Dúvida sobre atribuições de funções em Composições de trilhas sonoras.

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The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil


Pois bem, como ultimamente tenho ouvido muitas trilhas sonoras, deparei-me com esta dúvida ao pesquisar sobre os créditos de algumas delas.

Por exemplo, neste site podemos ver:

http://www.hans-zimmer.com/fr/newsite.php?rub=detail&id=440

Credits :
Hans Zimmer
Composer

Blake Neely
Additional Music - Orchestrator

James Dooley
Additional Music

Nick Glennie-Smith
Additional Music - Conductor

Rupert Gregson-Williams
Additional Music - Choral Music Arranger - Choir Conductor

Mel Wesson
Additional Music Arranger - Drum Programmer - Song Producer

Trevor Morris
Additional Music - Score Co-Producer

Lorne Balfe
Additional Music

Patrick Cassidy
song "Amergin's Invocation"

Lisa Gerrard
Song : "Amergin's Invocation"

Bruce Fowler
Orchestrator

Martin Tillman
Musician : Cello

Stuart Michael Thomas
Synth Programming

Andrew Zack
Assistant To Hans Zimmer

Ladd McIntosh
Orchestrator

Steve Jablonsky
Additional Music


Miha dúvida é, por que tantos orquestradores? Pra mim era o compositor que fazia isso já. Qual a função deles então? eles mesmos que vão então decidir qual instrumento ou naipe de instrumentos vão realizar uma determinada frase?
Até onde vai o papel do compositor neste caso? Alguém sabe como fuciona?
O que faria a pessoa creditada como "additional music", se os créditos de todas as músicas são do Hans Zimmer, neste caso?

Ken Himura
Veterano
# fev/10
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Miha dúvida é, por que tantos orquestradores? Pra mim era o compositor que fazia isso já. Qual a função deles então? eles mesmos que vão então decidir qual instrumento ou naipe de instrumentos vão realizar uma determinada frase?
Até onde vai o papel do compositor neste caso? Alguém sabe como fuciona?
O que faria a pessoa creditada como "additional music", se os créditos de todas as músicas são do Hans Zimmer, neste caso?

Tudo depende do dinheiro, geralmente. Vai ver, o orçamento não batia pra 1 pessoa só fazer tudo ( o Zimmer). Vai ver, o Zimmer não tinha tempo disponível pra fazer tudo. Ou eles já contrataram uma equipe que trabalhe com o Zimmer etc.

Nesse caso, o Zimmer deve ter composto a música em 4 vozes, ou piano e algum instrumento melódico. Nisso os orquestradores deram sua interpretação pessoal à música.

As possibilidades são enormes.

De Ros
Veterano
# fev/10 · Editado por: De Ros
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The Root Of All Evil


Velho, ta aí um assunto que eu adoro.

Geralmente, esses grande compositores norte-americanos (leia-se Hollywood), como o Randy Newman, John Williams (fantástico), Jerry Goldsmith, Alan Silvestri e vários outros, na realidade trabalham com uma equipe de arranjadores.

Equipe mesmo! Um cara arranja mentais, outros as madeiras, um especialista em cordas e assim vai!

Não que o cara não tenha competência - obvio que tem, mas imagina que o diretor chega e pede uma trilha com 50 minutos de música sinfonica que deve estar pronta (gravada) dentro de 3 meses. Isso se o cara já não está em outro projeto...

Então, depois de muitas conversas com o diretor, o cara começa a fazer testes, até que tenha uma idéia aprovada (nem sempre é assim, as vezes o compositor tem completa liberdade).

Dai ele escreve temas, ou com acompanhamento de piano ou qualquer outro instrumento de referência harmônica.

Dai a equipe entra em cena. O compositor passa para eles que tipo de arranjo tem em mente e vai compor outra parte, afinal escrever 30 segundos de música interessante para uma sinfônica é coisa de muitos dias de trabalho!

Mas os orquestradores não dão seu arranjo pessoal, tudo é aprovado pelo compositor que assina a obra.

Os meus preferidos são:

Ennio Morricone- chamar de gênio é muito pouco!
Nino Rota - sempre assina com agum cromatismo! Adoro!
Danny Elfman - esse eu ainda vou apertar a mão e agradecer pela música maravilhosa!

E os teus?

De Ros
Veterano
# fev/10 · Editado por: De Ros
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Miha dúvida é, por que tantos orquestradores? Pra mim era o compositor que fazia isso já. Qual a função deles então? eles mesmos que vão então decidir qual instrumento ou naipe de instrumentos vão realizar uma determinada frase?


