Duvidas sobre o metodo Suzuki

    Autor Mensagem
    P4NT3RA
    Veterano
    # ago/08


    bem em uma discusão na escola de musica q eu participo, chegamos ao "metodo Suzuki" mais como não o conheciamos direto ficamos no "ar", bem.. a duvida seria tem com usar/adaptar o metodo para outros instrumentos como piano, teclado, guitarra, violão ou baixo?

    bem posso estar falando a maior bobagem do mundo, mais eh q não conheço o metodo, mais ja ouvi musicos , muito bons por sinal, q aprenderam com ele e ai veio a indagação, se ele tão bom assim, pode ser usado em outro instrumento se não o violino..

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/08
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    P4NT3RA
    Sim, ele tem adaptação pra tudo quanto é instrumento. Até pra matérias sem ser de música.

    Só que ele não deve ser dado como método único, tem que acompanhar um Hans Sitt ou Laoreux. Senão, o estudante fica totalmente sem técnica, sem explicações, só prática.

    P4NT3RA
    Veterano
    # ago/08
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    ta.. entendi mais ou menos...

    mais qual eh o "metodo" do "metodo" pelo q vc disse, ele seria então só pela pratica do aluno??

    P4NT3RA
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: P4NT3RA
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    ou seria então uma forma apenas do aluno ter alguma intimidade com o instrumento?

    Pombo
    Veterano
    # ago/08
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    O q seria esse metodo Suzuki?

    _music_4_ever_
    Veterano
    # ago/08
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    Método Suzuki
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    O método Suzuki foi desenvolvido por Shinichi Suzuki, no Japão, pouco depois da Segunda Guerra Mundial. O método utiliza a educação musical para enriquecer e melhorar a vida de seus estudantes. O método é direcionado a crianças e consiste basicamente em brincadeiras, para que a criança se divirta enquanto aprende. E ao mesmo tempo em que a criança aprende a tocar música em um nível elevado, ela também conhece os traços de um caráter moral que fazem a alma de uma pessoa mais bonita. Suzuki se preocupava também em ensinar bons valores para seus estudantes e fazê-los boas pessoas.

    O princípio do método é centrado na criação do mesmo ambiente para aprender música que a criança tem para aprender a sua língua materna. O objetivo é tentar envolver o estudante com a música da mesma forma que ele se envolve com a linguagem quando está aprendendo a falar. O ambiente ideal para isso inclui amor, bons exemplos, elogios, e um determinado tempo de estudo, de acordo com o desenvolvimento do aluno.

    Pombo
    Veterano
    # ago/08
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    Po interessante, pelo post do topico achava que era um metodo de estudo do violino, mas segundo a explicação seria mais ou menos uma terapia musical para crianças a fim de torna-la uma pessoa culta. Intaum eu acho q sendo o foco na musica, então tanto faz o instrumento, já que este será apenas uma forma de pratica-la.

    P4NT3RA
    Veterano
    # ago/08
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    Po interessante, pelo post do topico achava que era um metodo de estudo do violino, mas segundo a explicação seria mais ou menos uma terapia musical para crianças a fim de torna-la uma pessoa culta. Intaum eu acho q sendo o foco na musica, então tanto faz o instrumento, já que este será apenas uma forma de pratica-la.



    falo tudo ..

    nem vo perde tempo tentando explica oq eu entendi..rs

    Nandaviolinistaruiva
    Veterano
    # ago/08
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    é verdade que, no Japão, as mães aprendem a tocar violino (em especial as lições do Suzuki) para ensinar seus filhos?

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Ken Himura
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    é verdade que, no Japão, as mães aprendem a tocar violino (em especial as lições do Suzuki) para ensinar seus filhos?
    Não, é uma distorção do que acontece, de fato.

    No método Suzuki, a participação dos pais é fundamental, assim como o professor. Os pais chegam até a aprender pra incentivar o filho, não pra ensinar pra ele.

    ou seria então uma forma apenas do aluno ter alguma intimidade com o instrumento?
    No início sim, mas a partir do vol. 5 as coisas não são mais brincadeira. E os dois últimos volumes só tem 1 música cada: um concerto de Mozart em cada um.

    Eu nunca fiz o Suzuki porque não comecei criança (não tem cabimento adolescente e adulto fazer o Suzuki até meados do 5), mas tô pensando em pegar do 6 ou do 7 em diante pra aumentar meu repertório. Tem muita coisa legal lá, inclusive até um dedilhado bom pro Concerto pra dois violinos em Ré menor de Bach.

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/08
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    Ken Himura
    LoL!

