O tamanho do instrumento afeta o volume?

    Autor Mensagem
    eutoco_frauta
    Veterano
    # out/08


    Olá novamente pessoal =P

    Gostaria de saber se o tamanho do instrumento afeta o volume do mesmo nas seguintes hipóteses:

    1) Um violoncelo tocando um Dó 5 produz um som mais alto que um violino tocando um Dó 5?

    2) Um violino 4/4 tocando um Dó 5 produz um som mais alto que um violino 3/4 tocando a mesma nota?

    Se isso for verdade, o mesmo ocorre com instrumentos de sopro?
    Por exemplo, um sax baritono teria um volume mais alto tocando a mesma nota que um sax soprano?

    To partindo do pressuposto que todas as outras condições são as mesmas =-P A dúvida surgiu quando eu tava pensando em como fazer dinâmica na flauta doce. Como nao tenho professor eu fico inventando coisas por conta sabe euhehuehueuhe

    Aí surgiu a ideia de usar uma flauta menor, que atingisse a mesma nota, para conseguir sons mais baixos :-p Não sei se funcionaria pq não tenho uma segunda flauta pra testar. Vcs acham que funciona?

    kiki
    Moderador
    # out/08
    · votar


    eutoco_frauta
    a principio sim, mas não necessariamente.

    dois violoncelos, um maior tende a ter mais som por ter maior caixa de ressonancia.
    mas o tamanho tambem vai fazer ele ter mais harmonicos graves.

    o volume sonoro tambem depende da tensão da corda, no caso de cordas claro.
    um violino pode soar mais alto pois ele possui mais harmonicos agudos. e, como foi provado por fletcher e munson, o ser humano ouve mais os agudos que os graves.

    há muitos outros fatores em jogo.
    o tipo de madeira e execução do instrumento fazem muita diferença no volume do som e de suas caracteristicas.

    com certeza uma flauta, tanto doce quanto transversal, tende a soar mais baixo que um sax ou um trompete por exemplo, pela propria caracteristica do instrumento.

    Aí surgiu a ideia de usar uma flauta menor, que atingisse a mesma nota, para conseguir sons mais baixos :-p Não sei se funcionaria pq não tenho uma segunda flauta pra testar. Vcs acham que funciona?
    eu acho - veja bem, ACHO, pois nao toco flauta - que voce pode conseguir a dinamica treinando e dominando o instrumento.
    geralmente é impossivel conseguir aumentar o som alem da capacidade fisico-acustica do instrumento, mas é possivel diminuir.

    eutoco_frauta
    Veterano
    # out/08
    · votar


    kiki

    eu acho - veja bem, ACHO, pois nao toco flauta - que voce pode conseguir a dinamica treinando e dominando o instrumento.

    Eu to tentando, é possível, mas tá difícil na flauta doce pq até onde eu sei não dá pra fazer isso soprando mais forte ou mais fraco pq muda a frequencia do som x_X.

    Eu não sei pq na flauta doce isso acontece (o que seria uma questão interessante :-0), mas se vc soprar mais forte o som sai mais agudo e se vc soprar mais fraco ele sai mais grave. O método que eu vi pra corrigir isso é, na prática, complicadíssimo T_T. Por isso que eu tava tentando buscar uma alternativa, mas obrigado por responder :-D

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Acho que não dá pra afirmar alguma coisa assim de forma tão genérica, Eutoco. Tem muita coisa envolvida que pode fazer variar.

    O que acontece é que, pra nossa prática de audição, toda nota que está no registro mais agudo de um instrumento ou de uma voz sempre soa mais DRAMÁTICA que a mesma nota dentro do registro grave de outro instrumento. Como soa mais dramática, é fácil pensar que é mais forte, mas nem sempre é assim.

    Um bom exemplo é o início da Sagração da Primavera. O solo do fagote está escrito no registro agudo do instrumento, e uma orquestração mais convencional normalmente colocaria um oboé ou um clarinete pra tocar aquelas notas. Apesar de normalmente um oboé ser mais potente e projetar bem mais, essa melodia tocada de forma dramática pelo fagote parece bem mais forte que realmente é.

