Não tente aprender violino sozinho. Ou pelo menos não com a nossa ajuda.

Autor Mensagem
O Tecelão
Veterano
# jun/06
· votar


Já eu, sou destro e toco violino como destro.

Ata
Veterano
# jun/06 · Editado por: Ata
· votar


O Tecelão
Tá vendo? É fantárdigo.

Ken Himura
Veterano
# jun/06
· votar


O canhoto(eu) se fosse tocar violino, seguraria o arco com a mão esquerda, no meu caso não teria como eu segurar com a mão direita o arco.
Para "inverter" um violino não é tão simples assim - além das cordas, tem que inverter a barra harmônica e a alma, que ficam dentro do tampo do violino.

Por isso que eu falo que não existe essa de destro ou canhoto!!! Você toca com as duas mãos, queira ou não!

Allex Bessa
Veterano
# jun/06
· votar


Conheço pelomenos dois violinistas que aprenderam a tocar violino sozinhos e na época não existia internet. Um deles sei que não lê uma nota e toca muuuuito !!!!

Por falar em canhotos e destros. Fui ao show do Billy Paul semana retrasada e o guitarrista dele toca com a guitarra de canhoto na posição de destro e com as cordas invertidas :-S ....
Vai entender a loucura de cada um ?
hehehe

O Tecelão
Veterano
# jun/06
· votar


Allex Bessa
Li, há muitos anos, uma matéria na Guitar Player, se não me falha a memória, a respeito destes modos nada convencionais de tocar guitarra. Há alguns que não se encontra em qualquer palco.

Ata
Veterano
# jun/06
· votar


Allex Bessa
Um deles sei que não lê uma nota e toca muuuuito !!!!
Na minha opinião, mesmo o maior poeta torna-se medíocre se não quer aprender a ler. Não há estudo dessa forma, e sem estudo não há crescimento.


O Hendrix tocava com guitarra de destro invertida, com as cordas trocadas também. Ou seja, ele tocava como canhoto (que era) numa guitarra de destro.

E eu toco violão como canhoto e como destro, em violão para canhoto ou para destro. São quatro combinações possíveis.







Ok, eu não toco, mas adoraria tocar.

Pseudonimum
Veterano
# jul/06
· votar


deve ter um porque lógico de ter curso por correspondencia de violão pelo "instituto universal brasileiro" e não ter um de violino
fernando tecladista
ahahaha...

É, fazendo um curso desses tu tá apto a tocar Jota Quest (sem os solos, claro)


Aquele violão de se tocar numa rodinha com amigos é muito fácil.
Você pega, toca um Skank, lasca um dó, depois um lá menor e pronto. Hehehe...

Mas tocar uma peça de Villa-Lobos, por exemplo, no violão, pode ser extremamente difícil.

Ken Himura
Veterano
# jul/06
· votar


pode ser extremamente difícil.
Pode não, tenha certeza que vai ser difícil. xD

Rocco Litencourt
Veterano
# set/08
· votar


Olha, eu comecei a pouco tempo, só tenho aula nos sábados e curtas, se tivesse o método, confesso que poderia aprender a tocar, mais não certo, isso tenho certeza. Minha professora [tem uns... o que?.... 16 anos?] é que diz os meus erros. Tudo bem que eu já to corrigindo e evoluindo, mas sem prof nem sei o que seria.



Isso de destro ou canhoto, pra mim não faz tanta diferença, pois se você pensar bem, as duas mãos são igualmente importantes. Tocar como canhoto pode ser trabalhoso demais pra mudar o violino, acho que só fica legal pelo sentimento de "do contra" [só eu sinto isso?]

O Tecelão

Já eu, sou destro e toco violino como destro.

gostei da piada[foi uma piada né, se fosse eu não tenham dúvidas do meu humor sem 8D, kkk, haha ou mesmo o abominável rs]. ou então ele quis dizer que é destro e toca como canhoto...


Tá vendo? É fantárdigo.

já esse me pareceu um pouco rude, tipo aqueles caras de programas de ídolos e etc. que zoam com os outros. sei lá, vai ver foi só impressão

Blackus
Veterano
# set/08
· votar


Já pensou se o Schoenberg tivesse lido esse tópico? A gente ia ter perdido muita coisa na música...

