O Trinado da Marcha Turca

    Autor Mensagem
    Sashsiam_2
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Sashsiam_2


    Suponho que a maioria do pessoal aqui do fórum já tocou, está tocando ou pelo menos já viu a partitura dessa música, visto que ela é extremamente popular.

    No final da segunda parte da música, há um si colcheia pontuada trinado, seguido pelas fusas lá e si. Na mão esquerda, duas colcheias. A questão é: como conciliar essas colcheias com o trinado? A resolução apresentada na partitura do Sheet Music Archive exige uma grande agilidade. Em açgumas gravações, observei que os intérpretes faziam esse tempo com 5 notas (si-dó-si-lá-si). Alguns juntavam a segunda colcheia da mão esquerda com as fusas. Isso, na minha visão, estava incorreto, mas me disseram que o trinado era algo livre e que, dada a velocidade do trecho, esse "erro" passaria despercebido.

    Então, como vocês juntam (ou juntariam) as duas mãos nesse trinado?

    Me desculpem se eu tiver sido confuso demais. Eu ia postar no fórum de Teclados mas achei que era uma questão um pouco mais teórica, então trouxe para cá.

    Energy
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    cara toco a alla turca a algum tempo ja

    é vc tem que fazer o trinado (si do) mesmo para ficar bom


    fica meio complicado pensar o que juntar aonde, minha dica é ouvir uma boa gravação e tentar fazer igual ok?

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Deixa eu procurar esse trecho, e já falo.

    Sashsiam_2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Montei um arquivo no encore com várias variações desse trinado. Alguém sabe se aqui no fórum tem um banco de imagens, alguma coisa assim, pra eu fazer upload e botar um link? Participo de um fórum sobre matemática onde é possível enviar uma figura geométrica para um álbum e digitar o código no post, de modo que a imagem apareça na mensagem.

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    É assim mesmo: tudo em fusa, sí-dó-sí-dó etc, até fazer o tempo de entrar o lá-sí-lá. E a colcheia em stacatto entra 2 fusas antes do lá. Não é tão complicado de fazer, essa música tem trechos piores.

    Mozart tem muito disso, é quase como se fosse uma apojatura.

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Só lembrando que Marcha Turca exige uma grande habilidade do executante. É uma música complexa, muito rápida, grandes saltos e muitos ornamentos.

    Cuidado.

    Sashsiam_2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu estava levando tudo no tic-tac do metrônomo e estava indo razoavelmente bem seguindo o trinado da Sheet Music Archive (olhe no rodapé da página 13). Quando aumentei a velocidade, comecei a me enrolar na quiáltera, mas vou fazer como o Ken Himura disse: tudo em fusa. Fácil de assimilar o ritmo e com uma diferença mínima para o que eu estava fazendo.

    Sou novato, e vocês estão me confundindo:

    Ken Himura
    Só lembrando que a Marcha Turca exige uma grande habilidade do executante. É uma música complexa, muito rápida, grandes saltos e muitos ornamentos.

    Cuidado.


    O Pianista (falando sobre a Marcha Turca no fórum de Teclados):
    2 anos e meio de taclado tá legal essa música. 2 anos e meio de piano, eu acho que é pouco.


    Bem, eu toco há 2 anos e meio e estou tirando a Marcha Turca (faço a primeira parte junta e o resto só mão direita).

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Sashsiam_2
    Cuidado pra não acabar se ferrando por tentar tocar músicas ainda fora do seu nível.

    A maioria das músicas de Mozart exigem no mínimo 3 anos.

    Sashsiam_2
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Sashsiam_2
    · votar


    Ken Himura
    Você tem toda razão. Há algum tempo eu comecei a pegar músicas difíceis sozinho, até porque não agüentava mais a Sonatina do Clementi. Há pouco tempo percebi que estava cometendo um erro terrível, e que, se eu queria tocar o Odeon, primeiro precisava tocar a Sonatina (que musiquinha enjoativa!) direito.

    A Marcha Turca já estava razoavelmente adiantada, e eu não estava com tanta dificuldade (já fazia toda a mão direita, e juntava todo o início). Falei com minha professora e ela aceitou me ajudar. Agora estou tranqüilo, pois tenho ela para corrigir meus erros. Como sou perfeccionista, quero fazer o trinado todinho em fusas, e estou treinando muito para isso. Ainda falta muito, mas um dia eu chego lá.

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Sashsiam_2
    Esse é o caminho =]


    Mas tem coisas do Clementi legais, eu gosto da Sonatina 3, por exemplo hehehehe.

    Sashsiam_2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Estou tocando Sonatina Op.36 Nº1. Até que ela é legal, mas eu não agüento mais o 1º movimento. O 2º e o 3º eu toco há menos tempo, até vai, mas o primeiro já saturou (em compensação, é a música que eu sei tocar melhor).

    Sashsiam_2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Mais uma dúvida! Depois desse trinado vem uma parte toda oitavada em staccato. Beleza, eu tava fazendo a mão direita certinho, tudo com dedos 1 e 5. Agora há pouco, eu prestei mais atenção na partitura e vi que o Sol# e o Mi são ligados. É simplesmente impossível ligar essas notas se você tiver dedos "normais". Se botar um pedal ali, já era pro staccato da mão esquerda. E agora? A única coisa em que eu pensei era fazer toda a duração do Sol# e dar um salto relâmpago para o Mi. Como o resto é em staccato, já dá um contraste. Mas, de qualquer forma, eu ainda não liguei as notas com isso. Me ajudem!

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Sashsiam_2
    Nada fora do normal: Sol# oitavado colcheia ligado a Mí oitavado colcheia stacatto.

    O efeito que dá é um acento na parte fraca de tempo. Fica mais ou menos assim: Você toca o sol# até quase a sua duração toda, então faz um stacatto seco no mi, e continua o trecho oitavado.

    Energy
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    a marcha turca é engracado porque ela é passado ate cedo para os estudantes, mas para sair quase perfeita, tem q ter tempo de piano
    por exemplo eu com 3 anos de piano tocava, ou enganava uhahuah, ano passado (6 anos +ou-) ela saiu quase perfeita

    assim como o Ken falou

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Energy
    Pois é, Mozart tem umas nuâncias meio sinistras de entender antes de muito tempo com o pobre do piano heheheh.

    Energy
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    e tb tem mta nota uhahauaa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Trinado da Marcha Turca