    Isso explica muita coisa! XP

    Nandaviolinistaruiva
    Veterano
    # ago/08
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    Ken Himura

    Legal..
    bom eu comecei a pegar a partir do 4
    e confesso
    ainda soooooooofro muito
    a desvantagem é que tem muita coisa diferente do original
    e muitas vezes são bem mais complicadas do que realmente é...
    algumas passagens do A menor de Vivaldi, por exemplo...no 1º e 3º mov. tem mts coisas diferentes da partitura original e com o nível bem mais alto...o bom é que, quando vc ja toca pelo Suzuki quando pega a partitura original nem se assusta tanto! rsrss

    CheshireCat
    Veterano
    # ago/08
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    _music_4_ever_
    O método é direcionado a crianças e consiste basicamente em brincadeiras, para que a criança se divirta enquanto aprende. E ao mesmo tempo em que a criança aprende a tocar música em um nível elevado, ela também conhece os traços de um caráter moral que fazem a alma de uma pessoa mais bonita. Suzuki se preocupava também em ensinar bons valores para seus estudantes e fazê-los boas pessoas.
    Nossa, eu usei o Suzuki Piano School e não sabia disso. O_o

    Ken Himura
    Eu nunca fiz o Suzuki porque não comecei criança (não tem cabimento adolescente e adulto fazer o Suzuki até meados do 5),
    Poxa, eu fiz o Suzuki I e II. =(

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/08
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    CheshireCat
    E não achou um saco ou se sentiu infantilizada diversas vezes? =p

    CheshireCat
    Veterano
    # ago/08
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    Ken Himura
    E não achou um saco ou se sentiu infantilizada diversas vezes? =p
    Bah, eu era extremamente noob, não conseguia tocar nada. Acho que eu tinha que começar do zero mesmo. Mas o professor sempre me dava umas partituras mais legaizinhas pra ir fazendo também(eu comecei a aprender a Moonlight Densetsu de Sailor Moon logo no começo)...

    As músicas do Suzuki I eu achava beeem bobinhas. Mas curti bastante os minuetos do II. Agora, sobre me sentir infantilizada... Ok, admito, eu sou complexada porque sempre que ia procurar as músicas que estava aprendendo no youtube, só encontrava crianças. ¬¬

    (graças aos céus agora estou tocando músicas "de gente"...)

    _music_4_ever_
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: _music_4_ever_
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    tem de se começar é de baixo mesmo, se queremos alcançar o topo.

    Nandaviolinistaruiva
    Veterano
    # ago/08
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    é verdade
    aí vc pensa...poxa e eu que apanhava do "brilha brilha estrelinha"
    rsrsrs

    sahmaary
    Veterano
    # nov/10
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    acabei de assistir uma palestra sobre o metodo suzuki e o legal nele eh que dah pra utilizar em outras coisa so exige um pouco de dedicação e diciplina.

    jrpianissimo
    Veterano
    # dez/10
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    Pessoal, quem já está mais avançado do que método Suzuki e Leila Fletcher, na opinião de vcs, deve pegar pra estudar o quê?

    Babooturbo
    Veterano
    # jan/11
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    Não conheço o suzuki, apenas ouvi meu Professor comentar, mas irei tentar ir atrás do mesmo para comprá-lo.

    rafaelviolao
    Veterano
    # mai/11
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    bem em uma discusão na escola de musica q eu participo, chegamos ao "metodo Suzuki" mais como não o conhecíamos direto ficamos no "ar", bem.. a duvida seria tem com usar/adaptar o método para outros instrumentos como piano, teclado, guitarra, violão ou baixo?

    O Suzuki tem mesmo adaptações para outros instrumentos mas são todos instrumentos eruditos: Violino, Viola, Cello, Baixo, Piano, Flauta, Flauta doce, Violão, Harpa, Canto e Órgão.

    Não sei dizer porque não foi adaptado para a guitarra, por exemplo nos Estados Unidos - onde o método Suzuki é muito difundido é a guitarra elétrica também.

    Tenho um aluno de 8 anos que toca guitarra e a mãe dele o trouxe pois estava descontente com o antigo professor. Tenho trabalhado o repertório que ele conhece (através do guitar-hero) utilizando a filosofia Suzuki. Mas o que acontece no violão e nos outros instrumentos onde o método já foi adaptado e publicado é uma progressão técnica contínua e lenta. Cada música tem um porque e uma forma de ser ensinada. Está preparando tecnica ou musicalmente a próxima.

    Na guitarra ainda não temos isso, um passo bem fácil e bem passo a passo para ser aplicado em quem nunca pegou o instrumento, em crianças de 4 anos...

    O que noto nos alunos que comecei a trabalhar com a metodologia suzuki é uma técnica e uma percepção/consciência musical muito maior. Eles são afinados e sabem desde o zero quais são as notas que estão tocando e tocam com boa postura e tecnica correta desde o início pois os problemas técnicos vão acontecendo aos poucos a medida que podem ser resolvidos.

