O que são aquelas peças de metal no estandarte do violino?

    Autor Mensagem
    Fox_scc
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Fox_scc


    Reformei o violino de minha vó que estava todo descolada em um saco plástico e iria ser atirado ao lixo por minha mãe.

    O Violino é alemão e foi construído entre 1900-1930. Tem escrito nele "Copy of Antonius Stradivarius, Made in Germany".

    Noto que os violinos modernos possuirem uma peça de metal, que seguram as cordas no estandarte, lembra a micro afinação da guitarra, esta peça tem a mesma função? sinto dificuldade de afiná-lo usando apenas as cravelhas.

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    É isso mesmo, um micro-afinador. Você garante uma afinação mais precisa com ele (daí o nome "fixo", que é o nome da peça), mas perde qualidade no timbre.

    A cada fixo que você adiciona, o timbre do violino vai ficando mais metalizado. O comum é usar 1 (só na mi) ou 2 (na mi e na lá). Eu uso 2.

    Fox_scc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Valeu Ken Himura.

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ah, mas vale lembrar que quando se é iniciante, é melhor usar os 4 mesmo, até ter intimidade suficiente pra afinar direto pelas cravelhas.

    Fox_scc
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu consegui afinar mesmo assim, mas tive que lixar as cravilhas e passar um pouco de breu.

    Não tenho estes afinaores fixos, vou ter de comprar.

    Muito obrigado pela informação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que são aquelas peças de metal no estandarte do violino?