Acho que isso eu respondi acima, mas em todos sos casos, O compositor obviamente especifica quem faz o tema e se for o caso, escreve também as vozes principais ou uma linha de baixo caracteristica. Qualquer coisa que for importante na música! Anotações ao longo da partitura como (ataque da trompas fazendo essa melodia junto com esse ritmo nos timpanos) são frequentes.


O que faria a pessoa creditada como "additional music", se os créditos de todas as músicas são do Hans Zimmer, neste caso?

Additional music pode ser desde uma canção já existente que foi adicionada à trilha sonora, mediante autorização do autor, até mesmo alguma trilha que o autor não quis ou pode fazer (imagina que o personagem entra numa boate e o Jerry Goldsmith não quis fazer uma dance music para colocar no filme).

Abraço!

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
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Ken Himura

Muito obrigado pela resposta!

Saquei, cara!

Mas ficou uma dúvida sobre o que você disse abaixo:

Nesse caso, o Zimmer deve ter composto a música em 4 vozes, ou piano e algum instrumento melódico. Nisso os orquestradores deram sua interpretação pessoal à música.


Nos trabalhos do Zimmer, há uma unidade da orquestração, que pra mim vinha dele, no entanto, nos diferentes trabalhos, os orquestradores são diferentes, mas esta unidade se mantém, sendo assim, como é que cada orquestrador deu a sua intepretação pessoal à música?
No caso, seria como o De Ros falou né, o compositor depois diz se aprova ou não.

De Ros

Muito obrigado pela resposta!
Entendi qual o esquema agora!

Como você já citou em outro tópico, você também compõe trilha sonoras, será que é possível você nos dizer como funciona o esquema quando é você que faz? Você também faz trilhas orquestradas?

Os meus preferidos são:

Ennio Morricone- chamar de gênio é muito pouco!
Nino Rota - sempre assina com agum cromatismo! Adoro!
Danny Elfman - esse eu ainda vou apertar a mão e agradecer pela música maravilhosa!

E os teus?


- John Williams (fantástico)
- Hans Zimmer
- Marco Beltrami


Adoro temas de filmes de guerra, ação, medieval, em suma, temas de cena batalha são os meus preferidos, acho tão empolgante!
Mas acho muito legal em trilhas sonoras a expressividade que as músicas tem que ter, dai quando é música pra fazer chorar em final de filme, é lindo ehehehe um dia quero gravar na guitarra o tema da Lista de Schindler, por exemplo...

Ainda tô conhecendo mais compositores, é que eu costumo conhecer muito de um compositor pra só depois passar pra outro, dai não conheço praticamente nada do Ennio Morricone, mas dos outros dois conheço sim! E acho bem legais também.

Falou, abração ai!

De Ros
Veterano
# fev/10
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The Root Of All Evil

Como você já citou em outro tópico, você também compõe trilha sonoras, será que é possível você nos dizer como funciona o esquema quando é você que faz? Você também faz trilhas orquestradas?

Bah, o meu caso é completamente diferente... Eu escrevo e arranjo tudo. E as partes orquestradas, quem toca é o meu computador, então eu evito escrever para grandes orquestras, porque jamais vou ter a dinâmica, a vida que tem uma formação dessas...

E pode ter certeza que tu conhece o trabalho do Morricone, só não sabe que é dele... Eu acho que "A Missão", com o Robert De Niro é a trilha mais famosa dele, mas o que sempre me chamou a atenção foram as trilhas "Western Spaghetti", que aqui se chamava "Bang bang à Italiana".

A trilogia dos dolares - "Por um punhado de dólares", "O bom, o mau e o feio" e "Por uns dólares a mais" são um bom exemplo! Eu até fiz uma brincadeira com "O bom, o mau e o feio". Dá uma olhada:



Viu como tu conhecia a música?

Abraço!

Prometherion
Veterano
# fev/10
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De Ros
Danny Elfman

Ele realmente é fantástico, me amarro nas coisas que ele faz!

Ken Himura
Veterano
# fev/10
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No caso, seria como o De Ros falou né, o compositor depois diz se aprova ou não.
Claro, o homi é o chefe né! Ele aprova ou não. =p

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10 · Editado por: The Root Of All Evil
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Tipo, eu acho mó dificil de imaginar que o cara que canta isso (não que seja ruim, só pelo estilo mesmo)



Depois componha isto:





The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
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De Ros

Po, não só conhecia, como esta música marcou minha infância! Ouvia muito, quando brincava de velho-oeste, sério mesmo.

Ken Himura
Veterano
# mar/10
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The Root Of All Evil
MAs cara, as técnicas da composição não são tão difíceis. O difícil é ter criatividade.

Tendo criatividade, e dominando mesmo técnicas básicas de composição (condução de vozes, modulações etc) o céu é o limite.