    Só uma última coisa que não pode deixar de ser dita. O método Suzuki não são os livros. Os livros só contem essa sequencia pensada de músicas, mas como foi dito anteriormente o método é essa filosofia que engloba os pais cria o ambiente etc etc.

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/11
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    jrpianissimo
    Pessoal, quem já está mais avançado do que método Suzuki e Leila Fletcher, na opinião de vcs, deve pegar pra estudar o quê?

    Fletcher é pra piano, né? Quais volumes já foram estudados?

    rafaelviolao
    Só uma última coisa que não pode deixar de ser dita. O método Suzuki não são os livros. Os livros só contem essa sequencia pensada de músicas, mas como foi dito anteriormente o método é essa filosofia que engloba os pais cria o ambiente etc etc.

    Exatamente! Tanto que pra virar um professor Suzuki deve-se ser professor de música (licenciatura em música - curso em faculdade) e depois fazer uma especialização numa instituição Suzuki, é muito além de só pegar os livros e mostrá-los ao aluno.

    Dr Nick
    Veterano
    # jul/11
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    o método suzuki é bom, e apesar das musicas serem um pouco infantis, são divertidas e isso estimula o aluno a evoluir, alem disso acho o metodo bem completo pois pega desde o bem basico até musicas bem avançadas, toco violoncelo e as musicas dos volumes 9 e 10 são o concerto em dó maior de haydn(vol.9) e o concerto em si bemol maior de bocherinni(vol.10), mesmo assim, apos se terminar o suzuki tem muita coisa para se estudar.

    Ken himura

    Eu nunca fiz o Suzuki porque não comecei criança (não tem cabimento adolescente e adulto fazer o Suzuki até meados do 5), mas tô pensando em pegar do 6 ou do 7 em diante pra aumentar meu repertório. Tem muita coisa legal lá, inclusive até um dedilhado bom pro Concerto pra dois violinos em Ré menor de Bach.
    não sei quanto ao violino mas no cello, se voce esta começando é melhor pegar do um mesmo, porque já no dois começa a pegar troca de posiçãoe no tres chega na sétima posição, alem disso o volume quatro ja começa a pegar a clave de dó, e é capaz do aluno ganhar um nó na cabeça. uma coisa que da para fazer é usar um segundo e quem sabem um terceiro metodo como suplementares, no meu caso, tenho o suzuki como metodo principal, mas uso o metodo dotzauer(quem sabe eu ainda pegue os estudos dotzauer) e uso também um metodo para cordas duplas do rick mooney(que tambem é editado pelo instituto suzuki).

    Exatamente! Tanto que pra virar um professor Suzuki deve-se ser professor de música (licenciatura em música - curso em faculdade) e depois fazer uma especialização numa instituição Suzuki, é muito além de só pegar os livros e mostrá-los ao aluno.

    andei vendo aqui nobrasil e algumas instituições tem oferecido cursos para pessoa que querem ser professores com o método suzuki, e com reconhecimento da SAA(associaçao suzuki das americas) neste caso trazem os professores dos EUA, e ao que vi não precisa ser licenciado em musica não, mas tem uma serie de outros requisitos que eles pedem, no caso doviolino ao que sem tem uma teacher trainer brasileira que se formou la, a shinobu saito, hoje em dia ela da cursos pelo brasil.

    bom o que sei esta ai.

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/11
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    Dr Nick
    Só pra dar aulas pra crianças em cursos particulares ou aulas particulares. Pra dar aula em grandes conservatórios e/ou faculdades (tem umas que seguem filosofia suzuki, por incrível que pareça), precisa de graduação em música.

    Isso serve pra qualquer método ou escola, por sinal.

    se voce esta começando é melhor pegar do um mesmo, porque já no dois começa a pegar troca de posiçãoe no tres chega na sétima posição, alem disso o volume quatro ja começa a pegar a clave de dó, e é capaz do aluno ganhar um nó na cabeça.
    No violino é diferente, são menos posições então não precisa subir tão rápido, nem há mudança de clave. O lance é que o Suzuki mal aplicado atrapalha mais do que ajuda, cria vícios ruins (como o de querer tocar sempre igual às gravações que acompanham os livros, mesmo que o som esteja uma merda) e tal.

    O método em si é muito bem feito, tem sacadas ótimas, mas necessita de uma grande experiência em ensino do instrumento e/ou uma grande formação numa "autorizada" do Suzuki pra funcionar bem.

    O lado ruim é que tem muita coisa lá dentro que é facilitada, nego toma bomba em prova e concurso por levar dedilhados ou arcadas (ou até versões/adaptações) que se encontram no Suzuki. Pra este caso, é melhor estudar por um facsimile (fotocópia de um manuscrito duma versão original) ou urtext (edição baseada no original, sem alterações pelo editor).

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