Flauta doce - Problema com as notas mais graves.

    Autor Mensagem
    flautista_acidental
    Veterano
    # abr/06


    Olá para todos,

    Estou começando meu aprendizado da flauta doce por conta própria. Tenho uma flauta soprano barroca da Yamaha e estou tendo uma dificuldade enorme para conseguir um som satisfatório das notas dó e ré mais graves. Normalmente essas duas notas saem "esganiçadas" a não ser que eu sopre bem suavemente (algo como um "hu"), o que faz o som sair muito baixo.
    Essa é uma dificuldade normal para quem está começando ou é algum problema com a flauta? Vocês tem alguma dica para que eu possa melhorar isso?

    Valeu!

    has4
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: has4
    · votar


    Geralmente não é problema com a flauta não... afirmo pois os GRAVES na maioria dos intrumentos de sopro são realmente difícílimos de serem executados, e ao contrário do que muitos pensam, são até mais complicados que os 'agudos' (e esta afirmação serve tb para Piston e outros de bocais... o grave não é fácil de dominar)... e o motivo é muito simples: "para as notas graves serem executadas" principalmente em instrumentos de 'embocadura livre' é necessário mais 'ar' movimentando no interior do instrumento, é cansativo, mas com o tempo vc vence esta barreira! Reamente o instrumento que vc está estudando também se torna um pouco mais complicado porque não é fácil também posicionar os dedos mínimo e anular da mão direita que devem tapar bem os orifícios DÓ e RÉ do instrumento no momento da execução destas notas... continue estudando (soprando muito e suavemente mesmo, não é 'força' é 'jeito'), estude mesmo sozinha, você vencerá e não fique desanimada não!

    Convém procurar pessoas que já executam este mesmo intrumento ou similar para que pessoalmente possam auxiliar melhor vc dando dicas!

    Ata
    Veterano
    # abr/06
    · votar