De Ros
Veterano
# mar/10
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The Root Of All Evil

Legal que eu não via esse clip (Stay) a muitos anos! E tem dois detalhes no clip que remetem a trabalhos que o Danny Elfman fez muitos anos depois:

A presença dos anões (A Fantástica Fábrica de Chocolates) e os fantasmas (Os Fantasmas se Divertem).

Claro que são ligações visuais, musicalmente o trabalho dele no Oingo Boingo é muito diferente do trabalho de compositor de trilhas. Eu só encontro um paralelo entre os dois - Excelentes composições.

Abraço!

james_the_bronson
Veterano
# mar/10
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Essa música do Oingo Boingo é fodona!!!

nichendrix
Veterano
# mar/10
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The Root Of All Evil

Só complementando o que foi falado. Muitos desses compositores de trilhas tem orquestras e estúdio próprios, como é o caso do Hans Zimmer e do John Williams, esse ultimo tem uma orquestra filarmonica que leva o nome dele e que ele geralmente conduz sozinho, já que pra ele é mais fácil e lucrativo que perder a grana que era paga para a London Philarmonica toda vez que ele conduzia pra uma trilha sonora.

Eles tem compositores, arranjadores e toda sorte de musicos para trabalharem para eles. Nem sempre eles mesmo compõe as musicas, as vezes o tipo de musica que eles querem está fora do seu dominio e eles repassam isso pra um dos membros da equipe que tenha idéias melhores ou maior domínio do que eles querem passar nas musicas, nesses casos em geral o compositor principal compõe uma parte da musica como o tema principal.

Na verdade esse é o motivo de existir composições creditadas para Additional Music. Um caso clássico é o do Hans Zimmer e do compositor e guitarrista brasileiro Heitor TP, que trabalha com o Hans Zimmer e que é o guitarrista e violonista residente do estúdio do Zimmer, mas que em várias trilhas do Zimmer é creditado como compositor de Additional Music, no caso se vc olhar em geral são musicas com uma presença bem marcante de violões ou guitarras e que seriam melhor trabalhadas por um especialista, como no caso dos filmes Gladiator, Mission Impossible 2, The Road to El Dorado, I Am Sam, Spirit: Stallion of the Cimarron e Madagascar.

Em alguns trabalhos do estúdio do Hans Zimmer, o Heitor inclusive é compositor principal como na animação Curious George entre outras.

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10 · Editado por: The Root Of All Evil
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De Ros
Legal que eu não via esse clip (Stay) a muitos anos!

Essa música é uma daquelas que já nascem instaladas na gente!
Eu nem sabia que era ele que cantava, fui procurar outro dia quando tava lendo a biografia dele.

nichendrix
Um caso clássico é o do Hans Zimmer e do compositor e guitarrista brasileiro Heitor TP, que trabalha com o Hans Zimmer e que é o guitarrista e violonista residente do estúdio do Zimmer, mas que em várias trilhas do Zimmer é creditado como compositor de Additional Music, no caso se vc olhar em geral são musicas com uma presença bem marcante de violões ou guitarras e que seriam melhor trabalhadas por um especialista, como no caso dos filmes Gladiator, Mission Impossible 2, The Road to El Dorado, I Am Sam, Spirit: Stallion of the Cimarron e Madagascar.


Caralho cara, tu é mesmo uma enciclopédia, tu conhece tudo da história do Jazz e ainda sabe tudo isso, e até conhece o Heitor Pereira eheheheheh Tem uma música da trilha do "King Arthur" que ele recebeu até um crédito maior, aparecendo no cd assim "Arranged By Heitor Pereira".

No "Road To El Dorado" ele fez a festa ehehehe nunca vi o violão tão presente quanto nesta música. E mandou benzão no flamenco boladão.

E o solo de violão na "Duduk Of The North" na trilha do Gladiador é FODA FODA FODA.

O Zimmer também toca violão, sabia? Ele até lançou uma vez 2 volumes de VSTs de violão que ele usava, e ele mesmo tocou o violão de cordas de Nylon na gravação dos samples.

Jabijirous
Veterano
# mar/10 · Editado por: Jabijirous
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Como o Ros ja falou, só complementando.

Tempo é dinheiro em hollywood, então uma equipe é sempre necessário!!

O Morricone ja acha ao contrário, ele quem faz tudo, o Howard Shore do Senhor dos Anéis tb fez tudo!!

Ainda tem o lance da música ser aprovada e erros por causa da edição do vídeo, e na hora o compositor não foi avisado aí tem uma equipe de copistas, orquestradores no próprio estúdio pq cada hora é um grana com uma orquestra!!

