Pretendo Ensinar Flauta Doce

    Autor Mensagem
    Grimc
    Veterano
    # mar/06


    Eh o seguinte galera. Se der certo, vou fazer um coralzinho de crianças na minha igreja e uma orquestrinha de Flauta Doce. Mas, antes de ensinar a tocar o instrumento eu gostaria de me garantir que:

    A Escala da Flauta Doce Soprano é Dó maior?
    Eu posso trabalhar com cifras na hora de ensinar?
    Quanto custa mais ou menos uma Yamaha? E uma de marquinhas? Tenho uma Yamaha mas esqueci quanto paguei nela...

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    olha é uma vergonha! isso só podia vir de igreja pra contratar uma "profissional" desse tipo!!

    como pode um professor perguntar se a escala do instrumento que toca e que vai ensinar é de dó maior??? significa que nao sabe NADA do instrumento.

    é por isso que eu falo que as igrejas hj são as organizações criminosas!! se eles vao te contratar, sorte a tua, mas pra nao enganar que é coisa feia, vai fazer um curso antes de começar, pelo amor do teu deus!! faça isso!!

    nao leve isso como uma ofença! leve isso como voce sendo uma má profissional, assim como tem tantos por ae "ensinando" em igrejas!!

    Ata
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Hum, realmente, ensinar sem saber antes é complicado.

    Agora, Jabijirous, eu não li em nenhum momento a palavra "contratar" ali em cima... e se for trabalho voluntário? Aliás, é o que me pareceu. Aí, de graça, o que vale é a intenção mesmo.

    Grimc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    olha uma vergonha! isso podia vir de igreja pra contratar uma "profissional" desse tipo!!

    como pode um professor perguntar se a escala do instrumento que toca e que vai ensinar de maior??? significa que nao sabe NADA do instrumento.

    por isso que eu falo que as igrejas hj o as organizes criminosas!! se eles vao te contratar, sorte a tua, mas pra nao enganar que coisa feia, vai fazer um curso antes de comar, pelo amor do teu deus!! fa isso!!

    nao leve isso como uma ofea! leve isso como voce sendo uma profissional, assim como tem tantos por ae "ensinando" em igrejas!!

    A minha igreja é pobre, e eu sei ler a cifra e tocar na flauta e partitura também, mas eu queria saber em que escala ela trabalha, se é em dó maior ou não. E eu estou trabalhando voluntariamente como o Ata falou, não sou profissional, nem fui contratado. Aliás, não se deve cobrar as coisas de Deus. E eu não sou professor, me viram tocando na igreja, ficaram admirados, e ficaram empolgados quando falei que vou tentar ensinar. E eu só tenho dez anos e só quero saber se o instrumento é em dó, custa responder?

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    ah agora sim, me desculpa!! é que as grandes igrejas sao assim!! :P

    antes de ter feito a pergunta bote o perfil completo :P

    Ata
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Tudo está bem quando termina bem.

    Procura no Google sobre a afinação da flauta, deve achar facinho.

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    é que as grandes igrejas sao assim!! :P

    São assim como? Eu também sou voluntário de uma igreja católica.

    Eu tento ensinar do meu jeito, e o pessoal nunca reclamou de nada.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Mas peraí, como você toca o instrumento e não sabe a afinação? O.o

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Ken Himura

    Eu acho que ele está querendo "APRENDER" para depois ensinar.

    Deve ser isso.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    Aí é foda, tem flauta que é afinada em dó e tem flauta que é afinada em sí e em fá também.

    Geralmente, soprano é em dó.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Grimc
    Bom, já que é pra fazer orquestra mirim em igreja, vou te dar uma dica.

    Manda todo mundo comprar a Yamaha Soprano em Dó, deve custar por volta de 20 reais.

    Agora sobre a orquestra. Já que é uma orquestra, você não pode colocar todo mundo pra fazer a mesma linha melódica, então pegue peças fáceis da renascença até o barroco (Por exemplo, procure partituras de Telemann, Vivaldi, Praetorius, Lully etc) e divida as crianças em grupos de praticamente o mesmo tamanho.

    Aí dá pra fazer algo legal já.

    Ata
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    hum... acho que se todos tocarem flauta soprano, vai ser difícil ter mais linhas melódicas... digo, as linhas seriam muito próximas, não haveria muita variedade sonora... acho que pelo menos deveria um naipe com flauta de outra extensão.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Ata
    O problema é que as flautas de outra extensão são difíceis de tocar, pelo tamanho.