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


hehehe, eu afinei uma vez o violino pela guitarra, p tirar o solinho de fear of the dark. ficou mó loco. rsrsrs

eu genio
Veterano
# out/08
· votar


meu deus, vendo vocês falando sobre um assunto do qual dá pra ver que não sabem nada, eu sugiro que vão todos trabalhar na roça, que horror, violino canhoto então é de matar, trocar as cordas do violino quando não se pode fazer isso simplesmente porque alma e barra harmonica não podem ser trocadas de lugar, vocês me dão medo, maaanhê socorro.

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


Ken Himura
Para "inverter" um violino não é tão simples assim - além das cordas, tem que inverter a barra harmônica e a alma, que ficam dentro do tampo do violino.
Nossa, um violino tem alma? =O (não resisti =P)


eu genio
Uau! Esse foi o melhor primeiro post que já vi, seja bem-vindo ao forum, sr fodão! ^___^

Khronos
Veterano
# out/08
· votar


E tem um mala no forum =D aeeeeeee, ignorar até ele ir embora =P

CheshireCat
Sim sim, e quando ela cai, ele vira um isntrumento desalmado. (trocadilhos terriveis, cruzes XDDDDDDDDDD)

teuabreu
Veterano
# out/08
· votar


Violino realmente é difícil, eu toco violão erudito e popular e guitarra, queria aprender violino pela beleza, eu estava tocando legal até, so que ele exige uma dedicação que eu não posso lhe conferir, é um instrumento muito ciumento, se você para de tocar um mês, se torna irreconhecível, preferi continuar com o violão-guitarra mesmo, apesar de continuar gostando do instrumento, agora somente como ouvinte.

eutoco_frauta
Veterano
# out/08
· votar


teuabreu
é um instrumento muito ciumento

Vai ver a alma que se alojou no seu violino nao é boa peça >;P

eutoco_frauta
Veterano
# out/08 · Editado por: eutoco_frauta
· votar


Honestamente, violino é super estimado ¬¬

A posição é assimétrica, desconfortável, tende a dar problemas de coluna, a pele as vezes fica manchada...

E, me perdoem, mas eu acho que há muito esnobismo em relação ao violino. Quem quiser aprender a tocar sozinho que toque oras! De qualquer forma a maioria so quer aprender por hobby mesmo. (cá pra nós, mesmo com um professor, dificilmente um de nós será o proximo Joshua Bell ou a proxima Midori ¬¬).

Se dinheiro para pagar aulas é o problema, peguem só algumas eventualmente para tentar corrigir possíveis problemas de postura.

Ken Himura
Veterano
# out/08
· votar


Honestamente, violino é super estimado ¬¬

A posição é assimétrica, desconfortável, tende a dar problemas de coluna, a pele as vezes fica manchada...

Não isso é lenda, principalmente estimulada por quem tem má postura ou excesso na aplicação de força. A posição certa é extremamente confortável, não dá dor em lugar nenhum do corpo e só mancha a pele quem aperta muito o pescoço ou tem alguma alergia da pele em contato com a madeira. O que acontece é essa parte do pescoço ter um pequeno calo, como nos dedos, devido ao constante contato com a queixeira.

(cá pra nós, mesmo com um professor, dificilmente um de nós será o proximo Joshua Bell ou a proxima Midori ¬¬).
Por quê? Pra ser um músico desse nível tem que ter 3 coisas: um pouco de talento, muita força de vontade e conhecer as pessoas certas. Ter bastante dinheiro ajuda também.

Quem faz seus limites é você mesmo.

nanab
Veterano
# out/08
· votar


olá,
bom.. Ken, tbm sou canhota e toco como destra..mas confesso que tentei aprender como canhota qndo tinha 8 anos, até deu certo (diziam né?! rsrs). Nos fim das contas só não continuei pq menos d 2 meses depois eu comecei um tratamento d quimio..Agora com 21 retorno, e com a convicção d que ter um pouco d talento, conhecer pessoas certas e ter bastante dinheiro (devem ajudar p caramba mesmo), mas para os q não tem, como eu...a força d vontade ainda quebra o galho viu? Aprendi muito com alguns d seus comentários, fica o pedido d continuá-los hein? rsrs.bjim gente.

Saulin
Veterano
# jan/09
· votar


Ken Himura "Quem faz os seus limites é você mesmo." Essa é uma frase não só pra colocar no Orkut, mas pra levar pra vida toda! Frase certa no momento certo... Valeu!

slash_web
Veterano
# jan/09
· votar


eu toco guitarra , consigo reconhecer notas de ouvido...voce me recomendaria nao tentar aprender sozinho violino ?

