Redefinir as categorias

    Autor Mensagem
    Mulder
    Veterano
    # mai/05


    Estou percebendo que existe uma grande confusão a respeito de que tipo de musica é o adequado para certa categoria. Faltam definições claras sobre o que é cada categoria e o que tal permite. Acho que isso deveria ser discutido por todos pois, afinal afeta todo os usúarios.

    Tamassia
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mulder, da uma pesquisada no forum que eu já coloquei um post sobre isso faz um tempo, nao chegamos num consenso... também acho meio confusa a divisão entre lick e solo. Tem gente que diz, se for música completa é solo, se for um trecho é lick... sei lá....

    Mulder
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Ah! Desculpa, Tamassia. Mas acho que não há problema em resucitar um tema que é muito importante na minha opnião. Mas parece que o pessoal não tá mui ligado nisso...

    Sam
    Moderador
    # mai/05
    · votar


    Concordo, em parte. Gostaria de ver opiniões/sugestões de vcs sobre o assunto. :)

    tiago ferreira alves
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    o que definir como lick ?
    lick é só a base, tipo um som voltado mais para a base, ou é apenas um treicho da música

    Tamassia
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mulder, abri um tópico com essa idéia no passado (http://forum.cifraclub.com.br/forum/12/61525/) e o negócio não foi para frente....

    A minha opinião pessoal é que é muito difícil dividir e contar com o usuário para fazer upload na categoria certa. Não deveria ter essas subcategorias "Solo" e "Licks". Não acho que isso agrega muito.

    A exceção se faz para a subcategoria "Velocidade" que a meu ver precisa ter o peso do quesito Velocidade aumentado.

    O que vocês acham?

    Mulder
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eu acho que deveriam haver categorias próprias para cada instrumento, em substituição às classicas categorias. Acho assim:

    Guitarra poderia muito bem estar como está: Solo, lick, Velocidade. O primeiro dando destaque ao uma guitarra solo (Destaque mesmo) sendo que está não presisa ser complexa, apenas ter destaque. No Lick não existiria destaque. Seria um complexo harmonico que deveria envolver guitarras e quaisquer outros instrumentos (Apesar disto estar um pouco vago). Velocidade deveria ser uma guitarra solo apenas fritando escalas afinal esta categoria não é uma apreciação musical como as outra e sim apenas uma demostração de tecnica pura e aplicada.

    Violão deveria permanecer com categorias: A (Não imaginei um nome), que seria um violão apenas com o seu fraseado. Licks, com a mesma definição que guitarra. Velocidade, apesar de possuir sentido, quase nunca recebe batalhas. Deveria ser substituido por uma categoria equivalente, que talvez pudesse avaliar a técnica do usuario em fraseados complexos. Algo equivalente ao "Velocidade" no guitarra, mas não seria exatamente a mesma coisa.

    Creio que cada instrumento deveria ter uma categoria técnica para a avaliação das habilidades tecnicas dos musicos.

    No baixo a coisa se manteria mais ou menos como a categoria guitarra, apesar da categoria "Velocidade" ser um pouco inutil com o pessoal do baixo. Talvez devesse ser substituida por uma velocidade mais voltada a tecnicas de slap e afins.

    Tamassia
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mulder, acho legal suas idéias mas acredito ser muito difícil de colocar em prática. Sem contar que as disputas de Violão e Baixo muitas vezes demoram para acontecer por falta de participantes... talves se eliminasse esse negócio de categorias (mantendo apenas Solo e no caso de guitarra mantivesse Velocidade) seria melhor. Mais gente competindo e tal... sei lá.

    Opinem ai pessoal!!!

    LmA
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mulder
    Lick não existiria destaque. Seria um complexo harmonico que deveria envolver guitarras e quaisquer outros instrumentos

    Ou seja, você sugeriu que uma música aonde foram criados arranjos, onde houve toda uma composição e toda uma "voz de apoio" para o instrumento solista - no caso, a guitarra - , fossem parar na categoria "Licks"? Cara, o lance é que um lick, nada mais é, que um fraseado... um trecho característico de um solo é o famoso "lick". Tem uma diferença enorme de um trecho de um solo pra uma composição complexa. (E, não existe aquele lance de "ah, composição do solo já basta", o lance é a composição da música como um todo. Música não é solo, o solo é que é um elemento da música)... Então, não concordo com seu ponto de vista sobre isso, afinal, enquanto uma música tiver um solo de guitarra, ela pode participar da categoria "Solo de guitarra", ao meu ver não precisa ser uma coisa que só mostre a guitarra enquanto a composição pode ficar mais rica com outros elementos.

    Mas, eu particularmente, acho a categoria de Licks inútil... sei que tem bastante gente que participa de lá (diga-se de passagem, a maioria das vezes nem mesmo sendo um lick, às vezes tem até musica completa), mas eu sinceramente não vejo muita graça... Sendo assim, concordo com o Tamassia quanto a manter apenas as categorias Solo e Velocidade na área da guitarra.

    Quanto à área de violão e de baixo, talvez uma área só resolveria mesmo os problemas de poucos participantes, já que eu vejo bastante, pelo menos na área das battles acústicas, caras que participam só da categoria Licks, e caras que participam só da categoria Solo.

