Retorno ao Estudo do Piano

    Autor Mensagem
    Michelle G
    Veterano
    # jan/11


    Oi gente!
    Depois de 8 anos tem tocar, resolvi voltar a estudar piano. Já fiz aulas por três anos, então a teoria é questão de relembrar (mas a prática já está zero hehe). Porém estou encontrando alguns obstáculos.

    Acabei de me formar no ensino médio, então esse é meu ano de preparação para o vestibular das escolas militares. Estes são um pouco mais exigentes do que as provas das Federais, então tenho medo de que o estudo paralelo do piano venha a me atrapalhar. Mas eu realmente quero voltar, se preciso até tiro horas de sono. De qualquer forma, quero a opinião de vocês.

    Outro problema é o instrumento. Aqui em BH tudo é muito caro. Encontrei um yamaha dgx por 3200, um Arius por 3700, já nos acústicos encontrei um Fritz usado (de 1963) por 5000 e um Michael M109/110 por 8000. O que vale a pena comprar (levando em conta que não sou mais iniciante)? Vale a pena comprar um tecladinho simples só pra juntar dinheiro pra algo melhor e não ficar parada? Tenho medo de comprar de cara um acústico, mas ser aprovada nos concursos, ter que me mudar e abandonar tudo =/

    Enfim, me ajudem! Isso já está virando dilema haha

    Acústico Rapsódia
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Perder sono não é nada adequado, principalmente pra você que esta estudando pra concurso de escola militar. E como você mesma disse, pode ser aprovada e ter que parar com tudo.

    Quer mesmo treinar Piano justo agora?

    Se fosse eu no seu lugar esperaria.

    Michelle G
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Não há dúvidas, eu realmente quero voltar. Sou apaixonada com piano, um dos meus maiores arrependimentos foi parar de tocar.

    Quanto ao tempo, durmo de 6 a 8 horas por dia. Se continuar nesse ritmo, acho que consigo tirar 1 ou 2 horas pra tocar, sem me prejudicar. Minhas provas são só no meio/fim do ano, você realmente acha que não é bom retomar agora? Penso que quanto mais eu adiar, mais difícil ficaria para voltar a tocar...

    Já em relação à aprovação, o que eu deixaria pra trás seria o instrumento por si só. É possível continuar a praticar em outro estado, meu medo era comprar um piano acústico e ter que ir embora, gastar 5k com algo que não estaria mais comigo... Seria meio que um "desperdício"

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Michelle G
    Caramba, Michellecom2ls?! HAHAHA você aqui! Que mundo pequeno. =D

    Eu acho que a gente tem que fazer o que quer. Você quer tocar agora? Então não perca tempo, vá atrás.

    Comprar um piano acústico parece "arriscado" considerando que você pode se mudar em breve =\ Nesse caso eu realmente esperaria e me viraria com um digital. Mas piano. Teclado realmente acho que não vai te ajudar em nada, já que o que você quer é piano. Depois você pode vender o digital e comprar um acústico.

    Encontrei um yamaha dgx por 3200

    Pena você morar longe. Eu te venderia o meu bem mais barato. =\

    Acústico Rapsódia
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Acústico Rapsódia
    · votar


    Michelle G
    Minhas provas são só no meio/fim do ano, você realmente acha que não é bom retomar agora? Penso que quanto mais eu adiar, mais difícil ficaria para voltar a tocar...


    Supondo que você toque por hobby, creio que você poderia adiar o piano para quando tivesse mais tempo livre.

    Mas se você realmente quer tocar, eu sugiro a mesma coisa que a CheshireCat, comprar um digital pela mobilidade.

    Michelle G
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Michelle G
    · votar


    CheshireCat
    Mulher, você é meu elo perdido :P
    Aqui estou eu, tinha essa conta no cifraclub desde 2007 e nunca tinha usado :O Estou bem confusa ultimamente, enquanto uns me dizem que devo sim tocar, e isso pode até melhorar meu desempenho, outros dizem que é erro na certa. Então vim buscar mais auxílio e opiniões pro meu dilema =X haha

    Esqueci de comentar: também achei um Yamaha NP30 por 1680 e um P85 (do qual não me lembro o preço, mas acho que chega a 2300 =/).

    Poisé menina, essa distância atrapalhou um negócio que poderia ser feliz. Você poderia estar com seu dinheiro e eu já tocando. Mas fazer o quê? =X

    Mais uma questão é: como o piano digital é BEM mais caro do que um teclado, ainda vou ter que esperar mais um tempinho. Mas tudo bem, enquanto isso vou adiantando os estudos, reaprendendo a ler partituras. Vamos ver se o clima de aniversário daqui 3 meses comove a família e eu ganho um dinheiro extra hehe

    Acústico Rapsódia
    Sim, é por hobby e autodidatismo. Ainda tenho que esperar um tempo pra realmente voltar a tocar, acho que enquanto isso tenho que analisar minha rotina, ver se vou ter um tempinho livre.

