Flauta doce - Problema com as notas mais graves.

    Autor Mensagem
    flautista_acidental
    Veterano
    # abr/06


    Olá para todos,

    Estou começando meu aprendizado da flauta doce por conta própria. Tenho uma flauta soprano barroca da Yamaha e estou tendo uma dificuldade enorme para conseguir um som satisfatório das notas dó e ré mais graves. Normalmente essas duas notas saem "esganiçadas" a não ser que eu sopre bem suavemente (algo como um "hu"), o que faz o som sair muito baixo.
    Essa é uma dificuldade normal para quem está começando ou é algum problema com a flauta? Vocês tem alguma dica para que eu possa melhorar isso?

    Valeu!

    has4
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: has4
    · votar


    Geralmente não é problema com a flauta não... afirmo pois os GRAVES na maioria dos intrumentos de sopro são realmente difícílimos de serem executados, e ao contrário do que muitos pensam, são até mais complicados que os 'agudos' (e esta afirmação serve tb para Piston e outros de bocais... o grave não é fácil de dominar)... e o motivo é muito simples: "para as notas graves serem executadas" principalmente em instrumentos de 'embocadura livre' é necessário mais 'ar' movimentando no interior do instrumento, é cansativo, mas com o tempo vc vence esta barreira! Reamente o instrumento que vc está estudando também se torna um pouco mais complicado porque não é fácil também posicionar os dedos mínimo e anular da mão direita que devem tapar bem os orifícios DÓ e RÉ do instrumento no momento da execução destas notas... continue estudando (soprando muito e suavemente mesmo, não é 'força' é 'jeito'), estude mesmo sozinha, você vencerá e não fique desanimada não!

    Convém procurar pessoas que já executam este mesmo intrumento ou similar para que pessoalmente possam auxiliar melhor vc dando dicas!

    Ata
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Eu tocava trompete, e realmente, as notas graves levam um certo tempo pra ficarem bonitas. No trompete, o jeito era ir afrouxando a embocadura conforme ia indo pro registro grave, e apertando, pro registro agudo.

    hmarttiny
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Procure fechar bem os furos da flauta doce (observe se não existe nenhum furo que deveria estar fechado que está um pouquinho aberto), assopre cada vez mais leve até que vc consiga fazer o som sair naturalmente. Treine muito, pois as notas DÓ e DÓ# são as mais difíceis de se aprender na flauta doce, ainda mais prá quem está começando e ainda mais sozinho.

    Ata
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    hmarttiny
    teu sobrenome é Martinny? Vc é de onde?

    flautista_acidental
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Valeu pelas respostas galera, vou por essas dicas em pratica assim que for treinar novamente.
    Aqui, só para evitar maiores confusões no futuro queria dizer que sou do sexo masculino, blz? Por isso has4, pode deixar que vou continuar estudando sozinhO e não vou ficar desanimadO.... Hehehehehe.

    Abraços para todos!

    ilminha
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Eu iniciei na musica com a flautinha doce, e tive as mesmas dificildades, mas sobre suave como vc fez, mas como se estivesse pronunciando "TU" e não "HU", o segredo dos instrumentos de sopro não é a força, mas a suavidade, hj eu toco transversa, e o probema com os graves veio junto, e com os agudíssimos tb, mas presta atenção numa coisa: TREINO E PACIÊNCIA É TUDO !!!

    ABRAÇOS

    hmarttiny
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Oi, ATA. desculpe a demora prá responder.
    HMarttiny é só um pseudônimo que eu uso há alguns anos.
    Sou de Teresópolis -RJ.

    Ata
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    hmarttiny
    ah, é que namorei até mês passado uma menina com sobrenome Martiny

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Flauta doce - Problema com as notas mais graves.