Conhecendo a Viola de Arco

Autor Mensagem
Morgenstern
Veterano
# mar/09 · Editado por: Morgenstern


Eu estive procurando na net artigos que falassem um pouco da viola e axei algumas coisas e estou compartilhando ....




Nome: Viola Erudita ou Viola de Arco

Tamanho: 38 a 44 cm

Afinação: C (Geralmente com a corda Lá 440hz)

Cordas e Frequencia : Lá(A) (440hz) , Ré(D) (297.7hz), Sol(G)(196hz), Do(C) (130.8hz)

Introdução

A viola é um instrumento da familia do violino . É um pouco maior que o violino , mais largo e com tom mais grave. É afinada uma quinta menor que o violino (embora seja difícil de distinguir o som de um violino quando tocado em uma orquestra, amenos que em relação à corda Dó da viola e a Mi do violino).


Tanto o violino como a viola evoluiram diretamente da viola da braccio.Até a palavra italiana violino é um derivado da palavra viola, historiadores são levados a acreditar que a viola pode ter realmente aparecido um pouco antes do violino. Mas muitos violinistas desfrutam da ideia que o violino ocupa o topo da familia
das cordas ,pensando assim que o mesmo seria o primeiro de todos, pelo menos historicamente nada tem sido comprovado.

No início da orquestra, o papel da viola foi apenas de hamozizar. Ela teve muitas vezes as partituras em segundo plano quando o compositor não poderia pensar em mais nada para escrever. A melodia foi deixada ao mais brilhante, maior e mais poderoso violino. Rumo ao século 20, a viola começou a obter um papel mais proeminente, e agora é por vezes caracterizado como um instrumento solo. Durante o verão de 2000, a Orquestra de Cleveland realizou um concerto em que um violinista e um violista eram cada um caracterizado como solistas em uma peça de Mozart.


Historia

Viola é um instrumento de cordas, o mais antigo da família do violino, a que é semelhante em todos os aspectos estruturais. As primeiras violas serviam mais para acompanhamento, visto que tinham mais cordas e seus cavaletes eram menos curvos, de modo a se tocar mais notas ao mesmo tempo. Eram, portanto, instrumentos harmônicos.

Até fins do século XVI, havia mais de dez instrumentos com o nome de viola – Viola da Bracio, Viola Bastarda, Viola d'Amore, Viola da Gamba etc. O nome Viola em alemão é Bratsche, que é uma corruptela de Bracio, que era tocada apoiada pouco abaixo do ombro, no peito.

A partir de meados do século XVII, as famílias Amati, Guarneri e Stradivarius passaram a produzir violas mais parecidas com as de hoje em dia.A viola é um pouco maior de que o violino – a caixa de ressonância varia de 38 a 44 cm – e tem som mais grave. É afinada uma quinta abaixo do violino e uma oitava acima do violoncelo (lá , ré , sól , do). Haydn e Mozart incluíram a viola em seus quartetos de cordas e, no final do século XIX, compositores como Hindemith e Honegger começaram a compor especialmente para esse instrumento. Gaspara da Salo, que foi um proeminente luthier de violoncelo, também foi muito famoso por suas violas e contra-baixos. Originalmente, foi dado a Gaspara o crédito de classificar os instrumentos na familia do violino. Isso foi mais tarde
comprovado como falso quando decisivos instrumentos mais antigos foram encontrados.

Nos anos 80 e 90 foram fabricadas melhores peças para a viola, como compositores começaram a reconhecê-lo mais como um instrumento de direito próprio, com características diferentes.

A viola tem, e sempre terá preconceitos. Muitas pessoas acreditam que violistas são violinistas que não eram suficientemente boas para continuar a desempenhar o papel de violistas. Acreditam também que a viola tem um tom qualidade inferior. Na verdade têm um som muito rico, um profundo tom, e, nas mãos de um bom musico é bastante competente e bonita.

A atitude sobre os próprios musicos também é errada. A música que é escrita para a viola (que é muitas vezes é harmonica) é diferente da do violino mas exige técnicas diferentes. Enquanto os violinos pode utilizar principalmente legato e staccato , violistas usarão mais spiccato . Eles também devem obter mais profundidade de tom quando fazem uso do legato. Além disso, violistas hoje fazem a melodia, que muitas das vezes não é reconhecido.

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/09
· votar


Viola é legal.

Minow
Veterano
# mar/09 · Editado por: Minow
· votar


Piadinha: qual a diferença entre a primeira e última estante da viola?




R: um tom inteiro.




Rá rá rá rá



Piadinha 2: como se faz pra um naipe de violas tocar pianíssimo e tremulo?





