudita? Ou será outro recurso pouco aproveitado?
Me auto-respondendo =p
Tava revirando alguns vídeos da Clarice Assad e olha o que acho:


link

Adler3x3
Veterano
# jul/13
· votar


Outro dia assisti um documentário de um concurso de assobiadores do Japão.
Simplesmente sensacional, e também tocam em grupo.
Não tenho o link.
Mas assistam esta menina:


De Ros
Veterano
# jul/13
· votar


Die Kunst der Fuge

"Fora do mundo erudito, o Ennio Morricone usou muito esse recurso. De maneira genial, diga-se de passagem!!

Sim, tem aquela trilha clássica com o assovio ehehe
"

Tem várias, não é uma só.

guygo
Veterano
# jul/13
· votar


Die Kunst der Fuge
Vou compor uma Fuga para assovios! Aguarde ehehhe
se ja tem movimentos para metronomos por que nao para assovios..................

PHILLIPE_SENNA
Veterano
# out/13
· votar


Vale lembrar que o assovio foi um modo, pelo menos aqui no Brasil, que se usava para propagar (ou fazer propaganda) de músicas/composições quando ainda havia gravações de áudio. Um bom exemplo era Chiquinha Gonzaga que andava na rua assoviando suas músicas, e , com certeza, as melodias despertavam o interesse das pessoas, que compravam suas partituras ou iam às suas apresentações.

De Ros
Veterano
# out/13
· votar


Nos 0' 37'' começa o tema! Legal que tem gente que achou que era um theremim, hehehehe!!!

Assovio - Rafael Gubert.



Adler3x3
Veterano
# out/13
· votar


De Ros.
Ficou muito bom.
O Assovio deu um toque especial.
Se você não desse a informação que tem um assovio para a maioria passaria como se fosse algum synth.

LeandroP
Moderador
# out/13
· votar


Adoro essa música, e o tema dela é assoviado (assoviado não é um tipo de ferro gay rsrsrs):


http://www.youtube.com/watch?v=LzJi6S3JwT4

guygo
Veterano
# out/13
· votar


(assoviado não é um tipo de ferro gay rsrsrs):
aheuhehuaheeuahuhe

da aonde eu to nao da pra ve o video.......
:(

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por que o assovio não é e nunca foi melhor aproveitado como instrumento?