Livro sobre a História da Música - qual comprar?

    Autor Mensagem
    The-eXtremist
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: The-eXtremist


    Olá,

    Já que as férias estão chegando, gostaria de ler um bom livro sobre a história da música ocidental. De preferencia um que aborde - de forma geral - as "escolas" músicais, os estilos de composicão, os grandes compositores da época - em suma , aquilo que é essencial.

    Dei uma olhada no site da submarino e encontrei 2 que me interessaram, o que vcs acham?

    1-) O Livro de Ouro da História da Música ( autor : OTTO MARIA CARPEAUX )

    Link: http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage &ProdTypeId=1&ProdId=153000&ST=SE

    2-) A Música Erudita da Idade Média ao Século XX (autor : IBRAHIM ABRAHÃO CHAIM )

    Link: http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage &ProdTypeId=1&ProdId=93338&ST=SE

    Eu tenho alguns dessa série "Livros de Ouro" , o da Universo e o da Mitologia, e eu os achei simplesmente PÉSSIMOS, HORRÍVEIS. Repletos de baboseira, sem nexo e continuidade, mal editado e coisa do genêro. No entanto eu dei uma pesquisada sobre esse - em especial- e até que o autor é muito bem criticado.

    Já o segundo parece ser mais técnico e melhor editado, porém tem menos paginas e é MUITO CARO! não sei se rola tanta grana assim num livro que nem conheço.

    Alguem conhece os livros e/ou os autores? ja leram? acham que vale a pena comprar qual?

    Muito Obrigado!

    Abraços
    Se souberem de outro titulo , por favor, poste.

    asa
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    [i][/i]olá, como vai???
    o livro de ouro eu tenho e estou lendo agora. Já utilizei-o para fazer pesquisa quando cursava música. Acho ele muito resumão, sem vida. O cara joga dados e mais dados de modo cansativo. Estudei por outro que lhe prometo que vou pesquisar e te mando o nome.
    asa

    mozart
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Breve história da música - Roy Bennet

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Breve história da música - Roy Bennet
    esse é o resumo do resumo resumido!!!

    http://www.livrariamusimed.com.br/pesq_assunto.php?assunto=0025&x=14&y =8

    da uma olhada ae, aqui tem varios

    Ata
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ih, rapá... história da música eu não acho tão necessário. Acho mais bacana você pegar livros sobre música modal, medieval, partituras de compositores renascentistas, depois passar para o barroco e assim progredir. Estudando música com música!

    Shining Guitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Estes livros da série "Livro de Ouro" não são indicados para o aprendizado, estes são uma leitura para quem já tem o conhecimento sobre o assunto pois o livro é mais algo como "filosofando sobre a história da música"

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ih, rapá... história da música eu não acho tão necessário. Acho mais bacana você pegar livros sobre música modal, medieval, partituras de compositores renascentistas, depois passar para o barroco e assim progredir. Estudando música com música(2)

    Eu daria mais prioridade em estudar teoria musical em geral

    The-eXtremist
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ih, rapá... história da música eu não acho tão necessário. Acho mais bacana você pegar livros sobre música modal, medieval, partituras de compositores renascentistas, depois passar para o barroco e assim progredir. Estudando música com música(2)

    Eu daria mais prioridade em estudar teoria musical em geral



    Achei engraçado esse tipo de comentário.... eu não disse que deixaria de estudar teoria musical pra estudar apena historia da musica... uma coisa nao anula a outra. Eu acho que são complementares , e quem não se dá o trabalho de ao menos dar uma lida em história é deveras preguiçoso....

    Pra mim não é problema nenhum, ja que gosto muito de ler e sou fascinado por história das coisas...



    Bom, dei uma olhada nos comentarios anteriores , mas nao cheguei a uma conclusão de qual comprar. Se alguem ainda souber , por favor, poste!

    É isso ae!
    Valeu

    Abraços

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    The-eXtremist
    eu não disse que deixaria de estudar teoria musical

    E tbém não mencionou nada sobre teoria.


    Eu daria mais prioridade em estudar teoria musical em geral

    Shining Guitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    The-eXtremist

    Compre o "Uma Breve História da Música" do Roy Bennett da série "Cadernos da Universidade de Cambridge", este é um livro bem didático e abrangente.
    PAra poder se aprofundar depois e ter uma fente de pesquisas compre os dois volumes do "História Universal da Música" do Roland de Candé.

    Eu gosto muito destes livro e inclusive os ultilizo na faculdade

    The-eXtremist
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Compre o "Uma Breve História da Música" do Roy Bennett da série "Cadernos da Universidade de Cambridge", este é um livro bem didático e abrangente.
    PAra poder se aprofundar depois e ter uma fente de pesquisas compre os dois volumes do "História Universal da Música" do Roland de Candé.

    Eu gosto muito destes livro e inclusive os ultilizo na faculdade



    Amigo, muito obrigado pelas dicas! esses realmente parecem ser muito bons! Eu primeiramente vou comprar um ou dois da série do Roy Bennet. De uma olhada em : http://www.submarino.com.br/HomeCache/BooksSearchResult.aspx?Query=Roy %20Bennett%20&ProdTypeId=1&SearchBy=Autor

    Qual alem do da historia vc recomenda? eu pensei no "Instrumentos da Orquestra" , ja que eu tenho um do Oswaldo Lacerda que ja abrange o basico da Leitura e da "estrutura" da música...


    Os do Roland de Candé : http://www.submarino.com.br/HomeCache/BooksSearchResult.aspx?Query=Rol and%20de%20Candé&ProdTypeId=1&SearchBy=Autor

    Parecem ser fantásticos e extremamente ricos, mas vou deixar pra daqui alguns anos, quando o estudo estiver mais avançado.. acho que seria desperdício/excesso ter isso agora.... Eles são tipo "dicionários" pra consulta assim, ou são destinados a leitura e ao estudo em geral?


    Valeu mesmo!
    Abraços

    Shining Guitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    The-eXtremist
    Eu não tive a oportunidade de ler o "Instrumentos da Orquestra" mas um outro desta mesma série que eu tambem recomendo eo "Formas e estruturas da música".

    Marie Poulain
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Eu fiz exatamente a mesma pergunta pra um professor meu esses tempos, e ele me indicou o seguinte:

    "Pequena História da Música" - Mário de Andrade - Não é muito profundo, mas abrange o que é mais importante;

    "História da Música Ocidental" - Palisca e Grout - Muito denso (gigantesco! =] ), à maneira de uma enciclopédia;

    "História da Música Ocidental" - Jean Massin - Muito bom, esgotado.

    "História Universal da Música" - Candé - Muito bom, com opiniões do autor, que geralmente são muito boas.

    Quanto ao "Livro de Ouro da História da Música", disse ele que é interessante mas falha em algumas partes, por exemplo a de Idade Média.

    Todos eles, tirando o esgotado, eu achei no site da Livraria Cultura.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Livro sobre a História da Música - qual comprar?