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Snowboy237 Veterano |
# jan/12 · Editado por: Snowboy237
Olá , a pergunta provavelmente é meio idiota , mas sempre tive essa dúvida , digo , qual é a linha entre a música popular e a música erudita , é simplesmente a complexidade ? Porque várias obras progressivas são num nível de complexabilidade gigantesco , mas não são eruditas , já ouvi falar que um autor para ser chamado de '' erudito '' ele tem que escrever para orquestras , tipo para vários instrumentos e tal , e penso também que a música '' popular '' é mais livre de regras certo ? Por exemplo , numa sonata se tem que seguir os temas , o desenvolvimento e retomar os temas ( me corrijam por favor sou bem fraco na formação de peças eruditas apesar de gostar muito = / ) e no progressivo por exemplo você não teria que seguir essas regras , simplesmente seguir a imaginação , sei la é algo assim ? eu queria entender as barreiras entre o popular e o erudito , mais precisamente o popular que se assemelha , como o Rock Progressivo ,
desde já obrigado , abraços o/
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Edson Caetano Veterano
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# jan/12
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Snowboy237
Ia perguntar isso para o meu professor, porque o Progressivo não é Erudito tambem...
Juliano de Oliveira em 2005 definiu a sua pergunta assim, e eu concordei bastante: (aqui mesmo no cifra)
Existem 3 universos musicais bem distintos: o universo da música erudita (música com forte vínculo às correntes intelectuais da época a q pertence.É uma música muito bem estruturada e além disso, sua estrutura é bem complexa; o universo da música popular (pertencente à certa região ou povo, sempre tem seu lugar de origem e representa as mais puras manifestações artísticas da população a q pertence, ex: bossa nova, samba, tango, salsa, etc...); o último universo seria o da música de entretenimento (toda a música composta de acordo com estratégias de marketing e atrelada ao capitalismo, de certa forma, é uma música pobre e sem poeticidade.Ex: músicas da XUXA, Latino, Rouge,enfim, quase td q está na mídia...) Além desses universos, podemos citar dois universos paralelos, o da música de cinema e da música sacra.
Não vi ainda uma definição legal, quem sabe os mestres do Erudito consigam esclarecer porque o progressivo, com sua música extremamente complexa em alguns casos, e com regras tambem, não podem ser consideradas Eruditas
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Snowboy237 Veterano |
# jan/12
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Edson Caetano é cara queria intender o que torna uma música de fato erudita , vamos esperar os metres nos ensinarem hahaha
concordei com os 3 universos , bacana a interpretação do cara , só que existem outras vertentes , vários outros paralelos , mas para um visão geral é bem interessante a ideia dele ...
eu não considero o progressivo erudito cara , eu consigo ver a diferença entre os trabalhos de bach , vivaldi e mozart por exemplo e os trabalhos do pInk floyd , do rush e do yes , mas acho que o progressivo é bem complexo , e muitas vezes quase tão complexo como o erudito , porém em menor escala , mas digamos que sou iniciante no mundo da música erudita , então queria de fato entender o que a define :D
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Edson Caetano Veterano
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# jan/12
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Snowboy237 Citou algums compositores eruditos, mas que são de períodos diferentes, Bach e Mozart são extremamente diferentes entre sí, para mim é clara a diferença entre o Barroco de Bach e Vivaldi com o Classico de Mozart, as "regras", alias características de cada período são bem distintas
Então perceber que o Progressivo é diferente do Erudito, não acho que seria um motivo para excluir este do grupo
Olha outra definição bacana:
or Ana Lucia Santana
A Música erudita ou clássica é bem difícil de se definir. De uma forma mais geral, pode-se afirmar que ela abrange toda forma musical admitida nas academias, pesquisada e interpretada no âmago das convenções e dos cânones previamente determinados pelos historiadores da música.
Os dicionários de música costumam também disseminar outra noção desta expressão, a de que ela tem o sentido de música séria, contrapondo-se às canções populares, folclóricas e ao jazz. Mas não há muito sentido nesta idéia, pois qualquer musicalidade pode ser austera, não precisando, portanto, ser erudita para tal. Uma outra concepção restringe-se ao que se chama de música clássica, definindo-a como uma estrutura esteticamente distinta, harmônica, objetiva e rigorosa, ausente de informalidades, emoções excessivas e procedentes da alma humana, típicas das músicas nascidas durante o Romantismo. Mas aí reside um problema difícil de equacionar, o de que músicos como Beethoven e Schubert apresentam características românticas em suas composições, e seria inviável excluí-los do quadro das músicas clássicas só por esta razão.
