Quando você associa o intérprete ao compositor.

    Autor Mensagem
    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/09


    Comigo acontece isso de associar certos intérpretes aos compositores. Por exemplo, quando eu vou imaginar como seria o Chopin tocando, eu acabo associando ao Ashkenazy, porque eu tenho uma integral do Chopin tocada por ele.
    Quando imagino o Paganini, associo ao Salvatore Accardo, mesmo tendo gravações dos Concertos também com o Massimo Quarta.
    Esta associação não é intencional, acredito que esteja relacionada às interpretações que mais gosto.
    Outros exempos de associações que faço:
    Villa Lobos - Turíbio Santos
    Joaquín Rodrigo - Andres Segovia
    Mozart - Uchida

    etc etc

    E ae, acontece algo parecido com vocês também?






    /tentativa de movimentar este fórum parado, mas desculpem, não consegui pensar nada mais interessante.

    Minow
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Por isso que eu gosto de ter as mesmas coisas tocadas por intérpretes diferentes.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Minow
    Por isso que eu gosto de ter as mesmas coisas tocadas por intérpretes diferentes.

    Eu também tenho, mas acabo associando a um, como nos casos que citei.

    Ken Himura
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Mais ou menos, comigo acontece do modo "inverso". Por exemplo, quando o intérprete é especialista em alguns compositores hehehe.

    Esse exemplo do Accardo aí, me serve também.

    Alex Jarrier
    Veterano
    # set/09
    · votar


    The Root Of All Evil

    É mto difícil evitar isso não? como disse Minow, acho q seja o melhor a fazer. Se não o fizermos, caímos no risco da "interpretação definitiva" ,ou seja : "ninguém mais precisa grava-la.
    Na musica dita "erudita" as nuances são mto mais difíceis de serem detectadas. Para um leigo, Edson cordeiro cantando é a "mesma coisa" q Andreas School ou P. Jaroussky, por expl. O legal é temos cada vez mais contato com diversas gravações da mesma : suite, área, motet...etc... Creio q a partir daí nosso ouvido vai se tornando mais apurado. Penso q isso é mto importante p/ nossa evolução e desenvolvimento de nossa "personalidade artística". Abç.

    FeaR-ME
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Aproveitando, como me inicio na música erudita? Sempre admirei muito os grandes compositores, mas infelizmente só conheço as grandes obras mais famosas...

    E além da música clássica, como conheço mais sobre aquele estilo celta? Que lembra filmes da época medieval?

    Blackus
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Villa Lobos - Turíbio Santos
    Joaquín Rodrigo - Andres Segovia


    O Concerto de Aranjuez pra mim é Paco de Lucia. E tem um vídeo no youtube que diz que é o próprio Villa tocando o Choro nº 1, mas sei lá... segue aí:



    Alex Jarrier
    Veterano
    # set/09
    · votar


    FeaR-ME

    "Por onde começar a ouvir" , vc diz no sentido cronológico ?ou vc queria nomes de compositores aleatórios?

    Cara, meu pai tem como hobby violão clássico e minha família é recheada de musicistas , então cresci ouvindo TUDO . Mas admirar é uma coisa e gostar é outra . No meu caso ,ouço basicamente Musica Barroca (por enqt). Pelo meu contato ter sido de infância, não sei se sou o melhor cara pra falar disso, mas tenho algumas considerações...
    Penso q vc deve partir das músicas q vc goste, por explo: ouviu aquela famosa ? anota o nome e vai no Youtube, lá vc terá links. É um trabalho de pesquisa mesmo e acho q o processo deve ser tão natural e prazeroso como o q te levou a gostar do q gosta na musica popular . (YouTube é limitado , preciso achar outra fonte tb) Existe tb livros/sites da "história da música" q acho MTO importante p/ quem quer ser profissional e "vê"a música como "ARTE"; embora ainda não fui atrás..rs... Tem uns tópicos aqui q tem umas dicas; li mta "lenda" sobre certos compositores e não veja como "verdade" tudo q ler , mas sempre dá pra achar nomes e informações legais. Depois de um tempo, sugiro q vc comece a ouvir as mesmas com outros intérpretes ;pelo motivo q postei acima. Abço !

    Guguminator
    Veterano
    # set/09
    · votar


    É quase inevitável preferir uma interpretação entre todas as outras, mas nunca prefiro um intérprete pra todas as obras de um compositor.

    TG Aoshi
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Não... Mas como disse o Ken Himura, as vezes acontece o inverso, relaciono o intérprete com alguns compositores, mesmo assim é raro.

    Alex Jarrier
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Guguminator

    Concordadíssimo !

    Falkon36
    Veterano
    # set/09
    · votar


    eu associo Mozart com o ator q fez ele no filme amadeus

    ator

    Guguminator
    Veterano
    # set/09
    · votar


    eu associo Mozart com o ator q fez ele no filme amadeus

    Taí a exceção pro que falei antes...

    Pseudonimum
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Associo o Horowitz ao Rachmaninoff e a Argerich ao Prokofiev [?].

    Guguminator
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Pra mim Horowitz ta mais pra Chopin do que pra Rach.

    Minow
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Pra mim Horowitz ta mais pra Chopin do que pra Rach. (2)

    Pseudonimum
    Veterano
    # set/09
    · votar


    É por causa do Rach3...

    silvG8
    Veterano
    # set/09 · Editado por: silvG8
    · votar


    Pseudonimum
    Rachmaninov eu associo a Ashkenazy ou Ogdon!

    Guguminator
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Pseudonimum

    É difícil achar quem conheça, mas o 3º de Rach que mais gosto é com Byron Janis.

    silvG8

    Engraçado, muita gente fala do Ashkenazy e tal, mas não gosto dele como pianista, mas gosto muito dele como regente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando você associa o intérprete ao compositor.