Programa para editar músicas prontas

Autor Mensagem
Davi Steffens
Veterano
# jun/05


Bom galera gostaria de ter alguns playbacks tipo do Joe Satriani Kiko Loureiro etc existealgum programa para remover a guitarra solo da música e só permanecer a base?

marcio_zav
Veterano
# jun/05
· votar


Acho q nao

Soulface
Veterano
# jun/05
· votar


Davi Steffens
Qrer separar as faixas depois de estar tudo mixado é a mesma coisa de qrer separar água, café e açúcar depois de estar tudo na xícara.

Leonardo_Rocha
Veterano
# jun/05
· votar


Soulface
Tem razão!

Davi Steffens
Isso não dá pra ser feito em primeira instância pura e simplesmente pela complexidade do processo. Mas TEORICAMENTE, sim é possível. Só que nenhum computador conseguiria tal feito.

Como é que se faz essa mágica, tio? Pq q num dá?

Bom, existiu um rapaz mto esperto e bom de matemática, chamado Joseph Fourier (nascido em mil setessentos e guaraná com rolha) que descobriu (matematicamente) que (entre muitas outras coisas e aplicações) QUALQUER tipo de onda pode ser decomposta em Senos (e conseqüentemente, Cossenos). Ou seja, pra facilitar, qualquer onda é nada mais que uma porção de somas de ondas senoidais. Mole mole, né? Até batizaram isso como sendo Fractais de Fourier!! Como não pensei nisso antes?!
SOH TEM UM POBREMA, MANU!!
Essa soma de Senos é uma SÉRIE, ou seja, uma soma INFINITA!!!! E quando eu digo infinita, é infinita MESMOOOO!! NUNCA ACABA! Sacanagem, né?
Bom, por isso que um computador não conseguiria separar (com fidelidade extrema, ou até certa fidelidade razoável mesmo) essas senóides, depois excluir as que fazem parte só da guitarra, e depois juntar tudo de novo, resultando numa música sem guitarras... pq num tem jeito mano, o negócio é infinito!

Então, pode largar de preguiça e gravar suas próprias Backing Tracks, que é beeeem mais fácil e rápido, hehehe!

Abraços!

Soulface
Veterano
# jun/05
· votar


Leonardo_Rocha
Valew pela aula!
Eu realmente não sabia disso.
À propósito, como é q se pronuncia Fourier? hehehehehehehe

Leonardo_Rocha
Veterano
# jun/05
· votar


Soulface
=) rapaizzzz....
o nome desse cara é enjoado de pronunciar... sempre tem gente pronunciando de jeito diferente...

que nem o tal do Euler (não o jogador de futebol, e sim o matemático) que muita gente diz "êulêr", a grande maioria diz "óilêr" (!! isso mesmo !!)....

mas eu SUPONHO que o nome do Fourier se pronuncie algo como "FURRIÊ" (sem pronunciar o R do final...)

Então Joseph Fourier se leria "DJOZÉP FURRIÊ"

Ahahah engraçado, né? Bão memo é o fácil e rápido "Zé da Silva"! heheh!

Abraço!

Soulface
Veterano
# jun/05
· votar


Leonardo_Rocha
Então Joseph Fourier se leria "DJOZÉP FURRIÊ"
Não seria "DJÔZEF"?
Djozép me parece coisa de italiano! hehehehehehe

Bão memo é o fácil e rápido "Zé da Silva"! heheh!
Pode crer! hauheauheuaheuaehuhe
Se bem q os gringos penam pra pronunciar do mesmo jeito.
Tenho um conhecido q se chama "José João da Silva". Esse é 100% brasileiro!

Leonardo_Rocha
Veterano
# jun/05
· votar


Soulface

Não seria "DJÔZEF"?

Certeza mano!! Hehehe! Faz bem mais sentido mesmo! Mas como um dia eu vi um cara pronunciando Gauss como "GUÉIZ" eu fiquei de cara!
Mas, putz que la merda, vai ter um nome que enrola a língua assim lá na casa do chapéu!!

Tenho um conhecido q se chama "José João da Silva". Esse é 100% brasileiro!

