kseven Veterano |
# ago/05
Tive hoje o prazer ir a Sala SP ver a OSESP, coisa q só visitei lá fora. De inicio, a sala é lindissima, maravilhosa, de arquitetura surpreendente. Ja valeu o ingresso caro de R$ 70 pra nossos padroes e musicos. Estava cheia como sempre e com reservas de ate 60 dias antecipado, nao há porque nao ser, é considerada a 2ª melhor acustica do mundo só perdendo pra de Viena e a orquestra é considerada a "melhor" da America latina ou Hemisferio sul. Muitos atributos pra justificar o preço. Mas o q realmente me interesou e fui ver alem da acustica, foram alem dos sons da orquestra, as devidas habilidades dos musicos e quais "efeitos" possiveis tanto em solo como em grupo, pra nao dizer, "capacidades" e proezas destes e no conjunto. A principio é uma orquestra "bem comportado" com poucos "deslizes", talvez pelo regente estrangeiro q a comandava hoje alem do convidado tb, ambos estrangeiros. Ja ouvi muita critica ao regente oficial dessa orquestra, John Neschling, do qual dizem ate q nao consegui "quebrar o gelo" dessa orquestra, pra tornar-la mais harmonica, ou seja, esta faltando-lhe um "professor" de melhor afinaçao para tal. O equipamento da orquestra é de 1º mundo, maravilhoso. A acustica é excelente mas nem de longe entre as 10 melhores salas do mundo. Faltou alguns dispositivos ambientais que podem "melhorar" o som a qualquer canto, digamos assim. Mas vamos aos "fracos" da orquestra. 1º que o conjunto peca de vez em quando na harmonia num todo quando é exigida em volume e grandesa. Nao se "entrosam" a altura, ou seja falta "ouvidos" que apare certas vertices que destoam pelos "cantos", e isso vi q nao é percebido. Mas o maior problema aparece nos metais, principalmente osde fundo e peso, muito ruins e desintrosados alem de nao terem representantes a altura e mal transmitem alguma harmonia a respeito. Muito ruins, destoam o conjunto. Tambem vi o conjunto de cordas meio fraquinho, principalmentes nos violinos, salvando-se as demais cordas de fundo que fasem peso. Sopro era razoavel, mas as flautas de frente deixavam a desejar. NAO VI GRANDES HABILIDADES, NEM EFEITOS E NEM SURPRESAS. Isso pesa numa orquestra em q nao ha figuras de "pesos" q destaquem algo, coisa q sempre se encontra em grandes orquestras muindiais. Ou seja, a orquestra esta "ao Deus dara" pelo seu porte. No demais podemos a escalar como de nivel medio, apesar de ver umas "desafinaçoes" de fundo horripilantes q só o regente nao ve. Nem no piano, geralmente posto dedicado a alguem de nome, tb nada vi. talvez o problema seja na valorizaçao dos musicos, pendendetes de tal valorizaçao (em todos os sentidos) e atençao por aqui, coisa q nao temos tradiçao nesse aspecto. Quem sabe um dia possamos ter musicos de nivel mundial. Mas pra começar, é valido sim. Parabens ao estado que deu o "chute" inicial para tal. Agora só depende dos musicos e respectivo regente para um maior avanço. Vamos aguardar.
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