    Entendo e concordo com seu ponto de vista, e até acho que você me compreendeu mal: minha idéia era tocar nas horas de stress extremo, para mim mesma, sem uma dedicação exacerbada. Ninguém consegue estudar 10 horas por dia direto sem dar uma paradinha pra relaxar :) Só quero acalmar os ânimos e não pensar que deixarei de fazer algo que gosto tanto.

    Não queria esperar muito, pois depois de cursar engenharia, penso em também cursar música. E pra quem quer isso, tempo sem prática é tempo perdido.

    Darlan Felix
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Michelle G

    Te aconselho a comprar o Yamaha P95. 2 Mil reais, um ótimo piano digital!

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu segurava a onda por enquanto até terminar os estudos!!

    Por um lado você quer estudar piano e tem pouco tempo. Se não passar a culpa é do piano, por outro lado, você tem que definir o que você quer da vida correto??? Qual vai ser teu futuro, tocar piano por vontade ou passar na escola militar e ter o resto da sua vida pra tocar piano??

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Michelle G
    Mulher, você é meu elo perdido :P
    Elo perdido, gostei! Haha

    Mas tudo bem, enquanto isso vou adiantando os estudos, reaprendendo a ler partituras.
    Isso, só não vale ficar parada. =]

    Jabijirous
    Mas ela não vai largar os estudos pra ficar tocando o dia inteiro. Não dá pra estudar 12 horas por dia sem parar, acho isso até prejudicial. Uma pausa pra relaxar, como ela disse que é o que quer, seria muito saudável.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Se tem uma coisa na música é que ela relaxa até demais hehehehe

    Eu comecei assim, quando eu vi já era, fiquei dependente!!

    Hoje vivo disso :P

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Jabijirous
    É, eu sei como é. =) Eu já vivo de música metaforicamente. No fim do ano vou prestar licenciatura em música e ver se consigo de fato viver disso.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    CheshireCat

    Faça minha querida!! Muita boa sorte :)

    Michelle G
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Darlan Felix
    Te aconselho a comprar o Yamaha P95. 2 Mil reais, um ótimo piano digital!
    Só por 2000: :O Onde ?!

    Aqui em BH, com 2000 você só consegue paciência pra economizar pelo menos mais 1500 e comprar um piano digital haha


    Jabijirous
    Não passar por causa do piano é 75% do meu medo. Por outro lado, caso eu passe, o tempo vai ser meu maior inimigo.
    Tocar e ser aprovada vai depender do meu bom senso.
    Vale a pena tentar e me controlar ou esperar mais um tempo até o concurso passar? Diga com sinceridade! :D

    CheshireCat
    Hihi :P
    Não dá pra estudar 12 horas por dia sem parar, acho isso até prejudicial.

    Justamente, esse é meu ponto. Pelo menos, eu penso que meu rendimento melhora quando eu estudo descansada. Geralmente, só mudar de matéria também ajuda, mas isso me sobrecarrega um bocado. Uma paradinha já me faz muito bem :)

    Porém, meu professor é bem extremista. Diz que tenho que ficar O DIA INTEIRO estudando. Aí eu já não sei o que fazer: arrisco o caminho aconselhado pelo mestre ou sigo meu instinto e tento preservar a calma com a música?

    Continuem opinando: vces estão me ajudando muito :)

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Michelle G
    Vale a pena tentar e me controlar ou esperar mais um tempo até o concurso passar? Diga com sinceridade! :D

    Quando é o vestiba??? Tu vai tentar pro IME, ITA, EsPECEx??

    Olha, um amigo meu tentou levar a guitarra pra evitar o estress e ele não conseguiu, é muito puxado esse tipo de vestiba!!!

    Respondendo sua pergunta. Eu esperaria!!

    Michelle G
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Jabijirous
    AFA, ITA, IME. A prova da AFA é em Agosto. IME em Outubro, e ITA em Dezembro.

    Sendo assim, acredito em você. Antes esperar e ser aprovada do que seguir com isso e ser reprovada. =/
    Fazer o quê? =X

    De qualquer forma, continuarei juntando dinheiro pra um piano, e vou lendo partituras por aí!

