Clarinete para música erudita e pop

    Autor Mensagem
    RicardoB
    Membro Novato
    # 28/mai/22 21:33


    Pessoal, estou tendo aulas de clarinete para 'tocar' na orquestra da cidade (cidade pequena, e orquestra não profissional) e comprei um Jhanke para os estudos.

    Existe diferença entre clarinetes para tocar esse tipo de música ou usar em algo mais 'pop', como tocar harmonia de músicas comuns, tipo pop rock dos anos 80? A diferença de material (resina vs madeira) influencia no som e na durabilidade dele? E quanto ao material das chaves?

    Qual marca/modelo vocês recomendam e pq? Não pergunto para estudos pois o meu já vai servir como laboratório. Penso mais para frente, em ter um instrumento mais profissional. Poderiam recomendar também palheta (estou usando a Juno 1.5 da Vandoren e com o tempo penso em passar para uma 2 sem ser de estudo).

    makumbator
    Moderador
    # 28/mai/22 23:27
    · votar


    RicardoB

    Não existe diferença. Um clarinete é um clarinete, não importa o tipo de música tocada com ele. Obviamente existem vários níveis de qualidade de instrumento.

    O importante é ter o instrumento na transposição mais usual para orquestra, que no caso é o clarinete soprano (que é chamado apenas de clarinete) e em si bemol.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 29/mai/22 13:33 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    clarinete é clarinete
    só muda as vezes questão de afinação porque são instrumentos transposições , então vai ter clarinet em Dó, em Lá ..... quanto a estilo o que você está usando serve para a música mais popular também

    e também há a familia do clarinete, da mesma forma que existe o sax soprano, alto, tenor... cada um com um tamanho, mais agudo ou mais grave... e os violinos, viola, cello e contrabaixo...
    há também a família do clarinete, mas nesses casos talvez você encontre o uso deles para arranjos específicos para a formação em grupo de clarinetes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Clarinete para música erudita e pop