Ahahahaha! Manda os parabéns pra esse, que conseguiu ser o mais original de todos ahahaha!
Imagina um gringo falando isso... "DJOÓN DJOUZEF DAAAHH SAAIILLLVAAAAAhhh"
MMMwahahaha!

Abraço!

Marisco
Veterano
# jun/05
· votar


Leonardo_Rocha
Cara, ainda que fosse possível separar todas as parcelas da Série de Fourier ainda seria impossível retirar a guitarra de uma música, por duas razões:

1) Para retirar a guitarra tu teria que conhecer o formato exato da onda que ela produz, que obviamente varia em função de distorção, reverb e outros efeitos.

2) Os softwares de edição de audio trabalham com filtros no domínio frequencia, então para retirar a guitarra tu teria que garantir que nenhum outro instrumento da música estivesse ocupando a mesma faixa de frequencias da guitarra (ou ele seria atenuado pelos filtros tb).

Ou seja, o máximo que se consegueria fazer seria atenuar o sinal da guitarra com o prejuízo de perder qualidade no resto da música...

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


YAMP é o programa.

Tem gato tão esperto que separa o café do leite e toma só o leite, mas tem que pôr o café em grãos...

Markim
Veterano
# jun/05
· votar


GB tb é cultura!.........( mas num dá p/ separar mesmo não...nem tenta...rsrs..)

Leonardo_Rocha
Veterano
# jun/05
· votar


Marisco

1) Para retirar a guitarra tu teria que conhecer o formato exato da onda que ela produz, que obviamente varia em função de distorção, reverb e outros efeitos.

Claro, claro, eu concordo que é impossível por este motivo também. =)
Teoricamente tudo é possível, porém a prática é algo que não possui este luxo. A ocupação da mesma freqüência por vários instrumentos exigiria na prática uma classificação ultra-precisa, que não é possível pelo esforço computacional exigido.
Acredito que um dos problemas seja a própria aplicação da fragmentação, pois encontrar a grande maioria dos fundamentais da série é impraticável.

2) Os softwares de edição de audio trabalham com filtros no domínio frequencia, então para retirar a guitarra tu teria que garantir que nenhum outro instrumento da música estivesse ocupando a mesma faixa de frequencias da guitarra (ou ele seria atenuado pelos filtros tb).

Na realidade, já entrando inclusive no que o baruch_kata disse, existem sim vários programas que fazem esta tentativa. Eu mesmo já testei vários, como por exemplo o YAMP, o Goldwave, e por aí vai... O que acontece é como vc disse, são filtros que atuam no domínio da frequência, e sim, eles atenuam uma faixa pré-programada neles que pode ser ocupada pelo instrumentos. Só que, assim como vc disse, atenuam TODA a onda naquela faixa de freqüência, avacalhando vocais, teclados, e tudo mais que estiver por lá dando bobeira... daí fode a bicicleta. A experiência é horrorosa, e dependendo da largura da faixa retirada, vai parecer que vc colocou um balde na cabeça ou algo pior, vai ficar horroroso. =)

Tem gato tão esperto que separa o café do leite e toma só o leite, mas tem que pôr o café em grãos...
Uma limitação um tanto incômoda, não é? Afinal, vc bebe o café, e não toma ele de colherinha, certo? =D
Existem sim vários programas que fazem isso, mas infelizmente o mais avançado eles vai muito provavelmente, para certo padrão, deixar (e muito) a desejar.
Os filtros dos programas servem primariamente para a retirada de faixas de ruído, e uma filtragem fina é cara, pois vai utilizar mais que capacitores, resistências e amplificadores operacionais, vai envolver programação evolutiva, neural, e os carambas a 4. E tudo isso pra tentar driblar a singularidade, porém com a idéia baseada no tio Fourier.

Bichu, ainda acho mais fácil fazer os próprios Backing Tracks, eheh!
Mas se vcs estiverem com um tempo livre aí, vamo que vamo! Eu topo participar na confecção de um um programa desses, patentiar e ficar podre de rico hehe! É só me chamar! =) hehehe!

