Diapasão de metal desafina?

    Autor Mensagem
    Ata
    Veterano
    # fev/07


    Olá

    Gostaria de saber à respeito do diapasão modelo "garfo", de metal. Bem, por ser metal, deve sofrer dilatação e contração com mudanças de teperatura. Aí, das duas, uma: ou desafina, ou talvéz o aumento do comprimento (dilatação) reflita numa diminuição da espessura, e a diferença se compense.

    Em suma: diapasão garfo desafina?

    LukeBR
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Usando a lógica.......sim!
    Mais pode ser que......não!

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eu creio que não, mesmo com a dilatação e contração nas altas e baixas temperaturas, respectivamente. É uma variação muito pequena que ele sofre, não sei se afeta a freqüência significativamente. A não ser que você corte um pedaço, entorte, quebre etc.

    Ata
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ken Himura

    A não ser que você corte um pedaço, entorte, quebre etc.

    A idéia, na verdade, era perfurar na ponta e fazer um colar. O Guilherme, aquele violista de cabelo comprido e óculos, de SP, que estava no Festival, ele usava um colar com um diapasão pendurado.

    Será que, perfurando diametralmente o cabo (a parte oposta aos dois dentes) para passar uma correntinha, o diapasão desafina?

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    interessante, nunca filosofei sobre isso

    tenta fazer algum teste com um afinador eletronico do lado, mas tem que ser aqueles com ponteiro ou que marcam a freq no display

    Kobberminer
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Kobberminer
    · votar


    Ata

    A idéia, na verdade, era perfurar na ponta e fazer um colar.

    Acho que deixá-lo do bolso eh melhor...

    Bruh_figura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Não acho que desafine se você furar(desde que vc fure no "cabo")porque na realidade a nota é emitida pelas frequencias que passam de um lado para o outro no centro do "garfo"mais faça um teste fure(não sei como vc vai furar isso pq pra fura com a furadeira vc vai etr alguns problemas eu acho pelo menos pq não é plano e é fino ainda...)e depois veja se continua emitindo um LA...simples assim...c cuida..

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ata
    Bom, o Guilherme furou o cabo, eu acho. E ainda tava dando o 440 (ou algo muito próximo, no máximo meio hertz pra cima ou pra baixo).

    É uma boa idéia, eu tava pensando em fazer a mesma coisa, desde Juiz de Fora.

    Ata
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ken Himura
    Perguntei pro Guilherme, ele apenas amarrou vigorosamente com fio de nylon.

    Talvéz seja mais viável eu levar um diapasão cromático de palheta (bolacha) no bolso, mesmo \o/

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ata
    Aquela gaita? Aquilo desafina, eu já vi um zuadão.

    Ata
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ken Himura
    É, claro, palheta sempre desafina. Acho que vou carregar um piano, e pronto.

    Wumpa Crash
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Faz um pingente com um daqueles metrônomos pequenos, que vem com um lá 440. Ia ficar super style. Andar por aí com ritmo, será um sucesso.

    Ata
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Wumpa Crash
    Andar por aí com ritmo, será um sucesso.

    Seria bom, pra combinar com minha ginga, com todo esse meu molejo característico do jeito de andar. Praticamente ando sambando.

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ata
    HAUAHUHAUAHAUAHUAHAUAHAUHAUAHAUHAUAHAUHAUAH

    Ainda mais agora que você vai estudar na Lapa! Tem que ter "aquela" ginga mesmo!

    HUAHAUHAUHAUHAUHAUAHAUHAUH

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    shaushauhsuasasuhsaush comentarios comedia

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diapasão de metal desafina?