R: ponha uma semibreve e escreva "solo" em cima.

makumbator
Moderador
# mar/09 · Editado por: makumbator
· votar


Você já ouviu falar daquele violista que afirmava tocar fusas?
- A orquestra não acreditou e ele provou tocando uma.

Quando é que uma viola está tocando desafinada?-
Quando o arco se move.

Porque muitas pessoas adquirem aversão instantânea à viola?
- Poupar tempo.

Qual a diferença entre um cortador de grama e uma viola?
- Se for absolutamente necessário, pode-se utilizar o cortador de grama num quarteto de cordas.

Se você estivesse perdido no deserto, para quem pediria ajuda: a um bom violista, a um mau violista ou a um oásis?
- A um mau violista. Os outros dois são produtos da sua imaginação.

Porque as pessoas tremem de medo quando alguém entra num banco com um estojo de violino embaixo do braço?
As pessoas pensam que ele carrega uma metralhadora e que pode usá-la.
E porque as pessoas tremem de medo quando alguém entra num banco com um estojo de VIOLA embaixo do braço?
As pessoas pensam que ele carrega uma viola e que pode usá-la.


Porque as piadas sobre viola são curtas?
- Para os violinistas poderem entender

Como se diferencia um violista de um cachorro?
- Um cachorro sabe quando deve parar de arranhar.

O que o raio e os dedos do violista têm em comum?

Nunca caem duas vezes no mesmo lugar.

Qual a diferença entre um violino e uma viola?

Você pode afinar um violino.

Por que a viola queima mais devagar?

Porque nunca sai da caixa

Qual a diferença entre uma viola e uma cebola?

Ninguém chora se você picar uma viola.


Porque os violistas levam suas caixas no console do carro?

Para poder estacionar na vaga de deficientes.

Por que as violas são tão grandes?

É uma ilusão de ótica. Não são as violas que são grandes. As cabeças dos violistas é que são pequenas.

Por que o violista tem um ataque de pânico com Kama Sutra?

"Todas aquelas posições!"

Do que é formado um quarteto de cordas?

Primeiro-violinista; segundo-violinista; um violinista frustrado; e um cara que ODEIA violinistas.



Hhashash!!! Brincadeira Hein!!!

Morgenstern
Veterano
# mar/09
· votar


Violistas são os mais zuados coitados ... kkkkk

Eu mesmo fui um violinista frustrado (prefiro dizer que eu acordei para a vida kkkkk)

Cara qnd se toca em orquestra nada melhor ke tocar viola ...
Voce não precisa estudar kkkkkkkkkkkkk

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


Morgenstern

Cara qnd se toca em orquestra nada melhor ke tocar viola ...
Voce não precisa estudar kkkkkkkkkkkkk


hashashas, isso é porque ninguém espera nada das violas! hhashas

Eu toco contrabaixo em orquestra, e apesar de também ser um instrumento muito zuado, nada bate a viola! Por outro lado, já toquei duas vezes peças de contrabaixo e viola solando, e foi muito legal.

Não sei se vc conhece:

Sinfonia Concertante para contrabaixo e viola, de Karl Ditters Von Dittersdorf(que era violista, tocava com Mozart em quartetos em Viena). Além dos dois solistas, na orquestra tem 2 trompas 2 oboés e cordas.

Duetto para Contrabaixo e viola, do Giovanni Bottesini(que era contrabaixista, era considerado o Paganini do baixo). Ess só tem os dois instrumentos, sem nenhum tipo de acompanhamento externo.

Tenho um grande amigo que toca viola maravilhosamente bem(toquei a Sinfonia concertante com ele). Hoje ele toca na Orquestra do Municipal do Rio. O cara é fera! As piadas serviam de estímulo ao estudo dele, e já a muito tempo, nenhuma delas se aplica a ele! heheh

Morgenstern
Veterano
# mar/09
· votar


Maravilhoso !! Peças de Contrabaixo , cello e viola solando são perfeitas ...

apesar de também ser um instrumento muito zuado, nada bate a viola!

Cara onde eu tocava o violino era o mais zuado ... kkkkkk

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


Morgenstern

Caso vc queira, eu tenho o material completo da Sinfonia Conccertante. Tenho partitura e partes dos solistas e de toda a orquestra. Além disso, na época que eu toquei isso, fiz um playback de uma redução de piano que eu fiz da peça(para a gente estudar antes de passar com a orquestra). Também tenho a partitura da minha redução.

A parte da viola e baixo solo não é MUITO difícil, apenas o segundo movimento é o mais puxado tecnicamente para os solistas(mas é o mais bonito dos 4 movimentos).

Se quiser, basta me avisar!

