Alma de Cristal para violino.

    Autor Mensagem
    Martte
    Veterano
    # jul/10


    Bom dia!!

    Alguém já ouviu falar na alma de cristal ?
    Deem uma olhada neste site e comentem.
    Abraço!

    http://almadecristal.sites.uol.com.br/Brasil/alma-br.htm

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Este é um assunto que surge e ressurge de vez em quando hehehe. Até hoje não há comprovação que a alma de cristal seja realmente melhor que a normal. No site há muito marketing em cima, mas comprovação mesmo até agora nada.

    JP_dragon
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    é mais bonito,mas pelo que parece ninguem vê,e pelo que o ken disse,nada foi provado até agora

    Martte
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    E esses músicos que testaram e aprovaram esta alma translúcida, são conhecidos de vcs?
    Esse assunto me causou curiosidade, pois acho a alma do violino uma das partes mais interessantes, pois sem ela vc não tem violino.
    Será que não vale a pena uma observação maior deste "invento".
    Sei que no campo da música, principalmente erudita, ainda há muito conservadorismo.
    Alguém sabe desde quando esta discussão já existe na mídia?
    E quem, reconhecidamente idôneo e conhecido músico já se posicionou a esse respeito, ponderando sobre a ineficácia dessa alma?
    curiosidades, curiosidades, e curiosidades
    Abraço

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Martte

    muito interessante, adoro a questão de design de instrumentos. Qualquer novidade é muito difícil de entrar, pois vai contra séculos de tradição.

    Vale ressaltar que o violino passou por alterações depois do barroco, que aumentaram o seu volume, permitindo concertos para violino e orquestra.

    Talvez o cristal, por ser mais denso, possa passar as vibrações de uma maneira mais intensa.

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Alguém sabe desde quando esta discussão já existe na mídia?

    Eu vejo falarem disto de 2004 pra frente. Mas nunca falaram com bons olhos. Vou reproduzir aqui uma mensagem que o luthier Paulo Tavares postou no fórum 'Violino' do Orkut:

    Luthier Tavares
    20/10/08

    A uns 15 anos atraz apareceu esta historia de alma de cristal.

    Muitos músicos, a até profissionais, colocaram e até paragam pra isso, mas logo perceberam haviam sido enganados e voltaram às almas tradicionais de madeira.

    Veja bem, a melhor alma deve ser da madeira que se faz o tampo do violino, que é bem mole, (abeto), um cara que nem era do ramo saiu com um absurdo deste e acabou enganando muitos que não estavam muito avisados sobre a historia e as tradições do violino.

    Até os instrumentos que deram origem ao violino já tinham, alma de abeto macio.

    Daqui a pouco aparece um falando a alma de ferro é melhor, porque é mais dura e muitos irão troca-la, por um tempo, mas só por um tempo.


    Martte
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Martte
    · votar


    A uns 15 anos atraz apareceu esta historia de alma de cristal.

    É realmente bastante tempo. E se o assunto foi morto e não apareceu um réu confesso, não houve julgamento... provavelmente já caducou.
    Vale a pena reabrir o inquérito? rss
    A curiosidade "mata"
    Serei eu morta por aqui? rss
    Abraço

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    J. S. Coltrane
    Vale ressaltar que o violino passou por alterações depois do barroco, que aumentaram o seu volume, permitindo concertos para violino e orquestra.

    Porra, no barroco tem uma caralhada de concertos pra Violino e Orquestra.

    makumbator
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Mas a informação dele é correta. As alterações vieram para dar mais potência sonora:

    1. Cordas de metal(em oposição às de tripa, de som mais aveludado e com menos som)

    2. mudança do arco barroco para o moderno(que produz mais som)

    3. uso de espaleira(que também altera o "abafamento" que o instrumento sofre ao estar em contato direto com o o corpo do músico). Vale o mesmo para queixeira

    4. O padrão de afinação vem subindo ao longo dos anos. Do 415 Hz do barroco, temos orquestras européias hoje usando 447Hz. Com isso, além de mais brilho nas notas(que se destacam mais), a tensão no instrumento fica maior, o que gera mais som.

    5. As regulagens das almas há muito tempo tem levado em conta a potência sonora(mesmo que outra regulagem dê um som mais bonito, muitos concertistas preferem uma com som não tão bonito, mas de maior potência).

    6. Outro fator é o tamanho das orquestras. Os concertos barrocos(e os clássicos também), eram feitos para orquestras pequenas, e ambientes menores. Hoje há orquestras imensas, em teatros também imensos. Com isso, o instrumento solista tem que lutar mais para se destacar sobre a massa orquestral.

    7. Há muitos outros fatores(inclusive da técnica do instrumento), para gerar mais som.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Violino e orquestra. No sentido romântico e heróico do termo, claro.

    makumbator
    é isso mesmo

    Martte
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    makumbator

    Boa enumeração de informações sobre as modificações que
    J. S. Coltrane citou.

    Striknick
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Em 2003 comprei um violino laqueado, o som dele era horrível, pesquisando na internet por um jeito de melhorar o som do violino, encontrei o site sobre a "alma de cristal", como não tinha o que perder (pois o violino já estava perdido) me arrisquei, enviei o meu violino para colocar a "alma de cristal", houve uma mudança muito grande no som (Dá água para o vinho), O Sr. Eduardo me falou que se o som do meu violino fosse bom não mudaria muito, mas se o som fosse ruim eu iria perceber a diferença e realmente foi o que aconteceu, o som do violino ficou muito bom e somente agora senti necessidade de trocar por um violino melhor.
    Não me arrependi de colocar a "alma de cristal" e se o Sr. Eduardo ainda estivesse vivo colocaria no novo violino que um Luthier está terminando de fazer para mim, pena que o Sr. Eduardo morreu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alma de Cristal para violino.