Autor |
Mensagem |
janne warman Veterano |
# fev/10
olá pessoal bem eu venho tendo contato com musica barroca a um certo tempo e o que me chamou mais a atenção é a fuga o problema é que a maioria dos lugares que eu leio fazem ligação da fuga com o contraponto e queria saber que relação eles tem além da polifonia e quantidade de vozes indenticas (apesar de variarem) na fuga eu tenho que seguir as mesmas regras do contraponto? Fuga-Inicio fuga é isso que o site descreve certo? é só =D abç
|
The Root Of All Evil Veterano
|
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar
janne warman
Essa definição aqui tá bem clara e responde todas as perguntas que você fez no post inicial:
"Uma fuga é uma peça de música inteiramente concebida em contraponto, e onde tudo se interliga, direta ou indiretamente, a um motivo inicial denominado sujeito; dessas ligações resulta a unidade da obra; a variedade é obtida por meio das modulações e das diversas combinações em cânone ou em imitação. As vozes parecem, então, se perseguir, ou fugir umas das outras, donde a etimologia da palavra: fuga (de "fugir"). (Lavignac, p.389)
|
janne warman Veterano |
# fev/10
· votar
The Root Of All Evil eu acho q não =(
"concebida em contraponto" isso quer dizer que é como uma "variação" do contraponto?
|
|
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar
janne warman "concebida em contraponto" isso quer dizer que é como uma "variação" do contraponto?
Quer dizer que é inteiramente composto usando as regras do contraponto.
|
janne warman Veterano |
# fev/10
· votar
agora siim =D ultima pergunta seriam as regras do contraponto floreado a 4 vozes certo?
|
Dogs2 Veterano |
# fev/10
· votar
fuga é uma forma musical, contraponto é uma "técnica" composicional
|
|
# fev/10
· votar
janne warman seriam as regras do contraponto floreado a 4 vozes certo?
Não entendi sua pergunta!
Foi isto que você quis perguntar:
seriam as regras do contraponto floreado a 4 vozes, certo?
Ou isto:
seriam as regras do contraponto floreado a 4 vozes certo?
São as regras do contraponto florido, mas o número de vozes varia, comumente de 3 a 5.
|
janne warman Veterano |
# fev/10
· votar
"seriam as regras do contraponto floreado a 4 vozes certo?"
"seriam as regras do contraponto floreado a 4 vozes, certo?" é pode ser era isso que eu queria saber...se a fuga segue regras do contraponto então é hora de afundar a cara no estudo do contraponto valeu heiin
|
|
# fev/10
· votar
janne warman então é hora de afundar a cara no estudo do contraponto
Vai lá! O makumbator me indicou o livro de contraponto do Lívio Tragtenberg "Contraponto – Uma Arte de Compor".
O Scrutinizer me indicou o "Exercícios preliminares de contraponto" do Schoenberg.
|
janne warman Veterano |
# fev/10
· votar
The Root Of All Evil "Exercícios preliminares de contraponto" esse eu tenho =D pena q tá em pdf e a qualidade não está boa senão eu imprimia é realmente um livro muito bom
|
|
# fev/10
· votar
janne warman pena q tá em pdf e a qualidade não está boa
É um escaneado?
|
janne warman Veterano |
# fev/10
· votar
siim e em portugues
|
Ken Himura Veterano |
# fev/10
· votar
fuga é uma forma musical, contraponto é uma "técnica" composicional (2)
|