harmônicos superiores

    Autor Mensagem
    marcos machado
    Veterano
    # set/05


    alguém poderia me explicar o que são harmônicos superiores?

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    num faço a minima ideia... só...

    marcos machado
    Veterano
    # set/05
    · votar


    achei um site que tira algumas dúvidas... não cheguei a ler todo mas parece ser bom. O assunto se refere como são formadas das escalas... a idéia é que uma nota não tem só apenas o seu som, isto é, um dó não emite só o som de dó mas sim outros sons... uma coisa assim... é uma explicação matemática sobre montagem de acordes e etc...
    também desconfio que existe alguma aplicação de analíse de fourier...

    http://www.somatematica.com.br/mundo/musica.php

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    vamos dar uma olhada, isso eh interessante

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    marcos machado
    Todo som gerado na natureza possui sua série harmônica, está é idêntica pra qlquer q seja o som emitido (com exessão de sintetizadores e outros sinais elétricos) e pode ser construída à partir da nota fundamental (a mais grave).Isto quer dizer q uma nota Lá, por exemplo ñ é formada apenas pelo som da nota Lá q de fato identificamos com clareza mas sim por uma série de dezenas de outras notas q formam esse som e de acordo com a intensidade de cada uma dessas, o timbre resultante é diferênte. Por exemplo:
    O Ré do piano soa exatamente na mesma tonalidade do Ré de um violino, isto pq ambas as notas possuem sua série harmônica apoiadas na mesma nota, no caso o Ré.O que diferencia os timbres de um e de outro é o fato de q a itensidade das diversas notas q compõem a série harmônica de cada Ré gerado(no piano e no violino) é diferênte, o q resulta na diferenciação dos timbres.
    Os harmônicos superiores nada mais são do q os harmônicos mais agudos da série harmônica de um som qlquer.
    Ñ é possível colocar a ordem dos graus q compõem a série harmônica pq seria muito difícil sem uma partitura, mas no link acima deve ter bem detalhado.
    Acho q ficou meio confuso....heuahheua....o q vale é a intenção...

    StoneColdDead
    Veterano
    # set/05
    · votar


    uma duvida q sempre tive em relação a esse assunto: teria como deixar soh a nota soando, sem os harmonicos?? se sim como seria o timbre???

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Juliano de Oliveira disse:
    "Todo som gerado na natureza... série harmônica de um som fundamental..."

    GILBERTO - Tua explicação é coerente e não dá pra simplificar muito mais do que isto. Valeu, pessoalmente gostei; além do que, voce está certo.
    Só discordo sobre os teclados (quando vc diz que eles emitem sons sem harmônicos), pois desconheço isto. Não que eu tenha razão, mas até gostaria de ter certeza disto, com argumentos sustentáveis.


    StoneColdDead disse:
    teria como deixar soh a nota soando, sem os harmonicos?? se sim como seria o timbre???

    GILBERTO - Nenhum instrumento acústico é capaz desta "proeza"; até porque o resultado não agradaria. Mesmo os sons digitais, sintetizados - principalmente os samplers - são compostos, carregando em seu bojo sons afins do campo harmônico, com raríssimas exceções.

    Experimente tilintar um afinador de metal com o La fundamental. Mesmo ele tem harmönicos.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Gilberto Ribeiro
    Qndo citei sintetizadores ou sinais elétricos, eu me referi aos sintetizadores q de fato criam seus timbres pela combinação dos harmônicos, ou seja, os antigos sintetizadores analógicos como os q Rick Wakeman usava por volta dos anos 80.Nestes sintetizadores vc pode zerar o volume de todos os harmônicos e manipular o som da maneira q desejar, desta forma é possível q se ouça apenas a fundamental ou qlquer outra nota da série.
    Os sinais elétricos q me referi tmb são os sinais de telefone ou de alguns bipes por exemplo q tmb emitem sons puros.
    Mas valeu...t+...

    marcos machado
    Veterano
    # set/05
    · votar


    pois é, agora estou lendo aquele artigo... valeu pela ajuda pessoal[b][/b]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a harmônicos superiores