    Se já é meio complicado pra alguém crescido, imagina para crianças?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    se a ideia é um grupo de flauta com crianças, a ideia me parece que de inicio seram todas as flautas tocando junto a mesma coisa, sem arranjos a 2, 3 4 vozes e sem diferentes tipos de flauta, as crianças aprendendo as notas você já pode a começar usar partituras a 2 vozes

    o mais indicado é a flauta doce soprano
    geralmente neste caso já vi indicarem o modelo germanico que é mais pratico para a execução do FÁ mas mesmo assim tem gente que indica a barroca, que muda pouca coisa

    quanto a afinação se a pergunta é sobre se ela é instrumeto transpositor como é o saxem MIb o trompete em SIb....

    a flauta soprano é em DÓ,

    mesmo a flauta em contralto que começa em fá não se aprende como transpositor, a partitura vem com a altura real da nota

    nunca vi trabalhar com cifras pra ensino de flauta, sempre com partituras
    e os metodos que vi começam ensinando a criança a tocar as notas SOL, LA e SI, que é mais facil de executar e soprar, depois desce pro Fá Mi Re Dó

    se sentir que falta alguma coisa no arranjo pela falta de variaedade de timbres, coloque um violão ou teclado "de fundo" no dia da apresentação pra dar um "molho"

    Pateto
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Olha Grimc, de tudo o que for fazer, se é pra servir a Deus, dê o seu melhor, se esforce em aprender tudo o que puder e ensinar melhor possível. Que Deus te abençoe nesse serviço!!
    Abraço!

    Minow
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    E eu só tenho dez anos e só quero saber se o instrumento é em dó, custa responder?

    Jabijirous

    pegou pesado hein? =P

    eu tocava flauta doce... e tocava mto bem, modestia a parte \o/
    mas realmente ja esqueci tudo... desculpa, nao sei te responder.

    hmarttiny
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Me manda um email. Eu tenho um método de ensino de flauta doce para crianças, feito mesmo pra ensino na igreja (sou professor de flauta doce e tenho um grupo de 30 crianças na igreja aprendendo).
    Meu email : hmarttiny@yahoo.com.br

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Grimc
    eu só tenho dez anos

    De flauta ou de idade?

    hmarttiny
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    A flauta soprano e aflauta tenor são em DÓ, a sopranino e a Contralto são em Fá. A soprano e a sopranino, na verdade, executam notas uma oitava acima do escrito.
    Para se montar um grupo, basta saber escolher as músicas certas e dividir as vozes de acordo com as flautas (numa partitura coral, por exemplo, um grupo tocaria as notas do soprano enquanto outro tocaria as notas do contralto). Se a pessoa que estiver ensinando souber arranjar música, dá até prá se criar vozes alternativas para grupos. O ideal é ter um instrumento harmônico junto (violão, teclado, etc).
    Por exemplo, vou tocar uma música onde eu tocarei numa flauta tenor, junto com duas meninas em flautas soprano, solando toda a música. No estribilho (côro, se preferirem), entrará um coral de flautas tocando junto. Terei um violão, um teclado e uma bateria nos acompanhando.
    O ideal é começar em uníssono e desenvolver o grupo para que possam ter segurança para tocarem em vozes.

    Ricnach
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu dei aula voluntaria de flauta e musicalisação para crianças numa escola publica por alguns anos. Primeiro, ensine apenas o que aprendeu, mesmo que tenha lido num livro um dia antes, passar conhecimentos que você ainda não tem certeza pode prejudicar seus alunos, tenha contato antes com um método de flauta. Nunca use as cifras para designar notas, escreva-as na partitura. As cifras designam em geral acordes e não apenas as notas. Caso ass crianças sejam muito novas você pode optar por fazer um quadro como um "piano roll" e representar os tempos com o tamanho do traço, para os meninos entenderem a relação temporal melhor. Eu mesmo não sei se este método é melhor do que ir para a partitura direto... mas sei de escolas que o empregam.. ai fica a seu critério.

    In The Navy
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu tinha aulas de flauta quando era pequeno, e acho que só dá com partitura mesmo cara

    Leandro X
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    é por isso que eu falo que as igrejas hj são as organizações criminosas!! se eles vao te contratar, sorte a tua, mas pra nao enganar que é coisa feia, vai fazer um curso antes de começar, pelo amor do teu deus!! faça isso!!

    nao leve isso como uma ofença! leve isso como voce sendo uma má profissional, assim como tem tantos por ae "ensinando" em igrejas!!


    Cara tenho dó de gente igual a vc...
    aprenda a respeitar os outros acho que sua mãe n deu educação a vc ... pense nisso antes de falar mais das igrejas e seus voluntarios...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pretendo Ensinar Flauta Doce