Violinos e Orquestra

    Autor Mensagem
    blonski
    Veterano
    # fev/08


    Olá, este é meu primeiro post.

    Eu gosto de tocar violino, gosto tanto que a muito tempo, comprei um violino baratinho, Romã de compensado,junto com um arco e um estojo, para ter uma idéia o arco custou mais caro que todo o resto. Sou auto didata, aí mergulhei em tocar violino, mas o som deste violino, era muito ruim, doía no ouvido, então como eu almejava um violino de orquestra ,mas não tinha dinheiro para tanto, então decidi fabricar o violino, eu mesmo, fiz 2, ficaram com um bom som na época, hoje o som está ainda melhor, e lá se vão 15 anos de quando fiz estes violinos.
    Hoje penso em fazer outros, simplesmente por que eu gosto tanto de violinos que apenas tocar não é suficiente, foi preciso conhecer sua alma esculpindo cada lasca de madeira, hoje eu faço o possível para tocar o que gosto, de ouvido, não sei ler partitura, tenho uma pequena noção,mas gostaria de aprender, para quem sabe um dia tocar na Orquestra Sinfônica de Curitiba. Este é um sonho que não sei se ainda existe tempo de realizar, pois tenho 39 anos.
    Então pergunto, para alguém como eu, existe um caminho mais breve, para quem sabe realizar este sonho, ou se ainda é tempo, faculdade ? Qual ? Aonde ? Quanto tempo demora ?
    Nunca pensaram em criar uma orquestra com "leigos" como eu ? Seria um desafio para um maestro que certamente gosta de música como eu gosto de violinos...

    Obrigado !

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    a historia da fabricação é interessante

    não sei ler partitura, tenho uma pequena noção,mas gostaria de aprender
    acho que não dá pra fugir, faz aula em conservatorio e daqui 9 anos se forme lá, instrumentos populares tem metodos alternativos, é mais espontaneo, violino em orquestra tem de seguir a risca o que manda

    Nunca pensaram em criar uma orquestra com "leigos" como eu ?
    seria igual jogar uma pessoa de cada país em uma sala e querer que elas saiam falando a mesma lingua na hora
    conheço músico que toca outros instrumentos e nem sabe o nome das notas, outro que chama bemol(b) de bezinho e sustenido(#) de cerquinha...
    o maestro teria que criar uma linguagem para que todos se entendam e entre criar uma nova e usar uma que já existe (partitura) é mais facil a segunda

    blonski
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    E a parte da Teoria, quanto tempo em média leva para bater o olho numa partitura e sair lendo na velocidade da música ? Eu não tenho dificuldade para tirar o som básico de uma música de ouvido no violino, mas, aprendendo a ler partitura terei certeza das notas exatas...
    Tenho um livro aqui: Teoria Elementar da Música de Osvaldo Lacerda, comprei a mais de 15 anos...

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    E a parte da Teoria, quanto tempo em média leva para bater o olho numa partitura e sair lendo na velocidade da música ?
    Alguns anos, desde que você leia todo dia.

    Quanto tempo demorou pra você ler um livro inteiro, na velocidade normal, quando aprendeu a ler?

    É a mesma questão.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    blonski
    o problema é você coordenar seu ouvido X sua leitura
    conheço gente que toca de ouvido até que bem, mas não consegue ler partitura nem a pau
    o cara lé duas notas e sai tocando a música na orelhada, do modo dele, tudo diferente do que estava escrito
    dependendo do caso pode ser bom, aceitavel usavel, em projeto solo
    mas se a ideia é tocar no meio de 40 violinos todos juntos não tem como não

    ajuda muito treinar divisão de tempos com livros do tipo "pozoli" onde você fica falando os tempos e fazendo alguma marcação pra saber onde está
    ou também "bona" onde além de tempos você treina leitura de notas, mesma tecnica do outro, fica falando as notas e marcando os tempos, assim você treina "leitura pura" sem ter a interferencia do instrumento que te induz a orelhada

    blonski
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Humm, aí pelo fórum fala que o Bona está ultrapassado, será que não tem um método sem mestre, especificamente para ensinar a ler partitura de violino, explicando a posição do arco, se a nota é na ponta, meio ou talão ?
    Que vá direto ao assunto, sem perder tempo em história da música, etc...

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    blonski
    Humm, aí pelo fórum fala que o Bona está ultrapassado

    não digo ultrapassado, o pessoal mais popular prefere o pozoli pra treinar divisão, tem divisões mais quebradas
    o bona é mais "classico" a primeira parte tem muito exercicio treinando a leitura de intervalo do que divisão de tempos

    BaiaSP2x
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    onde eu encontro partiruras no estilo cowntry (tipo aqueles solos de musicas americanas).... se alguém tiver por favor me mandem: direito.jr@hotmail.com

    violinovirtual
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ola amigo bronsk. vc tem algum material que fale qual é a posição da alma em relação ao cavalete da corda mi e outras dúvidas:
    1 - qual é a distancia das cordas no cavalete e a distancia também na pestana
    2 -a que altura que deve ficar a corda no espelho
    3 - qual é a curvatura ideal do cavale

    Essas informações são muito importantes para mim.

    Grato.

    violinovirtual
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ola blonski. Achei muito legal vc construir dois violinos. No ano de 2000 eu e um amogo desenvolvemos um violino eletronico e foui uma experiencia muito legal e até então não tinha a venda no Brasil. Agora quero fazer o meu, estou pegando bastante material na net mas tenho algumas dúvidas quanto a alma e cavalete, conforme citado acima. vc usou a cola COQUEIRO?, Como é o preparo dela.
    Se vc quiser o programa que eu fiz, um violino virtual, um software, com todas as escalas cromáticas e ajuda a testar o ouvido tocando notas aleatórias e o usuário tem que dscobrir.

    Sou novo no forum e tenho muito interesse no assunto e tenho bastante material para violino.

    Ate apa todos.

    Otaniel
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    violinovirtual

    Q MATERIAL VC TEM PRA VIOLINO AI ?
    MEU EMAIL ... violinistadedeus arroba hotmail ponto com

    blonski
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Agora já sei ler partitura, toco praticamente a primeira vista.

    Martte
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    blonski
    Parabéns!!!
    Nada como o estudo e o tempo.
    Vc já entrou pra orquestra?
    Se não der para entrar na sinfônica, entre numa orquestra escola. É uma experiência bastante interessante.
    Felicidades e sucesso.
    Abraço!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violinos e Orquestra