Autor |
Mensagem |
CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# nov/05 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Estou no meu primeiro ano de literatura na escola, e tenho visto muitos comentarios sobre algumas escolas literarias, aqui no forum de musica erudita!
Eu queria saber se a ideia (as caracteristicas) dos poemos, poesias, prosas dessas escolas literarias, tambem influenciaram na musica dessa mesma epoca?
e os termos e definicões de algumas palavras, significam o mesmo na musica e na literatura? (exemplo, ''Soneto'')
a Soneto na musica, significa o mesmo da palavra Soneto na literatura?
|
Ata Veterano |
# nov/05
· votar
CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Existe Sonata em literatura? Não seria Soneto? (realmente, eu sou inculto)
|
# nov/05
· votar
Ata
hahahahaha...
vishh, que confusão!
vou editar, hehe
valew!
|
Juliano de Oliveira Veterano |
# nov/05
· votar
Todas as artes se conectam entre si atravéz das grandes correntes intelectuais de sua época.Afinal, toda forma de arte nada mais é do q a exteriorização de um sentimento ou de uma filosofia.
Contudo, ñ se deve confundir os períodos com as escolas existentes dentro deles (as escolas são: simbolismo, realismo, impressionismo, expressionismo, cubismo, etc...), isto pq algumas escolas literárias ñ encontraram representantes na música, assim como outras escolas das artes plásticas ñ encontraram representantes nas outras artes e vice-versa.
Um bom exemplo de um movimento na pintura q influenciou a música é o impressionismo;como grandes expoentes da pintura nessa fase, podemos citar Claude Monet, Van Gogh, entre outros , e na música, sem dúvida alguma, Claude Debussy foi o maior dentre os compositores.
Agora, em se tratando dos grandes períodos da história da arte, todas elas tiveram grandes representantes.É importante ressaltar q a cronologia é muito variável entre os períodos de uma e de outra arte.Para ilustrar essa afirmação, vou postar uma breve introdução sobre o classicismo retirada de: http://geocities.yahoo.com.br/vinicrashbr/artes/movimentosartisticos/c lassicismo.htm
Classicismo
Tendência artística e literária que resgata formas e valores greco-romanos da Antiguidade Clássica, especialmente da cultura grega entre os séculos VI a.C. e IV a.C. Essa retomada ocorre várias vezes no decorrer da história ocidental, inclusive na Idade Média. Entretanto, mostra-se mais intensa do século XIV ao XVI na Itália. Nas artes plásticas, na literatura e no teatro, o classicismo coincide com o Renascimento. No século XVIII, a tendência se repete com o nome de neoclassicismo. Na música erudita adquire características próprias e manifesta-se em meados do século XVIII.
Da pra reparar q as datas são pouco coincidentes entre si, entretanto a filosofia adotada tanto na arquitetura, literatura, pintura, etc, é a mesma.
|
# nov/05
· votar
Em relação è definição das palavras, algumas conservam os mesmos significados em qlquer área, outras ñ tem absolutamente nada em comum.
Por exemplo a palavra soneto em literatura ñ corresponde à palavra sonata em música, pois o primeiro se refere à uma forma poética constituída por catorze versos decassílabos, de origem italiana.Q compõe-se de quatro estrofes (duas quadras e dois tercetos); Já o segundo se refere a uma forma de composição musical normalmente dividida em três partes: uma exposição de um ou mais temas, o desenvolvimento desses temas e a recapitulação, que é a reapresentação dos temas de maneira modificada, geralmente em outra tonalidade.
|
Dogs2 Veterano |
# nov/05
· votar
influenciavam sim, principalmente no simbolismo
|
# nov/05
· votar
Dogs2
Ñ disse q ñ influenciavam!
|
# nov/05
· votar
Juliano de Oliveira
po cara, valew...
Por exemplo a palavra soneto em literatura ñ corresponde à palavra sonata em música,
hehe, acho que se confundiu tambem!
quando eu disse sonata, eu tinha me confundido!
na verdade eu queria dizer o soneto da musica, e o soneto da literatura!
|
# nov/05
· votar
Ahh...heuahe.
Nesse caso, o soneto ñ existe na música.
|
Izabel Carvalho Veterano |
# nov/05
· votar
Antes do Modernismo nao havia total liberdade na expressao musical e na poesia .....depois da revolucao modernista da semana de arte moderna de 22 começou a livre expressao da palavra: vc diz o q quer na poesia, sem nenhum tipo de regras fixas como no Parnasianismo e Simbolismo. e isso influencial e muito na música de hoje.
|
Izabel Carvalho Veterano |
# nov/05
· votar
Soneto é uma foma de poesia que foi criada pelos Parnasianos.
é uma poesia com 2 quartetos e 2 tercetos ou mais.......
entao isso tem mais haver com a forma da escrita....uma música pode sim ser um soneto, porque nao?..em fim, é isso.
|
Ken Himura Veterano |
# nov/05
· votar
Sonata vem de Sonare....soar em latim.
Originalmente era as obras voltadas à instrumentos que "soam", como a família do arco e dos sopros, assim como Toccatta era pra instrumentos de teclado e Cantata voltada para corais.
|
# nov/05
· votar
Izabel Carvalho
Claro, se for em relação ao texto sim.Mas em relação à música, ñ conheço nenhuma forma soneto, ou algum gênero, nem nada do tipo.A ñ ser q seja um soneto musicado!
|
# nov/05
· votar
Izabel Carvalho
eh soneto na poesia eu estou estudando agora mesmo =)
Ken Himura
ahh valew! Então realmente não tinha nada a ver com o soneto da literatura! hehe
Juliano de Oliveira
A ñ ser q seja um soneto musicado!
Soneto musicado, seria cantado?
|
# nov/05
· votar
Sim.
|
# nov/05
· votar