Morgenstern
Veterano
# mar/09
· votar


São poucas partes mesmo solo que exige tecnica da viola ,
Apesar que eu não acredito no solo como principal ou fundamental em uma sinfonia ou musica.
O papel dos outros instrumentos de corda (viola , cello e o contrabaixo) e o mesmo do violino ...

E igual a guitarra ....
Sozinha ela é show ... mais com a batera e o teclado fica muito melhor ...


Cara me envia ai ...

biohazard.place@gmail.com

Valew mesmo

Morgenstern
Veterano
# mar/09
· votar


Eu sou fascinado pelos instrumentos eletricos e antigos ...
Nossa eu queria tocar numa viola da gamba de 7 cordas....
Falam que o curvatura do cavalete permite tocar varias cordas simultaneamente ....

Vi que existe violinos modificados com 7 cordas .... mais são caros demais (mais de 3 mill dolares)
Não estou falando dos tuonos ....

Parece que estamos voltando no tempo kkkkk

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


Morgenstern

Eu sou fascinado pelos instrumentos eletricos e antigos ...
Nossa eu queria tocar numa viola da gamba de 7 cordas....


Já pude brincar com viola da Gamba, cello barroco e violone Grosso no festival de música antiga aqui de Juiz de Fora!

Já peguei seu e-mail, mais tarde envio o material. Agora clique no editar na sua mensagem e apague-o, assim os Bots de spam que estão por aí na internet não o capturam.




São poucas partes mesmo solo que exige tecnica da viola ,

Mas sempre tem coisa cabulosa. Para viola me lembro do concerto do Hindemith, e o do Wanton. É como no contrabaixo, a maioria pensa que é tudo fácil, mas existem vários concertos sinistros de tão difíceis(Bottesini, Proto, Koussevitsky, entre outros).

Morgenstern
Veterano
# mar/09
· votar


makumbator

Eu queria fazer facu de musica .... mais ja toh velho e tenho filho pra cria (kkkkkkkkk zuera)

Eu queria que meus pais tivessem sido musicos ... talvez eu teria uma educação musical bem melhor

Começaria a tocar com 4 anos (igual Maksim Vengerov)
E com professores da Osesp ainda ....
Se tornaria um profissa loko
E obvio que tambem conta o trabalho e a força de vontade

Ken Himura
Veterano
# mar/09
· votar


São poucas partes mesmo solo que exige tecnica da viola
Mas sempre tem coisa cabulosa. Para viola me lembro do concerto do Hindemith, e o do Wanton. É como no contrabaixo, a maioria pensa que é tudo fácil, mas existem vários concertos sinistros de tão difíceis(Bottesini, Proto, Koussevitsky, entre outros).

Isso sem falar nos solos de músicas sinfônicas; aparece muito solo difícil de viola em ballets e óperas. Giselle é um dos mais famosos.

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


Ken Himura

Exato. Muitos trechos de orquestra são tão ou mais difíceis que muitos dos solos de concertos já escritos para aquele instrumento!

Morgenstern
Veterano
# mar/09
· votar


Mas mesmo assim ainda somos (violistas) ridicularizados kkkkkk

Falando em musicas sinistras ....

Aase's Death é sinistra pakas .... eu ja toquei em quarteto
Alem de facil e muito linda ...

Gugamano
Veterano
# mar/09
· votar


O violista e o violinista frustadro....... LOL kkkkkk
Desculpem-me mas só esta pergunta.
Porque é que a maioria dos Compositores, escreve os solos para violino e não para viola??
Mais...
A viola por exemplo num quarteto de cordas existem 2 violinos e 1 viola + cello, porque razão a viola nunca é solista ( nunca vi)??
A viola é completamente inferior ao violino!

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


Gugamano

Porque é que a maioria dos Compositores, escreve os solos para violino e não para viola??

Em música orquestral há vários solos para viola. Além de concertos, sonatas, etc...

A viola por exemplo num quarteto de cordas existem 2 violinos e 1 viola + cello, porque razão a viola nunca é solista ( nunca vi)??

No quarteto de cordas não há solistas. Todos os instrumentos estão em relativo equilíbrio, e nas peças bem escritas para essa formação os solos se alternam entre os instrumentos(com a viola inclusa). Pegue partituras de quartetos de cordas dos mestres dessa formação:Haydn(pai do quarteto de cordas), Mozart e Beethoven, e poderá facilmente observar isso.

A viola é completamente inferior ao violino!

Apesar das piadas e tudo mais, a viola é um instrumento tão importante quanto os demais, mesmo que não tenha a mesma "visibilidade" do violino e piano,por exemplo.

Gugamano
Veterano
# mar/09
· votar


O violino não foi esquecido graças ao nascer das opras em que os vocalistas cantavam em tons muito agudos.
Senão fosse isso a viola ainda estaria no topo, pois o violino era tipo um instrumento do menino pobrezinho. E como o violino não atinge notas tão agudas começaram a desenvolver cada vez mais o violino, até ao dias de HOJE.
Talvez um dia a viola venha a estar outra vez no topo.

