Duvida cruel, violino ou cello ?

    Autor Mensagem
    riprlz
    Veterano
    # mai/06


    intao, eu originalmente toco guitarra e tambem jah fiz 3 anos de aula de piano, mas eu tinha uns 8 anos e nem lembro de mais nada.
    mas agora eu to afim de fazer aula de violino ou violoncelo mas eu nao sei qual escolher!
    qual a opiniao de voces que intendem do assunto ? quais seriam os aspectos positivos e negativos entre um e outro ? me ajudem ae com uma luz, qualquer informacao eh valida!

    ps. desculpe pelo monte de 'h's fazendo papel de acento, eh que eu comprei esse pc aqui no canada e o teclado nao tem acento =X

    Obrigado!

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Um é agudo e o outro é grave/médio.

    É só escolher o que te agrada mais.

    riprlz
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Ken Himura

    na verdade eu acho que sempre tive uma 'queda' maior pelo violino, mas depois que eu ouvi Apocalyptica eu to completamente dividido =X

    riprlz
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    pow, ajuda ae pessoal!

    cade o pessoal que toca violino e cello ?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    riprlz
    Já que a sonoridade dos dois lhe agrada, pense em outros aspectos... no tamanho, por exemplo. Você está disposto a carregar um cello pra lá e pra cá? Se importa de não poder tocar em pé?

    Ata
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    riprlz
    Acho que tu deveria baixar concertos pros dois instrumentos e peças de câmara, e escutar entre os dois, o que te agradaria mais de estar tocando.

    Catarina Silva
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Catarina Silva
    · votar


    riprlz

    Eu toco violino, é mais agudo, mais facil de transportar.. etc..
    Mas sempre tive vontade de aprender contrabaixo, (tudo a ver)

    Tens que ouvir os dois instrumentos e escolher aquele com que mais te identificas.. o mais facil para ti, o que achas que tem mais vantagens.

    POr exemplo, em questão de tamanho e preço, o violino é muito mais acessível, mas se preferires o conforto, penso que o violoncelo é o mais indicado, pois não tens que aguentar tanto tempo o braço esticado (por exemplo) ou tocas sempre sentado..

    é uma questão de avaliares os prós e os contras dos dois instrumentos..

    Boa sorte na escolha ;)

    George Pinheiro
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: George Pinheiro
    · votar


    Não toque nenhum dos dois. Toque viola. ;)

    Starry night
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Cello!!!! Eu sou suspeita, sempre fui fascinada pelo som do Cello. Se eu fosse aprender violino teria desistido desde o começo, é insuportável aquele som agudo e mal tocado. No cello o timbre não é tão irritante. De qualquer forma, vai do seu gosto. E também, do tipo de música que te agrada mais.

    O Tecelão
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Seria ainda mais interessante, somente frizando o que Ata disse, se escutasses concertos compostos propriamente (ou quase isto) para os intrumentos que fomentam tua incerteza.

    Alguns que sugiro, compostos para violino, são o "Concerto para Violino em mi menor", de Mendelssohn; "Concerto para Violino em ré maior", de Tchaikovsky"; "Capriccios" (especialmente o número 24), de Paganini; "Gavotte de Partita Nº 3 em mi maior", de Bach. Já para o violoncelo, indico o "Concerto para Cello em lá menor", de Schumann; "'Bourrées' da Suíte Nº 3 em dó maior", de Bach; "Sonata, Op. 8", de Kodály.

    Naturalmente, estes são apenas alguns poucos exemplos de obras compostas para estes dois belos instrumentos musicais, visto que quantia de exemplos, se dado fossem, seria inúmera.

    Espero ter ajudado e, evidentemente, bons estudos.

    Ata
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    riprlz

    Viola é uma boa. Tirar um bom som de viola de uma viola é algo que compensa o esforço.

    riprlz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    O Tecelão
    Valeu pelas dicas, ja estou indo atras desses concertos

    Ata
    viola e violino funciona como guitarra e violao onde se voce toca um consegue tocar o outro ?

    O Tecelão
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    riprlz
    Sei que a pergunta foi direcionada ao Ata, mas permita-me tentar sanar tua dúvida.
    Quem toca viola, não toca necessariamente violino, e vice-versa. Algumas características da viola: é uma quinta mais grave que o violino; possui maior variedade de tamanhos do que o violino, sendo todas estas variedades maiores do que 4/4 - a maior é 44 -, o que, desta forma, pode dificultar o aprendizado entre as crianças; as cordas da viola são afinadas por quintas justas, sendo a primeira corda Lá, a segunda Ré, a terceira Sol e a quarta Dó (o que impõe outra diferença: a viola, ao contrário do violino, utiliza a clave de Dó em suas partituras); o arco da viola é mais pesado e cerca de 1,5cm maior; a força que deve ser imposta ao arco com a mão é maior do que a tensão que deve ser colocada ao tocar violino; o espaçamento entre os dedos, para reproduzir sons, de fato, é maior do que o do violino.

    Em resumo, a viola queima por mais tempo.

    Ata
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    o espaçamento entre os dedos, para reproduzir sons, de fato, é maior do que o do violino.

    Essa é a questão.

    riprlz
    Imagine que é mais ou menos como um violão pequeno e um grande, porém ambos sem trastes. Tecnicamente é semelhante, mas tu desafinaria muito até aprender.

    sabater_wb
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Som de cello é muito lindo, só q eh mais para fazer baixo, e o violino p o soprano.

    Segue alguns links, de musicas classicas. (hinos p muitas igrejas) tocadas em cello.

    http://www.ccbhinos.com/hinos/F160217a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c_ 323_CCBHINOS.wma

    http://www.ccbhinos.com/hinos/F0872131679091c5a880faf6fb5e6087eb1b2dc_ 7_CCBHINOS.wma

    http://www.ccbhinos.com/hinos/F684308a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c_ 033_CCBHINOS.wma

    Maquiavel
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Guitarra. :P

    George Pinheiro
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ata
    Mas é como você disse: "Tirar um bom som de viola de uma viola é algo que compensa o esforço."

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida cruel, violino ou cello ?