Graded Examination: o que vcs acham?

    Autor Mensagem
    eutoco_frauta
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: eutoco_frauta


    Tava lendo algumas coisas em uns forum americanos e eles falavam constantemente algo como "to na oitabva série do piano", "eu to na terceira" etc. Ai fui dar uma olhada em como isso funcionava.

    Parece que é assim: cada instrumento tem 8 séries básicas. Cada uma dessas séries é na verdade uma prova que vc tem que passarque consiste de:

    1) exercícios;
    2) 3 peças que vc escolhe de uma lista;
    3) prova de leitura de partitura (eles dão uma pra vc e vc tem que tocar);
    4) prova aural (de ouvido);

    No nível um de piano por exemplo, as peças poderiam ser: Vivaldi - Outono (arranjado para piano); Dvorak, Cavatina n° 1; Paul Drayton Never Vex a Tyrannosaurus Rex! (mistura coisas classicas e modernas).

    No outro extremo, nivel 8 de piano, vc teria que ter nivel 5 de teoria musical para sequer fazer a prova, e as peças seriam algo como:
    - Bach, preludio e fuga em fá menor; Mozart Allegro assai: 3° movt da Sonata in Fá; Liszt, consolação nº 3.

    Aí depois vem os diplomas. O último nivel de diplo para piano (sao 3 niveis) teria um repertorio como esse:
    - Ravel Gaspard de La Nuit completo(!!!); Liszt Feux Follets; Chopin Sonata em Si menor.

    Parece bem foda hein =[ Mas pelomenos dá uma espécie de roteiro a seguir. Nesse ponto eu acho legal. O que vcs acham desse tipo de 'graduação'? Vcs acham que ajuda ou é pressão demais? Aparentemente algumas faculdades aceitam esses diplomas e reconhecem como graduação ou pós (também, fala sério ¬¬)

    A avaliação é feita por uma banca, que já conhece o reprtório que vc vai tocar (eles dão uma lista que dura alguns anos, vc escolhe as musicas de dentro dessa lista)

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Acho uma ótima forma de uniformizar o ensino musical, e ajuda bastante quem faz aulas particulares a não ficar à deriva.

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Não sei, é um jeito de prender o aluno até.

    Só acho legal meter essas classificações na faculdade; até lá, manter o estudo de maneira progressiva e bem coesa.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    pode ter o que for, se o aluno não estudar isso não vai adiantar em nada!! é uma forma de produção!! aqui a gente tem isso, o problema é, a instituição cobra do aluno????????

    eutoco_frauta
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: eutoco_frauta
    · votar


    pode ter o que for, se o aluno não estudar isso não vai adiantar em nada!! é uma forma de produção!! aqui a gente tem isso, o problema é, a instituição cobra do aluno????????

    No caso não é a instituição de ensino que cobra, é uma instituição que é feita só para cobrar. O seu professor lhe ensina como pode, aí vc vai lá fazer o exame desses caras. dessa forma não é só o aluno que é avaliado, mas a instituição acaba sendo também.

    Pense bem, se eu chego num exame desse, nível 1, e começam a aparecer coisas que eu nunca ouvi falar nem de longe em 3,4 anos de aula...Alguma coisa há de errado com as minhas aulas não?

    Além disso, para um professor trabalhar com um aluno o repertório mais difícil, ou até chegar nesse nível, (como no exempo acima) tem que ser um baita professor...Acaba forçando o nível de todo mundo a subir consideravelmente, dos alunos, professores e das instituições de ensino.

    Se for a própria instituição de ensino que cobra é provavel que ela pegue leve. Acaba sendo um "exame da OAB", versão musical =P só que sem ser obrigatória, claro.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eu penso que é muito bom isso dos níveis. não acho bom repetirem sp as mesmas peças.

    TG Aoshi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ainda não parei pra pensar de que forma isso influiria no ensino.

    Mas pra alguém, como eu, que está se virando sozinho (pelo menos por enquanto), ter uma especie de roteiro pra se localizar, poder seguir, é excelente!

    Queria dar uma olhada nessas listas.

    eutoco_frauta
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: eutoco_frauta
    · votar


    Nesse link tem as listas de requisitos até o nivel 8 para cada instrumento (syllabuses). No instrumento clique em complete syllabus pra ver a lista até o nível 8, os diplomas são em outro local do site. As listas são grandes e de tempos em tempos eles renovam.

    eles também tem provas de teoria musical, teste aural, composição, jazz/blues e por aí vai. É só vasculhar o site que vc acha.

    listas dos exames

    Para jazz só são 5 niveis, vc toca 3 peças: uma peça de jazz moderno, um blues, um standard, mas não tem de todos os instrumentos e as listas são menores.

    TG Aoshi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eutoco_frauta
    Ah! Já tinha procurado a página, mas mesmo assim, obrigado pelo link! \o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Graded Examination: o que vcs acham?