Abração!!

baruch_kata
Veterano
# jun/05
· votar


Leonardo_Rocha
pior, vai ficar horroroso. =)
Fica mesmo. O programa só separaria perfeito se fossem duas ondas senoidais distintas, quase como o exemplo do café em grãos.

ainda acho mais fácil fazer os próprios Backing Tracks(2)

Ozielzinho
Veterano
# jun/05
· votar


O que o Leonardo falou eh a mais PURA VERDADE, existem uns programinhas q fazem isso mas o resultado nao eh dos melhores, a guitarra pode ateh baixar, mas leva junto muuuuitas outras frequencias e o resultado pode variar de musica pra musica, umas ficam otimas e outras uma merda.
Dos programas q eu conheco o que teve melhor resultado foi o SORITONG, ele diminui o vocal e a guitarra solo, ou seja, as frequencias q estao com o PAN no centro, as demais q ficam mais pra direita ou esquerda ele nao mexe muito.
segue a baixo umas demostracoes q fiz com alguns solos do Oficina G3 e ANGRA. ok?

Demostracao em musicas:
http://ozielzinho.com.br/amostras%20audio/SORITONG.wma

Para donwload clique aki, ele eh Freeware!!! =)
http://baixaki.ig.com.br/site/detail1733.htm

Um abraco

Oziel

nFall
Veterano
# jun/05
· votar


Ozielzinho

A unica que conseguiu me convencer aí foi a do Espelhos Magicos. Mas falando de Ofinca G3, Oziel voce tira a parte dos sweeps do solo das Não Temas? Aquelas palhetadas na ponta do sweep fode tudo =/

Soulface
Veterano
# jun/05
· votar


Leonardo_Rocha
Bichu, ainda acho mais fácil fazer os próprios Backing Tracks, eheh!
E a preguiça???
A mulecada hj em dia só qr saber das coisas q já vem mastigadinhas... o mal da internet! hehehhehehehehe

Leonardo_Rocha
Veterano
# jun/05
· votar


Soulface

Ééééééé!!! Bem por aí! Eu tb, te juro que as vezes tenho uma puta preguiça, queria apertar um botãozinho e sair tudo pronto, eheh!!
Mas não tem jeito não, o negócio é deitar em cima e labutar nas 6 cordas.
O que o pessoal tem q ficar consciente é que num tem mágica no negócio, se vc quer alguma coisa, tem que correr atrás mesmo! Existe sim "truques" de gravação e tal que são técnicas como outras quaisquer que vc usa pra te auxiliar na gravação, mas mágica mesmo q nem todo mundo quer num existe não eheh!

Soulface
Veterano
# jun/05
· votar


Leonardo_Rocha
Cara, eu já vi gente chegando aqui no fórum e perguntando até se existe programa q vc coloca o CD pra tocar e o programa tira a tab da música q tá tocando! hauehaehaueauehauheuaheuaheuaehuae
Daqui a pouco vão qrer um programa q faça café e biscoitos tb!
E oq essa galera não percebe, é q correndo atrás do mais fácil dessa forma, eles deixam de adquirir fundamentos muitos importantes para um músico.
Correr sempre atrás de tablaturas por aí, deixa o ouvido do cara completamente destreinado. O cara nõa tira nem "atirei o pau no gato" de ouvido mais.
E fazer backing tracks, por mais q seja de instrumentos q vc não toca, não deixa de ser um aprendizado. PQ vc precisa casar as coisas, Ter noção de tempo, andamento, harmonia... Isso tb é muito importante para um músico.
Mas não, a galera pensa q só tocar, e de preferência 759827498234532 notas por segundo, já é o suficiente.

Davi Steffens
Veterano
# jun/05
· votar


É ach

Davi Steffens
Veterano
# jun/05
· votar


É acho que vou ter que tirar a música toda sozinho, eu tava querendo fazer a Feliz Desilusão do CD No GRaviTy do KiKo Loureiro pra eu tocar aqui, mas valeu pelas dicas galera, o negócio é colocar a preguiça de lado e ir à luta!!!!!!!!

pitteri
Veterano
# jun/05
· votar


Soulface
E oq essa galera não percebe, é q correndo atrás do mais fácil dessa forma, eles deixam de adquirir fundamentos muitos importantes para um músico.

por isso q na minha opinião, em alguns casos, a tecnologia atrapalha mais do q ajuda..por isso q cada vez q o tempo vai passando vai ser mais dificil surgirem genios da musica..

