Herbert von Karajan

    Autor Mensagem
    Kobberminer
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Kobberminer


    Herbert von Karajan (Salzburgo, 5 de Abril de 1908 – Anif, 16 de Julho de 1989) foi um dos maestros de maior destaque do período pós-guerra. Ele passou 35 anos de sua vida à frente da Orquestra Filarmônica de Berlim.

    ---------------------------------------------------------------------- -----------

    Karajan nasceu em Salzburgo, na Áustria, com o nome de 'Heribert Ritter von Karajan'. De 1916 a 1926, ele estudou no Conservatório Morzarteum, onde foi encorajado a estudar regência.

    Em 1933, Karajan fez sua estréia no Festival de Salzburgo e no ano seguinte, regeu pela primeira vez a Orquestra Filarmônica de Viena, também em Salzburgo. O ano de 1933 foi também o ano em que ele se tornou membro do Partido Nazista.

    No ano de 1937, fez sua estréia com a Filarmônica de Berlim e com a Ópera Estatal de Berlim. Assinou contrato com a Deutsche Grammophon e fez sua primeira gravação: a abertura de Die Zauberflöte, de Mozart, com a Staatskapelle Berlin.

    Já em 1955, foi indicado para ser diretor artístico vitalício da Filarmônica de Berlim, assim como seu antecessor - Wilhelm Furtwängler. De 1957 a 1964, Karajan dirigiu Ópera Estatal de Viena. Esteve também bastante envolvido com orquestras como a Filarmônica de Viena e com a Orchestre de Paris, na qual exerceu o cargo de conselheiro musical de 1969 a 1971, além de participar do Festival de Salzburgo.

    Herbert von Karajan morreu no dia 16 de Julho de 1989, em Anif, localidade próxima de Salzburgo.

    FONTE: Wikipedia.org

    ---------------------------------------------------------------------- -----------

    Tá certo que ele se afiliou ao Partido Nazista... mas fora este detalhe, creio que foi o maior maestro que já existiu... as suas gravações das Sinfonias de Beethoven são perfeitas!

    Gostaria de saber se alguém mais já ouviu alguma de suas gravações

    The-eXtremist
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Eu tenho o vídeo dele regendo o Concerto nº2 (para Piano) de Rachmaninoff e é absolutamente fantástico! Ele se destaca mais do que o solista. Ele rege todo o concerto de olhos fechados e parece totalmente "mergulhado" na música.... quando vi pela primeira vez , sem conhecer nada, nem Rachmaninoff, pouco de música erudita, nem regentes e pianistas famosos... so pensei o seguinte: "Que música é essa? quem compõe algo desse tipo?" e "Que raios de maestro é esse que nem olha pra orquestra e parece se deliciar com a música?"... sem dúvida a primeira impressão é importante...já diz boa parte desses titãs da música.
    Ta certo que ele era filiado ao Nazismo, mas muita gente "célebre" daquela época também era... não deixa de ser um fato negativo, mas do ponto de vista da ARTE, há pouca duvida do que esse maestro representa.

    Ata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    ele se tornou membro do Partido Nazista

    Isso não é nada. E Schoenberg, que era judeu?


    PS: isso foi uma piada, saca?

    Ata
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Realmente, as sinfonias de Beethoven conduzidas por ele são muito bem feitas. Tem todas elas no YouTube.

    Kobberminer
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    The-eXtremist
    Com certeza... já tinha ouvido falar, por exemplo, de Beethoven... mas nunca tive vontade (até hoje não sei dereito o porque) de escutar uma de suas Sinfonias... até que um dia minha professora de violino veio me falar dele... bateu a curiosidade e fui atrás de algum vídeo no YouTube (como o Ata disse)... putz... foi um impacto! Escutei ela (9º Sinfonia) inteira de uma vez só e até hoje faço isso gradualmente... e é verdade sobre rege todo o concerto de olhos fechados e parece totalmente "mergulhado" na música..... Nos vídeos do YouTube a parte que mais me cativa é o rápido movimento das mãos no 2º movimento... incrível...

    Ata
    Isso não é nada. E Schoenberg, que era judeu?

    ahauahauahauaha
    Nazista!
    zoeira... o kra realmente conduz muito bem... =)

    Ricnach
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu nunca me encantei por Karajan, possui uma ou outra regencia interessante, mas considero no geral sua interpretação fraca, seu estilo acaba por tampar individualidades das peças, e fazer isto é uma estratégia que facilita muito o trabalho do regente pois se vicia em certas dinamicas, porem isto atrapalha a obra, que deve ser interpretada individualmente.
    Sobre o tema de "o maior regente" acho dificil, porque cada um possui certas proezas com certos compositores, mas é inegável o trabalho de Celibidache. Celibidache foi o antecessor de Wilhelm Furtwängler que antecedeu karajan na Filarmonica de Berlin.

    Ricnach
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu nunca me encantei por Karajan, possui uma ou outra regencia interessante, mas considero no geral sua interpretação fraca, seu estilo acaba por tampar individualidades das peças, e fazer isto é uma estratégia que facilita muito o trabalho do regente pois se vicia em certas dinamicas, porem isto atrapalha a obra, que deve ser interpretada individualmente.
    Sobre o tema de "o maior regente" acho dificil, porque cada um possui certas proezas com certos compositores, mas é inegável o trabalho de Celibidache. Celibidache foi o antecessor de Wilhelm Furtwängler que antecedeu karajan na Filarmonica de Berlin.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original