    Enfim, acho que tudo poderia ser simplificado, iria unir mais gente... além do quê, sabemos que a categoria de Licks é muito pouco visitada, se comparado à categoria de Solos, então o pessoal que participa só da categoria de Licks fica meio nas escondidas, no anonimato por ali... Seria um estímulo o pessoal se juntar mais, e acho que a exclusão da categoria Licks - que no caso, seria uma união da mesma com as demais categorias - iria estimular mais os participantes dessa categoria. :)

    (Falei pra caramba, fala sério! o_O)

    JLT
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Já foi sugerido no passado e eu endosso a criação da categoria "jam" estimulando a mizade e troca de experiências entre os combatentes. Pela Net dá pra fazer uma "jam" com alguém que esteja bvem distante.
    Poderia entrar no lugar da categoria licks que está muito vazia.
    A "Jam" poderia ser entre dois guitarristas ou músicas em que um guitarrista e um baixista do GB participassem. Que acham?
    Light e Alex X Oziel e Natinha?
    Negrin e Adriano Sambati X Ed e Hel?
    etc
    etc

    LmA
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    JLT
    É cara, seria bem legal... mas depois que eu sugerí isso eu comecei a pensar: Como seriam distribuidos os pontos entre os participantes? o_O

    Edu Gullo
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    JLT
    Realmente, esse lance da Jam ficaria muito complicado mesmo... Eu participo da categoria licks, mas to desanimando, pois meu ultimo som que eu coloquei lá (inclusive tá em battle) ficou umas 2 semanas parado, aguardando desafiante... Acho q se essa categoria fosse abolida, os participantes q só competem nela, iriam ter q migrar para os solos, ou seja, teriam q criar uma musica mesmo, oq eu acho muito legal, pois seriam obrigados a fazerem um tema mais completo incentivando sua criatividade inclusive... É isso aí!!

    Patrick GD
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    LmA
    Aí teria que fazer uma média entre eles... eu acho...

    Mas seria uma boa essa categoria.

    Tamassia
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Essa idéia de JAM é bem legal mas realmente fica complicado distribuir pontos... Não sei se é viável.

    Quanto a diminuir as categorias (juntar licks com solos) acho que é um bom caminho e não é muito complicado de implementar. O Leandro argumentou bem isso.

    O q vc acha disso ae Sam?

    JLT
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    LmA
    Vejo duas maneiras simples de resolver a questão dos pontos:
    1 - contar ponto pros dois autores da música.
    2 - A "jam" ter um ranking separado e não contar para o ranking geral.

    Mulder
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Pessoal, o problema de deixar apenas a categoria solo daria um problema, que é justamente o que tenta se evitar: Muita gente vota na música PELO SOLO. Isso é normal e eu já vi muitas músicas que tem uma harmonia bem besta ganhar de uma música complexa e rica em elementos músicais simplesmente pela velocidade do solo ou pelo nivel "Metal" deste mesmo solo.

    por isso acho importante a definição RESTRITA de cada categoria e o método de voto para cada uma.

    Acho que o problema da falta de gente se resolveria por uma maior divulgação pelos participantes. Eu faço minha parte, ao menos. Sei que tem muita gente por ai que poderia participar mas simplesmente não conhece o site.

    E o jam... Não sei. O esquema está parecendo muito complexo. E quando as coisas ficam muito complexas, as coisas não andam.

    LmA
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mulder
    Mas aí que tá, uma música com harmonia bem besta e solo "bem metal" não deveria ser separada de uma música rica em elementos musicais... cada um tem seu estilo de compor, né? Alguns só improvisam, inclusive... mas não vejo nada de errado nisso, cada um é cada um... não deixa de se encaixar na categoria "Solo".
    Mas, em todo caso... explique melhor: o que vc sugere para uma melhoria na definição das categorias? Que tipo de mudança? De repente sua idéia pode ser legal, então opine também...

    E quanto à Jam, não acho que seja complicado, muita gente faz isso fora do GB... e só o fazem fora do GB porque o site não cede espaço pra isso por enquanto... Tu grava sua parte, deixa uma parte vazia, manda pro cara e ele grava nessa parte vazia. Tá pronto! Nada de complexo, não vejo como as coisas não poderiam andar...

    Ainda mais, quanto à divulgação pelos participantes... acho que todo mundo faz sua parte, inclusive tem certas pessoas que chamam a banca toda pra votar numa disputa... Outros falam sobre o GB pra outros musicos como um meio de divulgação, outros ainda falam sobre diversão... Enfim, acho que todo o participante já fez isso, só participa quem não quer... acho ainda que todo o internauta que está ligado à música de alguma forma já entrou boas vezes no Cifra Club, logo, já ouviu falar do Guitar Battle... divulgação tem, velho. Só falta iniciativa de quem vê.

    Negrin
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Negrin
    · votar


    Só pegando 1 gancho, acho que as jams com certeza iriam ajudar, de alguma forma, a estimular a participação das pessoas no Site. Outra coisa q eu acho q iria atrair bem mais pessoas seria um combate de vocalistas, se fosse viável é claro.

    Sobre o GB eu acho que o mais importante atualmente é dar uma reforçada sobre o real significado dos 5 quesitos e enfatizar que vc deve votar, mais que pelo seu gosto, pela avaliação dos quesitos em si.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Redefinir as categorias