Falkon36
Veterano
# mar/09
· votar


video??

Dórico
Veterano
# mar/09
· votar


A viola é completamente inferior ao violino!
A única parte inferior da viola é o q une a própria viola ao seu arco. Para mim, todo instrumento é igual. Se vc mostra q sabe executá-lo bem, ele será sempre bom, caso contrário.... =/

Acho uma pena q compositores de certas épocas não tenham explorado mais das violas.

Dórico
Veterano
# mar/09
· votar


A viola é completamente inferior ao violino!
A única parte inferior da viola é o q une a própria viola ao seu arco. Para mim, todo instrumento é igual. Se vc mostra q sabe executá-lo bem, ele será sempre bom, caso contrário.... =/

Acho uma pena q compositores de certas épocas não tenham explorado mais das violas.

Morgenstern
Veterano
# abr/09
· votar


A viola é completamente inferior ao violino!

Em um quarteto de cordas são 2 violinos , 1 cello e 1 viola ...
Vc acha que o cello é inferior ao violino ?
Vc acha que soh pq tem mais violinos na orquestra significa que ele é melhor ?

Talvez um dia a viola venha a estar outra vez no topo.
Quem está no topo ? ... Os violinos ? mil favores ein ....kkkk

Em comparação ao som "estridente" do violino , o som da viola e perfeito , sendo não tão agudo mais tbm não sendo tão grave ....

Juninho_Palmito
Veterano
# abr/09
· votar


Poxa é em todo lugar, o pessoal do violino gosta de zuar os violistas. Eu estudo Violino mas acho o som da viola muito loko, um som aveludado, macio, inclusive estou pensando em comprar uma Viola Ching Ling (tam. 39 é claro) pra brincar um pouco. Dizem que os violistas são violinistas frustrados mas o pessoal do Cello devem ser violinistas mais frustrados ainda, pois a maioria deles não gostam do violino.

Vou aproveitar e deixar uma brincadeirinha também:
"Dizem que um cara queria tocar violino não conseguiu, então foi tocar viola não conseguiu, foi pro Cello não conseguiu , foi então pro C.Baixo não teve sucesso, virou maestro e não sendo feliz virou compositor", rsrsrsrsrss

Ken Himura
Veterano
# abr/09
· votar


Poxa é em todo lugar, o pessoal do violino gosta de zuar os violistas.
Normal, zoação mútua é comum entre músicos hahaha.

Morgenstern
Veterano
# mai/09
· votar


Normal, zoação mútua é comum entre músicos hahaha.

Isso me faz lembrar da epoca de orquestra .... bons tempos ....
Zoação demais ....

juntava os violistas e mais atrás ficavam os clarinetes e as flautas (organização meio zuada xD) .... soh os piores ...

Dogs2
Veterano
# mai/09
· votar


Apesar de existirem grandes compositores que trataram excelentemente a viola como Paul Hindemith, têm inúmeros casos que a função da viola nas cordas é só preencher o buraco que o cello/contrabaixo e o violino deixam hahaha

Morgenstern
Veterano
# mai/09
· votar


é só preencher o buraco que o cello/contrabaixo e o violino deixam hahaha

Dogs2
Será que isso é "SÓ" ??
E se não tivesse um instrumento pra preencher esses buracos ...
Sera que a melodia seria bonita ?
A melodia não é tão linda sem o acompanhamento ...

Dogs2
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Morgenstern
óbvio
até porque o acompanhamento não é só a viola que faz, e ela não precisa ficar só no acompanhamento

Morgenstern
Veterano
# mai/09
· votar


é só preencher o buraco que o cello/contrabaixo e o violino deixam hahaha

acompanhamento não é só a viola que faz

Revisa o que vc disse ...

Dogs2
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Morgenstern
Não entendi onde tá contraditório
"Preencher o buraco" não significa "fazer acompanhamento".
Quando se orquestra, em uma grande porcentagem colocam o contrabaixo dobrando o cello uma oitava abaixo fazendo o acompanhamento; os violinos tomando a frente; e a viola preenchendo o meio ou reforçando os violinos ou o cello. Por isso uma boa parte das partituras orquestrais de viola possuem muito salto esquisito: porque não existe uma intenção melódica explícita. Elas preenchem o buraco, e reforçam os registros médios. Mas claro que isso tá longe de ser regra absoluta, é só um padrão. A viola é um instrumento importantíssimo, e vários compositores souberam usar com maestria. Ainda bem, porque eu adoro o som da viola em destaque

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conhecendo a Viola de Arco