Khronos
Veterano
# jan/09
· votar


não

Bard of Lóchrann
Veterano
# jan/09
· votar


slash_web
opa... violino e qualquer outro instrumento do mundo...

professor é sempre bom.. mas sou totalmente contra censurar uma pessoa de aprender a tocar qualquer instrumento sozinha.
Concordo com o rapaz lá em cima, violino é superestimado demais.
Qualquer instrumento tem suas técnicas e que um professor PODE tentar te ajudar a entender.. mas o violino é o que mais vai ter gente te falando para não aprender sozinho e dando milhares de motivos... ..qualquer um pode aprender sozinho, no seu tempo e de acordo com seu esforço.
É só olhar pra qualquer tiozão, daqueles de uma fazendinha no cu da Irlanda.. tocando sem postura nenhuma, deitado numa rede, segurando de mão cheia bem no meio do arco, e tocando mais do que muito aluninho esnobe dos conservatórios mais caros...

Quer aprender violino sozinho? aprenda.. trompete? aprenda! harpa? aprenda!
Leve o tempo que precisar, estude o quanto achar necessário.. toque o quanto achar que está bom pra você.. se seu sonho for tocar noite feliz, ou czardas, só vai mudar o tempo que levará. Mas com dedicação você chega lá.

harofloww
Veterano
# jan/09 · Editado por: harofloww
· votar


tentei aprender violino sozinho... desisti...

não que seja difícil, pelo contrário, me dei melhor do que pra aprender piano... achar as notas não era problema nenhum... mas esse negócio de cravelhas é um saco, na minha opinião... e além disso não me dou bem com cordas... então vamos continuar nas teclas mesmo =)

É só olhar pra qualquer tiozão, daqueles de uma fazendinha no cu da Irlanda.. tocando sem postura nenhuma, deitado numa rede, segurando de mão cheia bem no meio do arco, e tocando mais do que muito aluninho esnobe dos conservatórios mais caros...

também acho isso...

flww
haroflow

Khronos
Veterano
# jan/09
· votar


E um brinde a lordose multipla.

slash_web
Veterano
# jan/09
· votar


nao gosto de teorias e blá , gosto de tocar de ouvido saca ?

sei la , usando teoria voce descobre o instrumento de um modo totalmente diferente...mas eé sempre bom teoria



mas , vlewww pelas dicas..

Bard of Lóchrann
Veterano
# jan/09
· votar


E um brinde a lordose multipla.

deixando de lado a 'lordose múltipla'
quase todo mundo hoje em dia tem algum desvio de postura... só de vc ficar no computador respondendo tópico de fórum, já afirmo que você com certeza tem algum desvio postural.
aliás, não conheço um só professor de violino que não tenha algum desvio, mesmo sabendo a 'maneira certa' de se tocar, e muito menos um professor de violino que também seja fisioterapeuta ou no mínimo professor de ed. física, para querer dizer tanto sobre como o aluno deve se sentar..

Khronos
Veterano
# jan/09
· votar


ai cristo.. -.- Então aprende sozinho criança, daqui uns anos a gente se encontra de novo e voce me fala quantas tendinites voce ganhou e em que numero do suzuki voce tá.

Ken Himura
Veterano
# jan/09
· votar


tocando sem postura nenhuma, deitado numa rede, segurando de mão cheia bem no meio do arco, e tocando mais do que muito aluninho esnobe dos conservatórios mais caros...

Isso é lenda. O cara toca pra se divertir, o aluno de conservatório, prezume-se que não. São paradigmas diferentes.

E tocar sem técnica ou em posições incorretas pode diminuir sua vida como músico.

não conheço um só professor de violino que não tenha algum desvio, mesmo sabendo a 'maneira certa' de se tocar, e muito menos um professor de violino que também seja fisioterapeuta ou no mínimo professor de ed. física, para querer dizer tanto sobre como o aluno deve se sentar..
Pelo visto, você não conhece muitos professores de calibre alto.

Dórico
Veterano
# jan/09
· votar


Ata disse:
Cara... tanto no popular quanto no erudito, afinação e boa execução são indispensáveis. O que difere erudito de popular, pra mim, é a forma, regras de harmonia e melodia, que no popular são praticamente livres.

Sei que este post já é bem antigo, mas se mais alguém puder, defina música popular e música erudita pra mim, se possível...

para mim, são apenas estilos diferentes, cada uma com suas próprias regras de rítmo e harmonia. Popular não é tão livre assim (para mim), apenas possuem regras diferentes da música erudita.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não tente aprender violino sozinho. Ou pelo menos não com a nossa ajuda.