Soulface
Veterano
# jun/05
· votar


pitteri
em alguns casos, a tecnologia atrapalha mais do q ajuda
Concordo plenamente!
Pra qm não sabe usar, ela só atrapalha.
É oa mal da comodidade. As coisas são inventadas para auxiliar o homem, e não para o homem depender delas.
Essa inversão de valores é detona os potenciais.

Leonardo_Rocha
Veterano
# jun/05
· votar


Soulface

a galera pensa q só tocar, e de preferência 759827498234532 notas por segundo, já é o suficiente

Poww falou tudo! A galera de hj em dia tá associando muito técnica de velocidade com o cara ser um bom músico. As vezes a velocidade excessiva tb mascara o fato do cara não saber fazer outra coisa, além de fritar!
Eu pessoalmente acho que a velocidade é mais uma das várias "ferramentas" que o treino de técnicas te oferece para vc executar suas idéias com fidelidade.

eu já vi gente chegando aqui no fórum e perguntando até se existe programa q vc coloca o CD pra tocar e o programa tira a tab da música q tá tocando
Velho, se vc tiver um desses me manda, mwaahahah! Vou vender pra garotada e ficar podre de rico! ahahah!!! =D

Soulface
Veterano
# jun/05
· votar


Leonardo_Rocha
Pra mim, velocidade só vai se tornar caracerística principal, qndo solo de guitarra for incluida como modalidade olímpica! haueaeuhauehaueauhea
Tudo questão de feelig. tem hr q ele manda vc acelerar, e tem hr q ele diz q vc precisa usar outras coisas... Qm não tem essas distinção dentro de si, tem algum problema! hehehehehehe

Velho, se vc tiver um desses me manda, mwaahahah! Vou vender pra garotada e ficar podre de rico! ahahah!!! =D
Tá louco???
Se tu quiser eu vendo! aheuhauhauehauheauhea

Ozielzinho
Veterano
# jun/05
· votar


nFall
bom, eh como eu disse no texto, o resultado varia de musica pra musica, algumas vai ficar legal e outras nao, a vantagem disso eh apenas poder treinar sem ouvir muito a guitarra original tocando :)

Vcs tocaram num assunto muito interessante, "ATÉ QUANDO A TECNOLIGIA AJUDA OU ATRAPALHA?"

Uma dessas eh o famoso Guitar Pro, embora seja a salvacao para muitas pessoas conseguirem tirar suas musicas preferidas, o programa eh legal, mas deixa muita gente viciada e com ouvido fraco =/
E quando nao tem a Gp4 da musica recorrem aos programas q diminuem velocidades =/
Acredito q o uso excessivo disso por causar serios efeitos colaterais (hehe to ateh parecendo um médico falando uhauhauha)

Agora essa do programa q cria partituras apartir do CD foi show hein! uhahuaauh

Soulface
Veterano
# jun/05
· votar


Ozielzinho
É o mal uso... O bem à serviço do "mal" (nossa, exagerei legal agora).
O pessoal se acomoda, e pensa q saber tocar tal música é sinônimo de qualidade.
Isso só serve pra ele ficar se gabando.
Se o cara usasse o Guitar Pro pra tirar as músicas e passar pro programa pelo menos... Mas é muito masi fácil, mais rápido e menos trabalhoso pegar tudo pronto no my song book.
Ouvido? Pra q q serve isso?
Bom, eu sei q uma orelha serve pra colocar brincos... a outra deve servir pra equilibrar, e um lado da cabeça não ficar mais pesado q o outro! aheuaheuaheuhaehaeuhaeuhaeua

_rick_
Veterano
# jun/05
· votar


eu vivo pensando nisso....pra mim no futuro todas as musicas vão ser distribuidas igual como hojes, mas com a possibilidade de abrir em um progrma qlqer e tirar as faixas que vc kiser tpw guitarra solo, voz principal.......

