A respeito dos cursos de bach./licenc. em piano, em faculdades.

    Autor Mensagem
    Wumpa Crash
    Veterano
    # jun/07


    Foi-me dito que, além do número de vagas em piano já ser pequeno pela falta de professores, existe a possibilidade constante de alunos não se formarem no ano 'normal', portanto não saindo da faculdade, e em virtude disso o número de vagas diminuir ainda mais. Chegando a ser possível que não haja nenhuma naquele ano em específico.

    Isso é verdade mesmo? É uma possibilidade alarmante.

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Qual faculdade??

    Não sei se é verdade não hein. Pelo menos, aqui no Rio, piano é bastante cheio.

    Wumpa Crash
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    USP, principalmente.

    Cheio? Sorte a sua. Aqui é tipo 30 vagas pra música como um todo, sendo que piano especificamente deve ser só umas 10, se não menos.

    makumbator
    Moderador
    # jun/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    Wumpa Crash

    Na verdade isso é corriqueiro em todos os cursos, me formei em Comunicação na UFJF, mas tinha muitos amigos na engenharia civil e elétrica, e nesses cursos de exatas, quase ninguém se forma no período normal(muito por causa das matérias cálculo I, II, etc). Entretanto o número de vagas não diminuiu, manteve-se o mesmo(claro que certas matérias ficam abarrotadas de veteranos e calouros, obrigando a coordenação a abrir mais horários da mesma matéria). No meu curso isso não acontecia, mas conheço muita gente que faz/fez música na UFMG, UFRJ, UNICAMP, e posso te dizer que a taxa de "atrasados" é muito menor que da área de exatas.
    Em muitos cursos de música há até a sobra de vagas, e se historicamente há mais atrasados em determinado instrumento, isso de certa forma já é levado em conta(ou seja, o número de vagas de vestibular já é mesmo menor que a capacidade acadêmica do curso em questão, para acomodar veteranos atrasados e calouros). Mas é claro que piano, violino, canto, violão tem mais procura que outros.

    Wumpa Crash
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Muito bom saber disso. Grato pelo post.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A respeito dos cursos de bach./licenc. em piano, em faculdades.