Uma concepção alternativa é a de que a música erudita é aquela que foi concebida de 1750 a 1830, incluindo especialmente as produções de Haydn, Mozart e Beethoven, destacando-se a Escola Clássica Vienense, já que nesta época Viena era considerada o centro musical da Europa. Dela nasceram as sinfonias, os quartetos de cordas e os concertos; ela foi responsável também pela predominância das composições instrumentais sobre as criações direcionadas para o estilo coral. Deste movimento surgiu igualmente a sonata, que se aprimorou ao longo do século XVIII.
O termo erudito provém do latim 'eruditus', significando 'educado' ou 'instruído'. A música elaborada neste estilo desenvolveu-se segundo os moldes da música secular e da liturgia ocidental, em uma escala temporal ampla que vai do século IX até os nossos dias. Suas regras essenciais foram estruturadas entre 1550 e 1900. Esta música engloba várias modalidades, desde as complexas fugas até as operetas, criadas para entreter os ouvintes. A expressão 'música clássica' passou a ser usada a partir de princípios do século XIX, quando houve a intenção de se transformar a era que inicia com Bach e vai até Beethoven, em um período de ouro. Atualmente este rótulo é aplicado tanto à música clássica, no sentido de produção de alto nível, quanto à erudita no todo. Não é fácil delimitar suas bases, que só começam a serem delineadas após a intervenção de Reicha, em 1826, e de Czerny, em 1848. O formato sonata trouxe à música erudita modificações fundamentais. Com este estilo vieram arrebatados contrastes de tonalidades, contraposições entre distintas concepções temáticas e, como consequência, um incremento da carga dramática desta estrutura musical, bem como uma maior junção desta por meio dos instrumentos. Seus principais traços estão nos primeiros movimentos de Haydn, Mozart e Beethoven. A música clássica produzida na Europa se distingue das demais pela sua inserção no mecanismo conhecido como notação em partituras, sistema utilizado desde o século XVI. Este método propicia a execução da obra, indicando altura, velocidade, métrica, ritmo e a forma de se tocar uma peça musical. Fonte :http://www.infoescola.com/artes/musica-erudita/
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Edson Caetano Veterano
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# jan/12
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Excelente link fornecido por um coléga do Cifra Clube acerca do assunto http://ensaios.musicodobrasil.com.br/lauraronai-musica-popular-e-music a-classica.htm
Vale a pena MESMO ler
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vinibassplayer Veterano |
# jan/12
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uma vez em um dos podcasts do CIFRA CLUB, o da faculdade de musica,o kra falou (ñ lembro quem era) q a erudição ñ eh essa complexidade da musica, e sim um conhecimento bastante aprofundado em um assunto musical (teoria, história...) ou ñ,.. q pode-se chegar a esse nivel em relação à musica mes ñ sabendo tocar bem um instrumento..
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Dr Nick Veterano |
# jan/12 · Editado por: Dr Nick
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alguem aqui lebra daquele programa que passava na tv senado, Quem tem medo de musica classica?, pois bem, uma vez vi um dos programas em queo artur da tavola dizia que separar a musica em "erudita" e "popular", só serve ara tentar afastar alguns publicos de um dos dois tipos, ele mesmo dizia que a musica de Mozart em sua época foi considerada popular, e que um dia o jazz seria considerado musica erudita, por exemplo. a questão é, essa pergunta nunca vai ser totalmente resolvida, visto que os dois "movimentos" estão se misturando, a musica erudita tem muitos elementos classicos em algumas de suas composições (quem duvia oução rhapsody in blue de george gershwin, ou qualquer outra composição dele). enfim, só posso dizer que qualquer tentativa de definição que tentarmos chegar sera pessoal, assim, outras pessoas talvez não concordem. Vamos ver qual das perguntas se resolvera primeiro: O silencio também é musica? ou Qual a diferença entre musica popular e musica erudita?
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Snowboy237 Veterano |
# fev/12
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