    Quanto ao controle de dinâmica no seu instrumento, bem, no fundo você já sabe qual é a resposta: você precisa de um professor. Poxa, flauta doce é um instrumento que não falta gente boa pra ensinar, ou oportunidades de fazer aulas de graça. Usa essa energia e inteligência pra conseguir um professor bacana!

    eutoco_frauta
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Nossa essas respostas tão muito interessantes, vcs já disseram um bocado de coisa que eu não imaginava. Valeu pela resposta Alvaro =-D.

    Pensando bem é uma pergunta que envolve muitas variáveis mesmo, como o Alvaro e Kiki falaram. Eu tava levando em conta só a questão da massa de ar deslocada em instrumentos de sopro menores e mais agudos VS maiores e mais graves, e que exigem maior deslocamento de ar, mas não tava levando em conta muitas das coisas que vcs disseram. Vou aproveitar para esticar a pergunta encima de algo que a kiki disse: (essa aqui me deixou curioso)

    dois violoncelos, um maior tende a ter mais som por ter maior caixa de ressonancia.
    mas o tamanho tambem vai fazer ele ter mais harmonicos graves.

    o volume sonoro tambem depende da tensão da corda, no caso de cordas claro.


    Em relação a tensão da corda, ela também afeta os harmônicos, assim como o tamanho da caixa de ressonância os afeta?

    Pardal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Na verdade, o volume e projeção dependem da construçã do instrumento e seu registro particular.

    Um instrumento é construído com materiais e com um formato. Essa combinação de fatores (construção, materiais, formatos) gera no instrumento, de forma individual, a uma caracterização sonora do mesmo. Isso é, um instrumento construído de uma dada maneira soará cada uma de suas notas com timbre e volume diferentes de um outro instumento, feito de forma diferente, ou com materiais e formatos diferentes.

    Assim, é comum que um instrumento possua uma nota mais brilhante ou mais volumosa que outro, enquanto qe aquele outro, se tiver qualidade semelhante, apesar de ser diferente, soará outra nota de forma mais brilhante e intensa. Assim, um violoncello pode ter um ótimo som de lá, mi e ré, enquanto outro tem mais projeção com o fá, dó e si bemol. Isso depende da construção, e cabe ao instrumentista identificar essas características de cada nota em cada posição e oitava do instrumento, o que o ajudará a determinar seu repertório.

    Assim, mesmo entre violinos, existem os que tem um Dó 5 com mais volume que outros violinos, porque sua construção privilegia esse dó. Se um violoncello tiver uma construção que privilegie o Dó 5, em comparação com um violino que não tenha essa característica, existe a possibilidade de ele soar com mais volume.

    Há que se considerar, também, instrumentos de péssima qualidade, que não podem ser usados para comparação neste caso. São exemplos aqueles violinos que custam 200 reais novos, o que indica provavelmente um péssimo material, usado para uma péssima confecção, num formato nem sempre ideal. Nestes instumentos, é incomum que sequer uma nota soe bem, com volume e brilho (ou um dos dois).

    Mas, em geral, bons instrumentos soarão mais brilhantes e com mais projeção no seu devido registro. É possível, ainda que mais difícil de se encontrar luthiers capazes disso, que o futuro dono do instrumento oriente o luthier para que o mesmo confeccione o instrumento com mais volume e brihlo nas notas que ele deseja usar mais e com mais brilho em seu repertório.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Na verdade, o tamanho do instrumento afeta a tessitura. O volume/amplitude creio que vem de outra variável.

    To partindo do pressuposto que todas as outras condições são as mesmas =-P A dúvida surgiu quando eu tava pensando em como fazer dinâmica na flauta doce. Como nao tenho professor eu fico inventando coisas por conta sabe euhehuehueuhe

    Tenta fazer por ligadura. Não sei explicar bem, mas tem uns tratados de interpretação de cravo (acredito que barrocos), que colocam umas regras pra ligar e desligar as notas, criando sensações de crescendo e decrescendo. Era assim que faziam antes do surgimento do fortepiano e das outas engenhocas que resultaram no piano atual. Pra adaptar pra flauta doce, deve rolar ainda algo com a pressão no sopro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O tamanho do instrumento afeta o volume?