Autor |
Mensagem |
Ata Veterano |
# fev/06
Oi gente
To com umas dúvidas quanto a digitação de algumas escalas nos instrumentos de teclado.
Algumas escalas são ruins de se tocar com o padrão de digitação 1 2 3 1 2 3 4 5 (mão direita)
Não sabem onde eu poderia encontrar a digitação de todas as escalas (incluíndo as várias menores)?
É que andei olhando nuns métodos antigos (bem antigos) que tenho por aí, e há contradições, e coisas sem sentido, como por exemplo, a digitação de Si Maior na não esquerda ser 4 3 2 1 4 3 2 1, que é totalmente desnecessário.
|
Tigher Veterano |
# fev/06
· votar
Cara, eu sinceramente não entendi o porque de vc dizer que o dedilhado da escala de Si maior na mão esquerda (4 3 2 1 4 3 2 1) ser sem sentido, está correto.
A maioria das escalas têm dedilhado diferente uma da outra, por não ter como haver a boa passagem do polegar se usarmos sempre o mesmo dedilhado.
Bom saber onde tem todos os dedilhados eu não sei, mas como tenho livros e já fiz a maioria das escalas posso dizer aqui.. lá vai:
Vou indicar a mão direita como MD e mão esquerda como ME ok? lembrando q é somente uma oitava, se quiser duas por exemplo, passe o polegar por baixo do dedo 4 na escala de dó por exemplo e continua.
DóM: MD: (1 2 3 1 2 3 4 5)
ME: (5 4 3 2 1 3 2 1)
Lám: Idem DóM (vale para as duas formas, harmônica e melódica)
Fá: MD: (1 2 3 4 1 2 3 4 - o dedo 5 não é usado)
ME: (5 4 3 2 1 3 2 1)
Rém: idem DóM
Sib: MD: (2 1 2 3 1 2 3 4)
ME: (3 2 1 4 3 2 1 3)
Solm: idem DóM
Mib: MD: (2 1 2 3 4 1 2 3)
ME: (3 2 1 4 3 2 1 3)
Dóm: idem DóM
Láb: MD: (2 3 1 2 3 1 2 3 - no sib usa-se 4, depois faz a troca com o polegar)
ME: (3 2 1 4 3 2 1 3 )
Fám: Idem DóM
Réb: MD: (2 3 1 2 3 4 1 2)
ME: ( 3 2 1 43 2 1 3)
Sibm: MD: (2 1 2 3 1 2 3 4)
ME: ( 2 1 3 2 1 4 3 2)
Solb: MD: (2 3 4 1 2 3 1 2)
ME: (4 3 2 1 3 2 1 4)
Mibm: MD: (2 1 2 3 4 1 2 3)
ME: ( 2 1 4 3 2 1 3 2)
---------------------
Sol: Idem DóM
Mim: Idem
Ré: Idem
Sim: MD: (1 2 3 1 2 3 4 5)
ME: ( 4 3 2 1 4 3 2 1)
Lá: idem DóM
Fá#m: MD: (2 3 1 2 3 1 2 3 - usa-se depois o 4 e depois faz a troca no caso de duas oitavas ou mais)
ME: (4 3 2 1 3 2 1 2ou4 - 4 se for duas oitavas, 2 se for o término)
Mi: Idem DóM
Dó#m: (2 3 1 2 3 4 1 2)
( 3 2 1 4 3 2 1 3)
Si: MD: Idem DóM
ME: ( 4 3 2 1 4 3 2 1 - depois o 3 se for fazer duas oitavas)
Sol#m: MD: (2 3 1 2 3 1 2 3)
ME: ( 3 2 1 4 3 2 1 3)
Bom, é isso, espera q tenha entendido, tem as trocas se for de duas oitavas q eu não coloquei bem em algumas, mas dá pra descobrir pela lógica.
|
Ata Veterano |
# fev/06
· votar
Tigher
é que a de Si Maior eu realmente acho bem fácil de tocar em 5 4 3 2 1 3 2 1, mas depois fui ver que o dedilhado 4 3 2 1 4 3 2 1 facilita pras menores, aí faz bem mais sentido.
Valeu cara, vou olhar com carinho
|
Tigher Veterano |
# fev/06
· votar
é que a de Si Maior eu realmente acho bem fácil de tocar em 5 4 3 2 1 3 2 1, mas depois fui ver que o dedilhado 4 3 2 1 4 3 2 1 facilita pras menores, aí faz bem mais sentido.
Ah sei lá, se usar 5 4 3 2 1 3 2 1, o polegar cairá no fá#, e a troca será entre notas pretas, ainda acho que seja um pouco complicado fazer isto, ainda mais se for fazer rapidamente a escala.
Costuma-se evitar o máximo possível o uso do polegar em notas pretas.
|
Ata Veterano |
# fev/06
· votar
Tigher
pois é... na verdade, era só resistência à mudança, mas já passou.
|
ricardo margalho Veterano |
# fev/06
· votar
olha, vc lê partituras?
se a resposta for sim, dá uma olhada no Hanon...
acho que pode ajudar
|
Ata Veterano |
# fev/06
· votar
ricardo margalho
Ehehe, leio sim, velho. Achei que tivesse claro. O que é o Hanon?
|
ricardo margalho Veterano |
# mar/06
· votar
o hanon é um livro de estudos pra piano...vc não deve ter estudado piano duma forma...convencional...é quase impossível não ter conhecido o hanon hehe (é a tortura de todos os estudantes de piano...czerny, hanon, por aí vai)
enfim, no hanon tem várias escalas e digitações...
procura na internet ou em escolas de música, que tem
hanon - o pianista virtuoso
(esse é o nome do troço)
|
Tigher Veterano |
# mar/06
· votar
o hanon é um livro de estudos pra piano...vc não deve ter estudado piano duma forma...convencional...é quase impossível não ter conhecido o hanon hehe (é a tortura de todos os estudantes de piano...czerny, hanon, por aí vai)
Mas tem vários outros métodos além do Hanon, assim como Beringer (Também bastante usado), Pozzoli, e o incrível método de Liszt (o mais difícil eu creio)
Já fiz alguns exercícios de Liszt, e achei surpreendente, são exercícios super doloridos e cansativos, mas que retornam com incrível independência dos dedos, procure dar uma olhada, vai se impressionar, ele tem tudo sobre a técnica pianística, tanto que são 12 livros (mais ou menos que nem as partes do Hanon).
|
Ata Veterano |
# mar/06
· votar
Tigher
qual o nome da parada? Ah, eu toco órgão, não piano
são exercícios super doloridos e cansativos
\o/ bem assim que eu gosto: no pain, no gain
|
has4 Veterano |
# abr/06
· votar
Opa... algo legal aqui!
|
bellmax Veterano |
# mai/09
· votar
BOM DIA..
TEM ALGUEM QUE POSSA MIM AJUDA? ESTOU PRECISANDO DAS ESCALAS MAIORES E MENORES PARA DEDILHAR.
ESTOU VOLTANDO A TOCAR TECLADO, TENHO + DE SETE ANOS QUE NÃO TOCO.
FICO MUITO GRATO!!!
|
J.Dionatan Veterano |
# fev/12
· votar
Amigos, estou atualizando o meu blog com estudo sobre escalas. Tem também um mapa visual que fiz em cada escala, com os números da digitação.
Vou atualizando aos poucos!!
http://aprendatocarpiano.blogspot.com/
|
andinho teclado Membro |
# nov/13
· votar
Alguem aew pode me ajudar com digitaçao de escala penta blues no teclado em todas tonalidades...
|