    Obrigada pela ajuda :)

    Sergio_B2
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Olá Michelle,
    Vou entrar na discussão do piano digital
    Eu também comprei um, há um tempo atrás, usado.
    Um Roland EP-9. Ele é simples, tem um teclado excelende e um
    som também muito bom. Paguei 2000 aqui em Poa. Comprei de um músico que queria vender para comprar algo melhor.
    Valeu a pena.
    Eu também faço algumas coisas estranhas. Se quiserem ver o
    meu projeto de órgão, olhem em:
    http://gvhdl.blogspot.com/2010/12/video-demo.html
    S

    Michelle G
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sergio_B2
    Oi Sergio!

    Um Roland EP-9. Ele é simples, tem um teclado excelende e um
    som também muito bom. Paguei 2000 aqui em Poa.


    Caramba, um Roland por 2000?! Mesmo usado, está bem barato! :O
    O pior é qua não conheço muita gente que quer vender um instrumento. Confesso que também não procurei muito, devia dar uma olhada nos classificados.

    Na minha pesquisa, só encontrei instrumentos bem caros. Mas como não vou comprar por agora, vou economizando dinheiro. Meu objetivo é comprar um piano acústico daqui a algum tempo, já que as funcionalidades de um digital não me atraem. Pra falar a verdade, só usava o timbre de piano e, de vez em quando, um metrônomo hehe

    Gostei muito do seu vídeo! :)

    Sergio_B2
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Oi, ainda:
    Bem, já faz mais de 5 anos. Talvez os preços tenham aumentado,
    mas o melhor mesmo é ficar de ôlho nos classificados, e também
    falar com amigos. De repente pinta algo bom.
    Eu também tive um acústico. Sem dúvida é melhor, mas
    ter que estar sempre afinando é um saco.
    Abraços
    S

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Jabijirous
    Faça minha querida!! Muita boa sorte :)

    Muito obrigada! =)

    Michelle G

    Olha, claro que seu professor quer que você estude o dia inteiro, né? Professores sempre querem que a gente dê o nosso máximo! Eu provavelmente falaria o mesmo pros meus alunos. =P

    Mas ITA é realmente tenso. Estudando pro vestibular, quando eu consigo resolver uma questão do ITA, comemoro, haha. Os outros não conheço, mas imagino que sejam igualmente difíceis.

    Ainda acho que uma hora de piano por dia não te prejudicaria. Só que tem o risco que o Jabijirous falou, de você não conseguir se contentar só com uma hora. De qualquer forma, ainda falta tempo pra você conseguir juntar o dinheiro pra comprar o piano, né? Enquanto isso, se esforce ao máximo nos estudos pro vestibular.

    Michelle G
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sergio_B2
    Ah, afinação é de uma a duas vezes no ano, não? Acho que compensa, a qualidade do som é excelente

    CheshireCat
    Olhando por esse lado, é verdade. É natural ele querer isso, ele deseja o sucesso pros alunos. Aliás, vou até conversar com ele sobre isso. Não é possível, durmo 6 horas por noite, mereço um descansinho :P

    Bom, o ITA é o meio termo. O vestibular da AFA é o mais fácil entre os três. É uma prova mais "humanamente possível", e se tivesse estudado um pouquinho mais, passava em 2010. Já o IME... É um ITA um pouco mais freak (se é que isso é possível =S).

    Eu também penso assim; poxa, 1 hora? E talvez nem isso, minha prioridade é ser aprovada. Ao passo que eu perceber que estou muito atarefada, preciso me controlar e deixar o piano como uma "recompensa" depois de 12 árduas horas de estudo :P

    Mas me esforçarei sim. De qualquer forma, o plano para comprar o piano já está adiado para Abril. Mês de aniversário e dinheiro extra hehe
    Se tudo der certo, em breve estarei tocando bem :) Enquanto isso, vou recuperando o costume com a evil Clave de Fá =X

    Zanx
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Michelle G
    Tente o seguinte: estude o piano quando estiver um pouco cansada de estudar para o vestibular.
    Eu toco uma hora paro uns 20 min, volto a tocar e assim vai o dia inteiro, estudar 8 horas seguidas mata, porém uma hora é muito pouco.

    Michelle G
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Zanx
    Eu toco uma hora paro uns 20 min, volto a tocar e assim vai o dia inteiro
    Homi, assim eu não passo em nada! haha
    Tem que ser no máximo uma horinha pra mim rs

    Na verdade, creio que encontrei a solução.
    Depois de finalizar a autoescola, farei aulas de piano uma vez por semana. Sei que é bem pouco, mas é melhor do que nada =P Acho que não atrapalhará meus estudos, e ao mesmo tempo, se eu não for me mudar, já posso comprar meu tão sonhado piano acústico no ano que vem *-*

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Retorno ao Estudo do Piano