Trinados - Técnica e Controle (Piano)

    Autor Mensagem
    Sashsiam_2
    Veterano
    # mar/07


    Como vocês fazem para manter a regularidade num trinado no piano? Em andamento lento já sofro para juntar trinado e mão esquerda (o "lento" deixa o trinado como umas semicolcheias em allegro). Quando eu (um dia) chegar no andamento correto e o trinado ficar uma metralhadora, não faço idéia de como controlá-lo. Escutando trinados em gravações mal dá para distinguir uma nota da outra. Estou muito preocupado com isso, porque cheguei num ponto (quase 3 anos de piano) em que quase toda música terá trinados (posteriormente, eles serão com o dedo mínimo, vai ser pior ainda). Quando estudo uma música, após um certo treino consigo executar bem a música toda, mesmo que a velocidade seja razoavelmente alta, mas empaco nos malditos trinados.

    The-eXtremist
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Aproveitando o tópico, alguem poderia explicar a simbologia e a execução ( digo, técnica ) de "trinados" ? As músicas que toquei até então, nenhuma tinha , por isso nem me preocupei com exercicios, tecnicas etc. No entanto, agora estou estudando uma peça de Schumann (Fantasia Op 17, 1º movimento) e aperecem muitos trinados. É claro que pretendo ler a teoria e fazer exercicios aconselhado pela minha professora, mas aproveitando a ocasião!!! aí já vou adiantando etc.

    Valeu!
    Abraços

    Ata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Aproveito o tópico de perguntas: eu já vi edições com dedilhado nos trinados, e a cada repetição de duas notas o dedilhado era diferente. Eu, quando faço, instintivamente uso 12121212, ou 23232323, e não 231323, ou coisas assim.

    Alguém sabe por que isso?

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Alguém sabe por que isso?
    Talvez possa ser de sacanagem, o pessoal antigamente gostava de fazer esses malabarismos com os dedos.

    Ata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ken Himura

    Vem daquelas edições bizonhas, com a tal da "análise" da peça num canto da página. Tipo... ahn... não lembro dos nomes, mas são da Editora Ricordi. Tem um que é Brugnoli, ou algo assim. Desses mesmo que escrevem várias ligaduras e dinâmicas nas peças de Bach.

    Tigher
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Tigher
    · votar


    Olha, na minha opinião varia de onde aparece o trinado, qual a intenção dele...

    Geralmente uso 23232323 para trinados onde devo ter um controle muito bom da sonoridade, e 231323132 para trinados longos e/ou em passagens rápidas. Nunca usei 1212121212 não, o polegar tem uma tendência a forçar a tecla.

    Para estudar trinados, recomendo que comece bem leeeeeeento, fazendo movimento superior e inferior com o pulso, de duas em duas notas, depois em 3, 4, 5, 6, 7, 8 e assim vai, até pegar uma boa independência, mas é bem trabalhoso, e requer bastante paciência. Faça um movimento grande de ascedência e descendência do pulso no inicio, depois vá tirando de pouco em pouco até ficar com o pulso meio que tremendo e os dedos executando. (lembre-se em nunca tensionar nada, e faça com ajuda do professor)

    Sashsiam_2
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Bem, já li que os trinados são mais fáceis de fazer com dedos não próximos (131313, 24242424 ou 3535353535) se você não forçar um dedo para o lado para chegar na posição, e sim entortar o pulso, mas nunca tentei. Quanto aos movimentos de pulso, eles não seriam um fator a mais de descontrole? Tenho uma mania, acho que piano se deve tocar com o mínimo de movimento possível (sem tensionar, é claro).

    Ata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Sashsiam_2
    acho que piano se deve tocar com o mínimo de movimento possível (sem tensionar, é claro)

    Se o movimento de braço ou pulso auxiliar a execução da passagem, acho que deve ser feito sem hesitar.

    Sashsiam_2
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ata
    Não sei não. Só com os dedos já é difícil, se for colocar o braço junto descontrola de vez. Talvez o braço seja útil para descansar os músculos dos dedos em trinados longos, mas em trinadinhos de meio tempo acho que atrapalha. Mas é só a minha opinião, você pode estar certo.

    Ata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Sashsiam_2
    Algo como um deslocamento lateral do braço, ou um movimento arqueado do cotovelo, podem tornar passagens difíceis bem mais fáceis. Pode reparar alguém tocando (bem), eles usam o braço. Ainda ontem vi um concerto duma organista aqui no Rio, ela usava o braço, sim.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ata
    Tava pensando, e acho que o movimento de trocar o dedo dentro do trinado é que nem pra tocar notas repetidas - muda o dedo pra não perder o controle de intensidade e tempo.

    É uma boa explicação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trinados - Técnica e Controle (Piano)