Compressor e Pre-amp (estudio de gravacao)

    Autor Mensagem
    Gustavo Bastos
    Veterano
    # set/05


    Senhores,

    Tenho uma duvida, acredito que este forum seja o mais indicado pra ela:

    Estou montando um home-studio, e trabalho com bandas de punk rock (guitarra forte, baixo definido, bateria forte, etc). Nos sons que vou gravar, existe uma concorrencia muito grande de instrumentos, "um em cima do outro".

    Tenho alguma (pouca) experiencia com gravações, e agora quero investir um pouco no meu trabalho e em equipamentos.

    Minhas duvidas, agradeço qualquer tipo de idea ou sugestao pra mim:

    - Em uma gravação profissional, de grandes gravadoras, você grava os instrumentos já equalizados, comprimidos, valvulados? Ou os efeitos vão entrar depois, no software de edição e na mixagem?

    - É preferivel investir em racks de efeitos como compressor valvulado e pre-amp valvulado, ou vale mais comprar um protools digi001 ? (Sei que sao coisas diferentes)

    - As placas de som profissionais são equivalentes a interface protools, em termos de qualidade e nivel de ruido? Protools é apenas uma ferramenta pra facilitar o trabalho?

    - Na masterização, compensa fazer 100% pelo software, ou é bom passar por um compressor externo pra depois voltar pro PC ?

    Abracos, e obrigado! Peço desculpas se postei no forum errado.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Muito legal esse tópico.Pena q ñ poderei te ajudar...

    Jabijirous
    Veterano
    # set/05
    · votar


    rapaz, deixa eu ver se eu consigo de ajudar com a informação que eu tenho e que muitos devem descordar!!! primeiro, deixa eu falar sobre o pro tools!!! pro tools so vale apena se tiver o hardware,o software tu pega na internet!!! o hardware vai de 40 mil pra cima!!! isso em dolar!!! se voce for comprar rack, pesquise antes, pois existe aquele rack de 10 mil dolares, e o mesmo rack em plug in valendo 8 centavos :P, minha experiencia com estudio é pouca, até pq eu trabalho com midi, nao faço gravaçao. pesquise sobre custo/beneficio placas de som principalmente!!! ja fui num estudio com 2 delta lt 10/10 mesa behringer, sonar, o resto era software. e era um estudio profissional!!! o lance do pro tools, no meu ponto de vista, isso sobre o programa, é comercial. cara minha dica é pra vc ler muito, pesquisar tb, existem ótimas revistas no mercado backstage é uma delas agora é so pesquisar bastante, se puder fazer um curso faça!!!

    lordcage
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Jabijirous
    Protools custa cerca de R$ 2500 a R$ 3000, na versao Digi001, vem com a placa PCI + o rack de entrada.

    Jabijirous
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    e o hd cara?
    pelo jeito tu nao conhece muito sobre o pro tools, ele é muito mais que isso ae que tu falou

    Jabijirous
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ae a respeito do pro tools

    http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art080.htm

    lordcage
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Jabijirous
    Nao conheco muito não, tanto que pedi ajuda por este post :-)
    Mas muitos estudios usam este DIGI001, inclusive ja fiz gravacoes com ele.

    lordcage
    Veterano
    # set/05
    · votar


    lordcage
    Obrigado pelo link! Vou ler parece interessante

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/05
    · votar


    - Em uma gravação profissional, de grandes gravadoras, você grava os instrumentos já equalizados, comprimidos, valvulados? Ou os efeitos vão entrar depois, no software de edição e na mixagem?
    Geralmente é um vai e volta de pre amp e compressão, depois normalização, depois compressão novamente, efeitos, e mais compressão.
    Faixas de estudio são super comprimidas, e usam muita compressão no pre amp e depois tambem na mixagem.

    - É preferivel investir em racks de efeitos como compressor valvulado e pre-amp valvulado, ou vale mais comprar um protools digi001 ? (Sei que sao coisas diferentes)
    Eu recomendaria comprar um rack de efeitos, porque pelo sim pelo não, é mais confiavel do que um programa, apesar de que o Pro Tools arruma muitas paradas quase impossiveis. Em todo caso, se é pra comprar, compra logo um rack de efeitos é mais investimento, sendo que o protools vc pode até baixar pela internet.

    - As placas de som profissionais são equivalentes a interface protools, em termos de qualidade e nivel de ruido? Protools é apenas uma ferramenta pra facilitar o trabalho?
    Pro Tools não elimina ruido se vcnão souber usar equalização, filtros e blah blah blah, um placa, um bom microfone, cabos boms, etc, ajudam muito na diminuição de ruido e qualidade.

    - Na masterização, compensa fazer 100% pelo software, ou é bom passar por um compressor externo pra depois voltar pro PC ?
    Como eu disse, é um vai e volta de compressão que não tem fim.

    lordcage
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ServeTheServants
    Obrigado pela ajuda!!

    Agora apenas uma pergunta complementar.

    Para maior qualidade, usa-se pre-amp e compressores valvulados? Ou os nao-valvulados atendem bem?

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/05
    · votar


    lordcage
    Quanto a diferença entre compressores valvulados e digitais, eu não sei te dizer muito bem, mas até agora já vi dos dois, e deve ter até mais algum outro tipo, e todos fizeram a função bem :S... e vc vai acabar pagando mais caro num valvulado, é óbvio.

    Jabijirous
    Veterano
    # set/05
    · votar


    cara eu faço assim, como eu trabalho com midi, eu faço assim, passo o midi pra audio, tenho um track de audio, depois pra mixar é so plug ins tipo, compressor, equalização, e alguns efeitos!!! um compressor bom é o da waves!!!

    Gustavo Bastos
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Jabijirous
    Sinceramente tenho minhas duvidas quanto a plugins.. Acho que eles nao dao aquele "calor" profissional a musica

    Jabijirous
    Veterano
    # set/05
    · votar


    cara ai tu vai ter que escutar muito, pra ver a diferença!!!

    Gustavo Bastos
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Jabijirous
    Como disse, nao tenho tanta experiencia.. So que no final das contas, na hora de mixar a musica, não fica mesma coisa do que se o som tivesse sido gravado já pronto, ou o mais fiel possivel, ao final do trabalho.

    Fabricius Amplificadores Valvulados
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Até onde sei é o seguinte:
    Não use o ProTools... só vale a pena se for em HD (hardware que acompanha o programa) num computador Mac super caro.
    use o Sonar X3 (ou equivalente) roda em Windows e tem muitos recursos.

    Compre um compressor valvulado !! sugiro o "Art pro VLA II" .. é barato (comparado com outros) e dá conta do recado.

    Qualquer coisa além disso compensa ir num estúdio profissional... pois leve em consideração que uma boa gravação também precisa de uma boa sala, e estou me referindo a salas grandes e altas (pra Bateria por exemplo).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compressor e Pre-amp (estudio de gravacao)