Violino novo: Eagle VK-644. Qual encordoamento?

    Autor Mensagem
    hpept
    Veterano
    # dez/09


    Olá pessoal!
    Semana passada foi comprar um violino novo para substituir o meu Parrot que não estava me satisfazendo mais.
    Testei, sem exagero, uns 10-15 violinos diferentes: de fabrica, artesanais, antigos, etc.
    A parte os antigos, que eram ótimos mas caros pra caramba (acima de 3k), achei nos da serie VK da Eagle uma boa relação custo/beneficio. So pra dizer, não achei toda esta diferença entre estes da Eagle e um Nhureson Le messiê que justifique a diferença de preço. Na verdade, gostei mais do Eagle.
    Entre os vários que tinha na loja, achei um VK-644 com sonoridade superior, até do estoque inteiro dos 544. Até o cara da loja, depois de testar, me recomendou, contra o interesse dele, comprar este no lugar de um VK-544. E assim foi. Comprei um set de cordas Mauro Calixto para trocar o encordoamento que veio de serie (que tinha bom desempenho nos graves, com um som bem encorpado mas que carecia nos agudos), mas fiquei meio decepcionado. O sol ficou uma bosta, tem um som come de "areia", poeirento, não sei explicar, nada aveludado como antes. As outras cordas melhoraram bastante, ele é mais macio de tocar, mas a corda sol me parece fora do contexto.
    Não sei se voltar para o sol antigo, mas como tinha um defeito de som toda vez que tocava a nota Si (como uma modulação de volume), não queria piorar a situação.
    Portanto, querendo algo de melhor (num futuro, porque agora não to afim de gastar outra grana em cordas) estou pedindo um conselho.
    Achei as cordas D´Addario, um pouco mais caras, e depois, muito mais caro, Dominant ou Evah.
    Mas será que realmente vale a pena gastar uma grana dessa em cordas para um violino cujo valor chega mal ao triplo das cordas? E será que dá realmente para notar a diferença em um instrumento destes?
    Me iluminem, por favor.
    P.S: de qualquer forma, gostei muito do violino Eagle VK-644. Ele é bonito, bem acabado, e tem uma sonoridade excelente. Acho que só precisa de umas cordas melhores e de um violinista melhor também...rsrsrsrs

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Vale a pena investir nas cordas sim, elas são tão fundamentais quanto o corpo do violino.

    Pra comprar cordas boas importadas use o Gostrings.com ou o Concord Music, porque os preços nas lojas são abusivos.

    hpept
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Que tal arranjar as cordas no Mercado Livre? O será que ainda comprando foras consigo economizar, mesmo com frete e imposto?

    hpept
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ontem foi pegar o violino para tocar e achei a corda do La estourada!!!!!
    Isto pode?????
    Quer dizer... uma corda pode estourar sozinha com o violino parado, sem ninguém mexer nele?
    A corda em questão é da Mauro Calixto, e não tem nem duas semanas de uso. Foi ver o que aconteceu, e ela quebrou em correspondência da bolinha (que na realidade não é uma bolinha, ma um tipo de campanula de latão que protege e envolve o nó dado no fundo da corda para segurar no estandarte.
    Achei esta solução meio esquisita, sendo que só o Mi vem com a bolinha clássica, mas o vendedor da loja me falou que é para economizar (parece que a custo da confiabilidade...)
    Tenho um pouco de experiencia com instrumentos de cordas (guitarras, violões, etc.) mas nunca me aconteceu nada de parecido.
    Algum palpite sobre o que pode ter acontecido? As cordas Mauro Calixto são tão ruim assim???
    Usei por quase um ano um encordoamento Giannini no meu Parrot e nunca me deu problemas, nem de afinação, que segurava muito bem (até por uma semana), ao contrário destas Mauro Calixto que vivem perdendo afinação. Pensei que fosse problema de cordas novas, mas depois de duas semanas de uso diário as cordas já deveriam ter estabilizado, né?
    Bom, meio decepcionado acabei encomendando no ML um jogo de Thomastik Dominant. Quero ver o que vai acontecer com cordas importadas, esperando que durem mais do que 2 semanas...

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Que tal arranjar as cordas no Mercado Livre? O será que ainda comprando foras consigo economizar, mesmo com frete e imposto?
    No ML, o mais barato que você vai encontrar é o dobro do que você gastaria importando, por mais insano que isso pareça.

    Ontem foi pegar o violino para tocar e achei a corda do La estourada!!!!!
    Isto pode?????
    Quer dizer... uma corda pode estourar sozinha com o violino parado, sem ninguém mexer nele?

    Pode sim, normalmente é por causa de calor ou tensão demais na corda. Pode cair o cavalete também sozinho, já aconteceu comigo...

    hpept
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    No ML, o mais barato que você vai encontrar é o dobro do que você gastaria importando, por mais insano que isso pareça.

    Encomendei o jogo por 120 R$, incluindo frete. Considerando que o jogo lá fora custa em media 40 US$, em reais seria cerca de 70, e ainda vem o frete. Se por acaso cair no pente fino da alfândega, ai vai mais um 60% do valor da mercadoria+frete. Considerando mesmo um frete vagabundo equivalente a um sedex brasileiro dentro do estado(mas com certeza o frete de fora é mais caro), mais um 12 R$, seria (70+12)*1.6=131.2 R$.
    Sairia neste caso mais caro importando do que comprando no ML. Ontem apareceu um cara no ML (pena que já tinha encomendado de outro vendedor) vendendo o mesmo jogo para 100R$, o que seria mais em conta ainda.

    hpept
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Aconteceu de novo, desta vez com a viola. a corda do Lá (sempre das malditas Mauro Calixto) estourou. Hoje de tarde toquei uns 10 minutos antes de sair, e quando depois do jantar foi pegar de novo, a corda estava arrebentada, sempre no mesmo lugar, em correspondência da famigerada bolinha de latão.
    A viola estava perfeitamente afinada, e o garfo do micro afinador não parece ter rebarbas ou quinas que possam favorecer a quebra neste ponto.
    Por experiência própria, estes encordoamentos não prestam...
    Aguardo comentários...

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    A alfândega só taxa produtos com preço acima de 50 dólares, sem contar o frete.

    Sempre compro cordas pela Gostrings.com. Tenho usado Thomastik Vision orchestra atualmente. Geralmente, gasto uns 45 dólares, com o frete incluso. Aqui no Brasil, um pacote de Vision, com um preço "barato" no mercado livre ou afins, tá custando por volta de 120 Reais, sem o frete.

    A mesma coisa a Dominant, uma das melhores cordas que existem. Quando eu usava Infeld Red, a diferença era ainda mais gritante. Comprava o set por 48 dólares com o frete (há alguns anos atrás) e aqui vendiam o mesmo por 155 ~ 165 Reais, sem o frete.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violino novo: Eagle VK-644. Qual encordoamento?