O Marco Beltrami tb faz algumas orquestrações, mas tb usa um orquestrador!!


Eu adoraria ter alguém só pra mixar minhas músicas, pois não tenho saco hehehe

De Ros
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Caramba, não sabia de nada disso que tu postou! Muito massa! E mais um motivo para invejar (no bom sentido) as conquistas do Heitor TP!

Jabijirous
Veterano
# mar/10 · Editado por: Jabijirous
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O TP ta rico!! Quer dizer, ja era, agora ta milionário heheehe



no filme O Amor Não Tira Férias, tem música dele ali!!

nichendrix
Veterano
# mar/10
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The Root Of All Evil
O Zimmer também toca violão, sabia? Ele até lançou uma vez 2 volumes de VSTs de violão que ele usava, e ele mesmo tocou o violão de cordas de Nylon na gravação dos samples.

Cara eu conheço o trabalho dele desde a época do A New Flame, o primeiro disco que ele gravou com o Simply Red, muito do que aprendi sobre musica foi na época que o tinha a loja/importadora de discos, cds e equipamentos pra som e imagem, inicialmente era da minha mãe e da minha tia, passou a ser do meu pai e da minha mãe e depois minha e do meu pai, enfim ficou na familia de 1984 até 2004 aproximadamente. Muito do que aprendi sobre instrumentos foi nessa época, porque a gente sempre recebia pedidos importação de instrumentos de clientes nossos.

Enfim, ele já era fera desde essa época, alguns dos sons mais fodas do Simply Red tem arranjos dele para as letras e musicas do Hucknall e do McIntyre.

Eu também adoro a trilha de gladiador e o cara toca pra caralho em todos os trabalhos dele, inclusive já ganhou um Grammy de melhor arranjo instrumental.

De Ros
Caramba, não sabia de nada disso que tu postou! Muito massa! E mais um motivo para invejar (no bom sentido) as conquistas do Heitor TP!

Cara, o cara é foda... mas quem deve ter o que contar dele é o Bertola que disse que játomou umas cervejas com ele em Niteroi (o Heitor TP é de lá).

Jabijirous
O TP ta rico!! Quer dizer, ja era, agora ta milionário heheehe

Acho que ele é milionário desde os tempos de Simply Red, já que até onde lembro ele era membro da banda mesmo e não apenas músico contratado.

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
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Caralho, galera, olha o Hans Zimmer tocando guitarra numa banda:



The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
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CARALHO

Olha ele tocando guitarra com uma orquestra!
Foda demais!!



nichendrix
Veterano
# mar/10
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The Root Of All Evil

EU não sei é como tu ouviu ele no meio da orquestra, pq aqui ele simplesmente não aparece hehehehehe

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
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nichendrix

Que isso! Dá pra ouvir claramente e altão, logo no começo, ele fazendo uma melodia nos bordões, junto com a orquestra. Depois ele vai pros teclados.

Quem não dá pra ouvir é o Heitor Pereira lá no meio ahaha nem ouvi guitarra depois do começo.

Jabijirous
Veterano
# mar/10
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também não ouvi a guitarra do TP!!

O incrível é como ele tira o som de orquestra com apenas esses músicos!!


Eu não vi o resto dos músicos, será que estão escondidos?/

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
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Jabijirous

Pois é, cara!!

Como faz? Será que é tudo no teclado ali??? Num é possível...
Se for, minha vontade de montar uma banda pra tocar trilhas sonoras está mais viável de ser executada (só falta grana e gente ehehe)

ogner
Veterano
# mar/10
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The Root Of All Evil
De Ros
Jabijirous
nichendrix

Puts, agradecidissimo pelo tópico, dicas e infos!! Descobri que adoro o Danny Elfman ( Não o do OB, hehehe) To caçando tudo dele! E já do uma sacada nos outros comentados aqui!!!

Valeu!!

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10 · Editado por: The Root Of All Evil
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ogner

Que bom que serviu pra você escobrir que gosta de um cara foda ehehehe

Faz tempo que to a fim de fazer um tópico com trilhas sonoras OSTs que usam guitarra, mas fico com preguiça de reunir e selecionar o conteúdo, ainda farei =D

Dogs2
Veterano
# mar/10
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foi mal mas não li o tópico ainda, mas só quero citar o Bernard Herrmann
As trilhas dele são fantásticas. A trilha sonora de Vertigo é... sem palavras, ouçam

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
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Dogs2
foi mal mas não li o tópico ainda

Pode falar que nem vai ler, não vou ficar bravo não =P

Dogs2
Veterano
# mar/10
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The Root Of All Evil
Nemly & Nemlerey

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