Luks_
Veterano
# jun/05
· votar


Eu consigo tirar a guitarra das músicas...sério mesmo

Tamassia
Veterano
# jun/05
· votar


Pessoal, apesar de tudo que foi falado, series de Fourier, mistura de sequencias e tal eu acredito que seja possível fazer uma separação bem melhor do que essas que o Oziel gravou.

Todos os sons que ouvimos passam pelos ouvidos (externo, médio, interno) e são transformados em pequenos estímulos elétricos no núcleo coclear (no tronco cerebral). Esses estimulos elétricos possuem correntes diferentes, intensidades diferentes e estimulam áreas distintas do núcleo coclear proporcionando diferentes sons e sensações, que por sua vez são passadas para o cérebro.

Se o nosso cérebro consegue separar essas frequencias, e transformá-las em estimulos elétricos, acredito que seja possível que softwares consigam fazer o mesmo. Porém isso envolveria outros fatores e não apenas as frequencias. Como por exemplo a memória e cognição auditiva - ex: como você sabe que o som que tá tocando é a guitarra ou é o teclado ou é um sax? Para nós é ridiculamente fácil, mas um software teria que ser "treinado" nisso.

Sei lá. Acho que é complexo mas possivel. Basta ter uma necessidade real para fomentar uma pesquisa e dinheiro para gastar :)

Leonardo_Rocha
Veterano
# jun/05 · Editado por: Leonardo_Rocha
· votar


Tamassia
Eu também acho que é possível fazer um programa que faça isso!
Eu disse algumas mensagens acima q isso envolveria programação evolutiva, neural, lógica fuzzy pensando ser possível realmente, já que (já pegando um bonde no q vc disse) mesmo as freqüências sendo semelhantes, o que nos faz distinguir um instrumento do outro é justamente o timbre, que vem da construção física do instrumento, que por sua fez produz um sinal sonoro (onda) diferente.

O que acontece nos programinhas (toscos) atuais é que eles não são feitos pra isso, eles oferecem este recurso como um "paliativo", utilizando apenas um fator para agir, que é justamente a largura da faixa de freqüência.

Mas, se por outro lado, fizermos um programa que fosse (aí vc disse a palavra exatíssima) "treinado" para reconhecer além de freqüências, timbres, PANs, e incluíssemos aunda alguns dos recursos (efeitos) mais comuns, como chorus, flanger, echo, reverb, etc... para treino de reconhecimento também, teríamos um programa muito mais robusto e perfeccionista. (porquê tenho certeza que vc sabe, mas tem gente q não sabe que esses efeitos nada mais são que um ganho na onda original, como por exemplo, retirar os picos nas distorções de heavy metal, ou então multiplicar a freqüência por 2 nas oitavações, e por aí vai...) :)

Ainda sim, teríamos que colocar alguns compensadores, pois é lógico que o programa não seria perfeito, e essa é a parte que pega realmente: como fazer para o programa completar na música aquelas ondas que foram impossíveis dele não decepar e não poderiam ter saído. Aí a programação iria pegar mesmo, pois reconhecer que uma música ficou perneta para nós é fácil, mas também é igualmente difícil para nós reconhecer qual das pernas está mancando (neste caso, é uma centopéia né?!).

Sei lá. Acho que é complexo mas possivel. Basta ter uma necessidade real para fomentar uma pesquisa e dinheiro para gastar :)
Yes! Concordo mesmo.
Alguns motivos: Um deles é que vc quebraria a indústria de karaokês, por exemplo, que gasta dinheiro refazendo as músicas (na maioria das vezes com uma qualidade bem ruim) para nós desafinados nos aventurarmos... Imagine vc fazendo um programa desses e podendo ser o cantor com a banda original tocando pra vc??? Quem iria querer o Karaoke de hj em dia?!
Mas também seria um mercado a ser explorado, pq eles talvez tivessem interesse em comprar um programa desses e fazer Karaokes com MP3!!! Afinal, pra usar as músicas eles já pagam licensa, pq não fazer com a qualidade máxima??? Aí sim todo mundo ia querer! :)
E as grandes gravadoras com mais uma opção para editar suas músicas?!

Um bom caso a se pensar né? Talvez trouxesse (muito) dinheiro! :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Programa para editar músicas prontas