"TRISTE" ORQUESTRA SINFONICA DO ESTADO DE SP

    Autor Mensagem
    kseven
    Veterano
    # ago/05


    Tive hoje o prazer ir a Sala SP ver a OSESP, coisa q só visitei lá fora. De inicio, a sala é lindissima, maravilhosa, de arquitetura surpreendente. Ja valeu o ingresso caro de R$ 70 pra nossos padroes e musicos. Estava cheia como sempre e com reservas de ate 60 dias antecipado, nao há porque nao ser, é considerada a 2ª melhor acustica do mundo só perdendo pra de Viena e a orquestra é considerada a "melhor" da America latina ou Hemisferio sul. Muitos atributos pra justificar o preço. Mas o q realmente me interesou e fui ver alem da acustica, foram alem dos sons da orquestra, as devidas habilidades dos musicos e quais "efeitos" possiveis tanto em solo como em grupo, pra nao dizer, "capacidades" e proezas destes e no conjunto. A principio é uma orquestra "bem comportado" com poucos "deslizes", talvez pelo regente estrangeiro q a comandava hoje alem do convidado tb, ambos estrangeiros. Ja ouvi muita critica ao regente oficial dessa orquestra, John Neschling, do qual dizem ate q nao consegui "quebrar o gelo" dessa orquestra, pra tornar-la mais harmonica, ou seja, esta faltando-lhe um "professor" de melhor afinaçao para tal. O equipamento da orquestra é de 1º mundo, maravilhoso. A acustica é excelente mas nem de longe entre as 10 melhores salas do mundo. Faltou alguns dispositivos ambientais que podem "melhorar" o som a qualquer canto, digamos assim. Mas vamos aos "fracos" da orquestra. 1º que o conjunto peca de vez em quando na harmonia num todo quando é exigida em volume e grandesa. Nao se "entrosam" a altura, ou seja falta "ouvidos" que apare certas vertices que destoam pelos "cantos", e isso vi q nao é percebido. Mas o maior problema aparece nos metais, principalmente osde fundo e peso, muito ruins e desintrosados alem de nao terem representantes a altura e mal transmitem alguma harmonia a respeito. Muito ruins, destoam o conjunto. Tambem vi o conjunto de cordas meio fraquinho, principalmentes nos violinos, salvando-se as demais cordas de fundo que fasem peso. Sopro era razoavel, mas as flautas de frente deixavam a desejar. NAO VI GRANDES HABILIDADES, NEM EFEITOS E NEM SURPRESAS. Isso pesa numa orquestra em q nao ha figuras de "pesos" q destaquem algo, coisa q sempre se encontra em grandes orquestras muindiais. Ou seja, a orquestra esta "ao Deus dara" pelo seu porte. No demais podemos a escalar como de nivel medio, apesar de ver umas "desafinaçoes" de fundo horripilantes q só o regente nao ve. Nem no piano, geralmente posto dedicado a alguem de nome, tb nada vi. talvez o problema seja na valorizaçao dos musicos, pendendetes de tal valorizaçao (em todos os sentidos) e atençao por aqui, coisa q nao temos tradiçao nesse aspecto. Quem sabe um dia possamos ter musicos de nivel mundial. Mas pra começar, é valido sim. Parabens ao estado que deu o "chute" inicial para tal. Agora só depende dos musicos e respectivo regente para um maior avanço. Vamos aguardar.

    kseven
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Isso tudo pq somos o "pais da diversidade musical"

    Ata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Entenderam? Nem eu. É horrível ler um texto cheio de erros.

    Computer Phantom III
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eu não li tudo pq estou com sono.

    Ata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Computer Phantom III
    não é você o formador de opinião que assina uma pá de nomes achando que impressiona?

    Locohawa
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    E eu aqui só podendo assistir a pobre orquestra sinfônica de santa maria :(

    sufuke
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    falta qualificacao
    n tem musicos melhores tanto q a orquestra tah com vagas em alguns setores

    kseven
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    sufuke
    Sem duvida

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Com o devido respeito, não posso me calar.

    Sou novo no fórum de música erudita e tenho sincero interesse.
    Só lamento começar por este assunto. Espero encontrar outros melhores.

    Penso (respeitosamente) que qualquer pessoa que se proponha a ser tão exigente e detalhista no empenho empreendido para sentenciar (sentenciar mesmo) a orquestra e a sala SP (neste caso conforme li acima), deve obrigatoriamente ser na mesma medida exigente e aplicado na revisão ortográfica e gramatical do texto exposto.

    A falta deles chama mais a atenção do que o conteúdo e descredibiliza a retórica.

    kseven
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: kseven
    · votar


    Gilberto Ribeiro
    O analfabetismo verdadeiro esta entre os "escombros" artisticos da aptidao do corpo da citada. Veja o exemplo da apresentaçao da Filarmonica de Sao Petersburgo do qual ja tem esgotada toda a bilheteria de apresentaçao aqui pela sua alta qualidade musical, ingressos a mais de R$300 contra dos R$20 a R$70 da citada que nunca chega a esgotar. É claro q a diferença ja começa em mais de 100 anos de existencia, mas nao justifica nao se ver um só sequer musico de renome no seu corpo. E nao venham com desvios gramaticas de uns ou outros pra encobrir tais falhas: o tiro pode, nao, saiu sim pela culatra. Se é so essa a vossa capacidade critica e correctiva (alias nem capacidade ortografica nem musical se ve nas suas postagens bem como da tal Ata do qual lhes falta alguma noçao a respeito ainda sendo esses fora da area em questao). Encerro por aqui a inutil reclamaçao, visto nao haver nenhum capacitado pra tal visao por aqui. Lamentavel.
    Abç

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a "TRISTE" ORQUESTRA SINFONICA DO ESTADO DE SP